O deputado Estadual Izaías Régis (PSDB) apresentou, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a Indicação nº 13949/2025, solicitando ao Governo do Estado o recapeamento asfáltico e a instalação de iluminação em LED no acesso ao Aeroporto de Garanhuns.
O pedido foi encaminhado à governadora Raquel Lyra, ao secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira, à secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Benevides, e ao diretor-presidente do DER/PE, André Fonseca. Atualmente, a via encontra-se em más condições de conservação e sem iluminação adequada, o que compromete a segurança de motoristas e pedestres.
Ver essa foto no Instagram
Clique na imagem para conferir o Vídeo.
“O aeroporto de Garanhuns é um equipamento importante para toda a região do Agreste Meridional. Mas o acesso a ele precisa refletir essa importância, oferecendo segurança, boa sinalização e conforto a todos que utilizam a via”, ressaltou Izaías.
O Deputado também destacou que a proposta tem como objetivo melhorar a mobilidade urbana e reduzir riscos de acidentes e violência na área. “Uma via bem recapeada e iluminada não é apenas uma questão estética, é uma questão de segurança pública. A iluminação em LED contribui para a prevenção de assaltos e acidentes, além de proporcionar um deslocamento mais seguro, principalmente à noite”, afirmou.
Izaías Régis lembrou ainda que o aeroporto é um equipamento estratégico para o desenvolvimento econômico e turístico de Garanhuns e de todo o Agreste Meridional, e que investir na infraestrutura de acesso é essencial para impulsionar o crescimento regional. “Nosso compromisso é lutar por melhorias que realmente façam diferença na vida das pessoas e contribuam para o crescimento de Garanhuns e da Região. Essa é mais uma demanda que apresentamos com esse objetivo”, concluiu o Parlamentar.
PROGRAMA AMPLIAR – E recentemente o Aeroporto de Garanhuns foi incluído na primeira fase do Programa AmpliAr, do Ministério de Portos e Aeroportos, que visa fortalecer a aviação regional com investimentos privados superiores a R$ 5 bilhões. O leilão de concessão está previsto para o dia 24 de novembro, em São Paulo.
Garanhuns será uma das três cidades de Pernambuco contempladas nesta etapa, ao lado de Serra Talhada e Araripina. O Equipamento receberá obras de ampliação do terminal de passageiros e do pátio de aeronaves, além da implantação de uma área de segurança no fim da pista, adequando o aeroporto à crescente demanda turística e regional. (@blogcarloseugenio)