Mais que música e cultura, a 33ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) se firma como vitrine para o empreendedorismo local. Em parceria com a Prefeitura, o Sebrae-PE promove espaços que impulsionam a economia criativa, como o Armazém da Arte e Negócios e o Espaço Sebrae Queijos e Vinhos, ambos no Parque Euclides Dourado, abertos a partir dessa quinta-feira, dia 17, e até o dia 27 de julho.
O Armazém reúne 70 expositores, com artesanato, moda, decoração e gastronomia regional. Destaques incluem a exposição Arquitetando Arte, a Galeria das Artes e o Espaço Janete Costa, em homenagem à arquiteta pernambucana, com curadoria da filha, Roberta Costa. “Janete influenciou fortemente o artesanato local e é referência nacional”, afirma Gerlane Melo, do Sebrae.
Outro destaque no Festival de Inverno de Garanhuns é o Espaço Sebrae Queijos e Vinhos, que também está presente no Parque e será um local para degustação, compra e apresentação dos segmentos. Em 12 estandes, estarão presentes queijarias e produtores de laticínios, com queijos finos e especiais de municípios da Região, além de vinícolas de Garanhuns e Petrolina. “Queremos conectar produtores ao público e abrir novos mercados”, diz Kedima Azevedo, do Sebrae.
Com mais de 20 polos culturais e uma programação que vai até 27 de julho, o FIG 2025 se consolida como evento que une arte, cultura e desenvolvimento regional. (@blogcarloseugenio)