BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | terça-feira, 01 de julho de 2025

 

Hoje, dia 1º de julho, é marcado pelos 68 anos do atentado que resultou na morte de Dom Expedito Lopes. O então Bispo da Diocese de Garanhuns foi baleado pelo Padre Hosana e faleceu na madrugada do dia seguinte, em 2 de julho de 1957, episódio que comoveu profundamente a Igreja no Nordeste.

 

Atualmente, a Diocese de Garanhuns reúne documentos e testemunhos que serão enviados ao Vaticano com o objetivo de garantir a canonização de Dom Expedito Lopes. Ele já foi reconhecido como Servo de Deus, e vem tendo a vida e as virtudes investigadas para possível reconhecimento como Santo. Para o processo de beatificação avançar, é necessária a comprovação de um milagre atribuído à sua intercessão.

 

 

Para abordar aspectos teológicos e históricos ligados à missão de Dom Expedito, a Confraria Dom Expedito Lopes promove nesse sábado, dia 5, a terceira edição do Congresso Católico Dom Expedito Lopes. O evento, que acontecerá no auditório do Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite (imagem acima), no bairro de Heliópolis, reunirá fiéis, religiosos e estudiosos em uma programação intensa de formação e oração, das 8 às 19h.

 

O Congresso tem como objetivo aprofundar a vida e o legado de Dom Expedito Lopes. A programação inclui palestras, momentos de espiritualidade e reflexões sobre a trajetória do religioso, que se destacou pelo seu compromisso pastoral e pela defesa da fé no Nordeste brasileiro.

 

 

Entre os nomes confirmados na programação estão: Dom José Ruy, bispo da Diocese de Caruaru; os padres Arlindo, Jefferson Márcio (imagem acima), Eugênio Callioli e Josileudo Queiroz, além de estudiosos como Paulo Eduardo, Caio Perozzo e Ione Paiva, que abordarão aspectos teológicos e históricos ligados à missão de Dom Expedito.

 

A realização do Congresso conta com o apoio da Diocese de Garanhuns e de diversas comunidades católicas locais. As inscrições seguem abertas por meio do Instagram oficial da Confraria Dom Expedito Lopes: @confrariadomexpeditolopes. (@blogcarloseugenio)