
O Hospital Infantil Palmira Sales aderiu ao Programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, com foco na redução das filas de espera por cirurgias eletivas. A iniciativa, na modalidade Crédito Financeiro, permitirá a ampliação de vagas pelo Sistema Único de Saúde. O Palmira Sales é o primeiro hospital do interior de Pernambuco a integrar o Programa.

A adesão foi formalizada na última sexta-feira, dia 30, durante visita do secretário de Assistência Especializada do Ministério da Saúde, Mozart Sales, às obras do Hospital de Amor. Segundo Sales, o modelo permite a compensação de Tributos por serviços de saúde, ampliando o atendimento à população. Para Garanhuns, o aporte inicial previsto é de R$ 639 mil.
De acordo com a secretária de Saúde de Garanhuns, Catarina Tenório, serão ofertadas 300 vagas anuais, contemplando procedimentos como laqueadura, histerectomia e hernioplastia, com acesso via Regulação Municipal.

UTI NEONATAL – As obras de implantação de dez leitos de UTI Neonatal no Hospital Infantil Palmira Sales seguem em andamento, com foco na ampliação do atendimento a recém-nascidos de alto risco. O projeto é assinado pelo engenheiro Vinicius Fula e pela arquiteta Priscila Viana, com execução da BL Construtora e Serviços LTDA.
Orçadas em cerca de R$ 2 milhões (obras e equipamentos), a implantação dos Leitos conta com recursos de emendas do deputado Federal Fernando Rodolfo, que também garantiu o custeio anual da Unidade. “Enquanto estiver na Câmara dos Deputados, todos os anos vamos viabilizar o valor para garantir o pagamento dos insumos e da equipe da UTI”, afirmou.
A previsão é que os serviços estruturais sejam concluídos no primeiro semestre deste ano. Segundo a diretora do Hospital, Irmã Lindalva, a UTI Neonatal terá impacto regional. “Vai ajudar 21 municípios da Região. Com esses leitos funcionando, vamos evitar transferências para Caruaru, Recife e outros centros”, destacou a Administradora do Palmira Sales. (@blogcarloseugenio, com imagens de Wedson Gonçalves/PMG)