BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | quinta-feira, 27 de novembro de 2025

 

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) realizou, nessa quarta-feira, dia 26, a terceira reunião da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, dentro do ciclo de escutas “Diálogo com o Setor Produtivo”. O objetivo é reunir diagnósticos e propostas para melhorar o ambiente de negócios no Estado, com um relatório final previsto para dezembro.

 

Presidindo os trabalhos, a deputada Estadual Débora Almeida destacou a importância de ouvir quem movimenta mais de 70% da economia pernambucana. Representantes do comércio e serviços também apontaram desafios como juros altos, carga tributária, segurança pública, qualificação profissional e infraestrutura turística.

 

 

O vice-presidente da Fecomércio, Joaquim de Castro, defendeu a continuidade dos debates. Já José Carlos de Santana, do Sincopeças, alertou para o mercado clandestino de peças automotivas e para a necessidade de aprimorar a logística reversa de pneus. Gilsonildo Ribeiro, do Sindlojas e CDL Recife, criticou entraves tributários, como o sublimite do Simples estadual.

 

Ao encerrar a reunião, Débora Almeida anunciou que a Frente incluirá, em 2026, discussões sobre os impactos da Reforma Tributária para Micro e Pequenos Empreendedores. O relatório em elaboração deve reunir as principais demandas e apontar soluções para fortalecer o setor produtivo em Pernambuco.

 

 

“Com as escutas em andamento, a Frente Parlamentar reafirma o compromisso de consolidar até dezembro um relatório que represente as demandas reais dos setores produtivos e indique caminhos concretos para fortalecer o ambiente de negócios em Pernambuco”, destacou a deputada Débora Almeida. (@blogcarloseugenio, com informações da assessoria e imagens de Matheus Augusto)