BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | quarta-feira, 16 de julho de 2025

 

A situação nos Cemitérios Públicos de Garanhuns segue gerando transtornos e sofrimento para a população. Sem espaço para novos sepultamentos, famílias têm enfrentado dificuldades num dos momentos de maior fragilidade, a hora de se despedir de um ente querido.

 

 

Em um dos casos mais recentes, um Morador de Garanhuns precisou recorrer ao município vizinho de Correntes para enterrar o próprio pai, diante da inexistência de vagas disponíveis nos Campos Santos de Garanhuns. Ele informou o número do WhatsApp ao Blog do Carlos Eugênio, via comentário em post, mas não quis gravar entrevista, possivelmente por medo de represálias.

 

 

No final do mês passado, uma Família só teve a confirmação do local para sepultamento de um dos seus membros, faltando poucas horas para a disposição final do Corpo. Diante da incerteza e da dor, o espaço foi garantido após a retirada dos restos mortais de uma das gavetas do Cemitério São Cristóvão, localizado na Liberdade.  

 

 

Durante visita realizada na última semana ao Cemitério São Miguel, o Blog do Carlos Eugênio constatou que apenas os familiares que já possuem jazigos conseguem sepultar seus mortos sem obstáculos. Sem espaço, ao longo dos anos, foram utilizados praticamente todas as áreas disponíveis no Cemitério, incluindo ruas e avenidas internas, o que atualmente prejudica a circulação durante enterros e visitas. Hoje, nem mesmo esses espaços estão disponíveis para sepultamentos.

 

 

A área localizada ao lado do São Miguel, cedida pelo Governo do Estado em dezembro de 2021 para a construção de novas Unidades Funerárias, estava até dias atrás abandonada e coberta pelo mato. Todavia, nos últimos dias, o terreno passou por um processo de limpeza. A expectativa é que a ação represente o início da construção das três mil gavetas anunciadas pelo Prefeito Sivaldo Albino (PSB), ainda em 2021.

 

 

Em busca de respostas oficiais, o Blog do Carlos Eugênio buscou reiteradas vezes contato com o Prefeito de Garanhuns, mas não obteve retorno. Diante do silêncio do Executivo Municipal, o Ministério Público de Pernambuco, que atua sobre a situação do Cemitério São Miguel, através do Procedimento Administrativo nº 02090.000.749/2022, também foi procurado pela reportagem, no entanto, depende do retorno do Promotor titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania, Dr. Domingos Sávio, previsto para o início de agosto, já que a Promotora substituta, a Drª Larissa Albuquerque, não quis se posicionar sobre o assunto.

 

 

Diante da falta de iniciativa da Prefeitura de Garanhuns para ampliar o São Miguel, segundo a Lei Estadual nº 17.602/2021, o Governo do Estado já possui respaldo legal para rescindir o Contrato de cessão da área, uma vez que o prazo de 12 meses para início da ampliação, expirou em dezembro de 2022. 

 

 

A última ampliação significativa em um Cemitério Público de Garanhuns ocorreu em 2007, no São Miguel, o maior do Município. Desde então, apenas pequenas intervenções foram feitas, como a construção de algumas gavetas no Cemitério São Cristóvão. Enquanto isso, o Município continua enfrentando um grave problema de infraestrutura funerária, com impactos diretos no direito das famílias ao luto digno. Saiba mais sobre o colapso nos Cemitérios Públicos de Garanhuns clicando AQUI. (@blogcarloseugenio)