
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco registrou, nesta semana, que a 5ª Gerência Regional de Saúde (Geres), sediada em Garanhuns, e que abrange 21 municípios do Agreste Meridional, zerou as filas de espera para os exames de Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada. A regional de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, também conseguiu cumprir todos os Exames agendados.
A Ação foi garantida através do Programa Cuida PE, estratégia do Governo de Pernambuco que tem por finalidade reduzir não apenas as filas de exames, mas também as de cirurgias eletivas e consultas. “Em todo o Estado, somente em 2025, com a homologação dos dados de janeiro a setembro, foram realizadas mais de 237 mil tomografias computadorizadas e 90 mil ressonâncias magnéticas”, registrou a Assessoria.

Como se trata de exames de alta complexidade, quanto maior a oferta à população, dentro dos critérios preconizados, mais assertivos serão os diagnósticos dos pacientes, acelerando, consequentemente, a marcação de cirurgias ou o início do tratamento no tempo oportuno.
“A eficiência decorre de diversas frentes de trabalho, como o aumento da oferta de cotas dos exames e do fluxo operacional oportuno, realizado pela Central de Regulação do Estado, desde o recebimento da demanda até a marcação dos procedimentos”, explicou a assessoria da Secretaria Estadual de Saúde. (@blogcarloseugenio)