BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | quarta-feira, 02 de abril de 2025

 

Depois de ter sido divulgada por parte da Imprensa Pernambucana a decisão da Juíza Eleitoral de Correntes, Olivia Zanon Dall’orto Leão, que teria acatado uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral e determinou a cassação dos mandatos do Prefeito e do Vice-prefeito de Correntes, Edmilson da Bahia e Demilton Júnior, respectivamente, uma Certidão foi emitida nesta quarta-feira, dia 2, pela Justiça Eleitoral registrando um “equívoco”.

 

“Certifico que, por equívoco material, foi juntado aos autos da Ação de Investigação Judicial Eleitoral nº 0600442-14.2024.6.17.0059, documento que não correspondia ao ato processual pretendido. O referido deveria consubstanciar despacho judicial relacionado à análise da petição de ID nº 124909822, por meio da qual a Coligação investigante apresentou suas alegações finais com requerimento expresso de conversão do julgamento em diligência, a fim de realização de audiência de instrução para oitiva de testemunhas. Ocorre que acabou sendo encaminhado à Juíza modelo de minuta diversa, claramente ainda em fase de elaboração”, destaca a Certidão, registrando o equívoco que trouxe desgaste político aos Governantes Correntinos.

 

 

“Considerando a inconsistência entre o conteúdo do documento e a manifestação jurisdicional efetivamente pretendida, bem como a ausência de sua publicação oficial no Diário da Justiça Eletrônico — circunstância que o tornava incapaz de produzir efeitos jurídicos —, por ordem da magistrada, procedeu-se ao seu imediato desentranhamento dos autos, a fim de resguardar a coerência e a regularidade processual”, complementa a Certidão  assinada por Ariadnny Vasconcelos, AIAJ-CAR/CRE. Clique AQUI para baixar a Certidão na Integra. 

 

Diante do equívoco registrado  pela Justiça Eleitoral, o Prefeito Edimilson da Bahia e o Vice-prefeito Demilton Júnior segue seus mandatos normalmente, sem que haja nenhuma decisão judicial pela cassação dos seus respectivos Diplomas.

 

 

Em Nota, o Prefeito Edimilson da Bahia e o Vice, Demilton Júnior, registraram que “não há, no âmbito da Justiça Eleitoral, qualquer sentença ou decisão que determine a cassação dos seus mandatos, democrática e generosamente outorgados pelo povo de Correntes-PE”.

 

Ainda segundo da Bahia e Júnior, “após a emissão de certidão, pelo cartório eleitoral”, a Justiça reconhece “o erro ao incluir no sistema decisão equivocada, entendem por superado o episódio e continuarão firmes no propósito de empreender o desenvolvimento que a população de Correntes deseja”.

 

Tanto Edimilson da Bahia, quanto Demilton Júnior, reiteraran na Nota divulgada que têm total “confiança na Justiça Eleitoral” e ressaltam a certeza, de que “os processos em que são parte, serão julgados com imparcialidade e observância aos princípios da ampla defesa e contraditório, sempre considerando a vontade do povo correntino”. (@blogcarloseugenio)