BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | terça-feira, 01 de março de 2022

 

Através da Portaria nº 122/2022-GP, publicada no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco de hoje, dia 1º, o Prefeito Sivaldo Albino (PSB) oficializou a convocação de mais um candidato aprovado em todas as etapas do Concurso Público para o cargo de Guarda Municipal, realizado pela Prefeitura de Garanhuns no ano de 2015 e que segue vigente.

 

 

Foi convocado e já tomou posse o candidato Valdir Correia de Abreu (imagem acima). Com a nova convocação, onze dos vinte e quatro candidatos aprovados e remanescentes do último Concurso para Guarda Municipal já foram chamados pelo Prefeito. Agora, apenas 13 concursados seguem buscando a convocação, que de acordo com a Lei Municipal nº 4655/2020, pode ser realizada “durante o período em que perdurar situação excepcional de calamidade pública”, observando o número limite de 200 Guardas. Atualmente, todos os cargos estão preenchidos. “Como a validade do Concurso encerrava-se em 30 de junho de 2020 e a Lei (4655/2020) foi sancionada em 22 de maio do mesmo ano, significa que quando for decretado o fim do Estado de Calamidade Pública, o Concurso ainda terá uma validade de 39 dias”, observou o Guarda Municipal, Arthur Oliveira.

 

 

REAJUSTE SALARIAL – E seguem as negociações entre a Prefeitura de Garanhuns e os Guardas Municipais para que o percentual de 12% de reajuste salarial anunciado pelo Prefeito Sivaldo Albino, no mês passado, seja ampliado. É que segundo a Categoria, as perdas salarias dos últimos três anos superam o percentual de 20%. Além do SindGuarda, que vem mantendo constantes tratativas com o Governo Municipal, a Associação dos Guardas Civis Municipais de Pernambuco (AGCMPE) também encampou a luta dos Guardas e através de Ofício enviado à Prefeitura (imagem acima), requereu a “reavaliação da decisão sobre o valor de reajuste divulgado para um valor em comum acordo com a categoria”.

 

 

A POSIÇÃO DO PREFEITO – Em recente entrevista à Rádio Jornal Garanhuns, o Prefeito Sivaldo Albino explicou as particularidades da concessão do reajuste, bem como trouxe números referentes às finanças da AMSTT, órgão ao qual os Guardas Municipais são vinculados. Albino também anunciou o recuo do aumento e registrou que na data base de reajuste da Categoria, previsto para o próximo mês de abril, o Governo Municipal vai “sentar, conversar e vai ver o percentual que a gente pode conceder. Vamos tentar negociar e fazer algo que possa deixar todos contentes”, registrou Sivaldo, que complementou: “vamos analisar, com cautela e paciência para que possamos construir algo que seja viável e que esteja dentro das condições financeiras da Prefeitura”.