O garanhuense Gleison Santos, conhecido no meio esportivo como “Cebolão”, encerrou sua participação no Troféu Brasil de Atletismo 2025 com um saldo histórico: duas medalhas, sendo uma de ouro nos 10.000 metros e outra de prata nos 3.000 metros com obstáculos.
A Competição, considerada a mais importante do calendário nacional de atletismo, ocorreu entre os dias 31 de julho e 3 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo.
Representando o Praia Clube-MG, Gleison brilhou na prova dos 10.000 metros ao cruzar a linha de chegada em 29min41s04, com média de 2min58 por quilômetro e velocidade aproximada de 20,2 km/h, garantindo assim o título brasileiro da modalidade. No dia seguinte, voltou à pista para disputar os 3.000 metros com obstáculos e assegurou a medalha de prata, consolidando-se como um dos principais nomes do fundo brasileiro.
Ver essa foto no Instagram
Clique na imagem para assistir o Vídeo.
“Encerrei minha participação no Troféu Brasil com o coração transbordando de gratidão! Foram dias intensos em São Paulo e volto pra casa com duas medalhas. Agradeço a Deus, minha equipe, minha família e todos que torcem por mim. Cada passo foi com fé, foco e força!”, destacou Cebolão.
A conquista ganha ainda mais significado diante da trajetória do corredor. É que Garanhuns não possui uma pista oficial de atletismo e Gleison treina em condições improvisadas no Estádio Gigante do Agreste, do Sete de Setembro, ou precisa se deslocar até Recife para treinar. O Atleta confecciona manualmente suas próprias barreiras com canos de PVC e utiliza o terreno de chão batido para manter a preparação. “Tive que improvisar meus treinos, fazer as barreiras… Então, essa vitória tem um sabor ainda mais especial”, afirmou o Atleta, que é treinado por Adejilson Mendes, o Bingo.
Vencedor de diversas Corridas de Rua, dentre elas a última Corrida da Fogueira, Cebolão também possui conquistas internacionais, como o título sul-americano em 2022 e o ouro pan-americano em 2023. (@blogcarloseugenio)