
O vereador Johnny Albino (PSB) caminha para fazer história na Câmara de Garanhuns. Se prevalecer o cenário construído nos bastidores, ele deverá se tornar o primeiro Presidente do Legislativo Municipal a ser reeleito para o cargo, algo até então inédito na Casa Raimundo de Moraes.
A mudança só será possível porque a Emenda à Lei Orgânica Municipal, apresentada pelo vereador Erivan Pita (PSB), e que será votada nessa quarta-feira, dia 26, tem amplas chances de aprovação. A proposta restabelece a possibilidade de reeleição para os cargos da Mesa Diretora e já recebeu parecer favorável das Comissões Permanentes. Para passar no Plenário, precisa do apoio de 12 dos 17 vereadores.
ARTICULAÇÃO DE ALBINO – Embora a reeleição não fosse consenso nem mesmo dentro da própria Base Governista, que conta com 14 vereadores, a resistência inicial perdeu força. Segundo fontes ouvidas pelo Blog do Carlos Eugênio, Johny Albino atuou diretamente na articulação e conseguiu alinhar a Bancada, sem necessidade de intervenção do Prefeito Sivaldo Albino (PSB).
“Johny tem o aval de Sivaldo para articular com os Vereadores e nenhum deles tem força para peitar o Prefeito”, afirmou a fonte em reserva, indicando que o ambiente político favorece integralmente o atual Presidente.
TERCEIRO MANDATO À VISTA – Com a base, na teoria, fechada em torno da proposta, a expectativa é de que os 14 governistas votem a favor da Emenda, abrindo caminho para que Johny Albino dispute, e conquiste, um terceiro mandato na Presidência da Câmara, sendo dois de forma consecutiva.
A eleição da Mesa Diretora para o biênio 2027/2028, no entanto, ocorrerá somente no próximo ano.