BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | quinta-feira, 02 de outubro de 2025

 

A Liga Desportiva Garanhuense (LDG), entidade com 72 anos de história, passa por um processo de reorganização Administrativa e Esportiva.

 

O presidente Rafael Peixoto e o vice, Major Lucena, empossados em julho passado, participaram do programa Conversando com Carlos Eugênio nessa quarta-feira, dia 1º, quando destacaram as melhorias na estrutura física da Sede e o atual momento de regularização da Instituição filiada à Federação Pernambucana de Futebol (FPF).

 

 

Segundo eles, a FPF tem dado apoio através do diretor de Futebol Amador, Jorge Vieira Júnior, o Parafina. Os Dirigentes também reconheceram o trabalho realizado pela gestão anterior, que teve à frente o professor Marcelo Neves, sobretudo no tocante a quitação de dívidas e mudanças no estatuto que permitem acesso a Emendas Parlamentares e Leis de Incentivo ao Esporte. A expectativa agora é viabilizar recursos federais, estaduais e municipais, assim como estruturar juridicamente os novos clubes que serão filiados.

 

De acordo com o Vice-presidente Major Lucena, a meta da LDG é atuar além do futebol. O trabalho também visa alcançar o futsal, o futebol feminino, o atletismo, voleibol, basquete e outras modalidades.

 

 

Atualmente, estão em andamento a Copa Garanhuns, com 24 clubes, e a participação da Seleção Sub-16 na Copinha do Interior da FPF. Para 2026, um cronograma de Competições já está sendo finalizado para ser apresentado a sociedade. Entre as iniciativas recentes, está o Curso de Arbitragem promovido em parceria com a FPF, que fortalece a qualificação do quadro de árbitros.

 

Clique em player para assistir o Programa na Íntegra. 

 

O financiamento das atividades ainda é um desafio. Segundo o presidente Rafael Peixoto, a entidade ainda não conta com a contribuições dos Clubes, apenas o apoio da FPF e parcerias privadas, mas busca a participação oficial da Prefeitura de Garanhuns, que até o momento, se notabilizou apenas pela negativa do uso da Arena do Parque Euclides Dourado e do transporte para que a Seleção Sub-16 pudesse representar o Município na competição organizada pela FPF.

 

Apesar da falta de apoio, a direção da LDG afirma que busca diálogo com o Governo Sivaldo Albino e já trabalha junto aos Vereadores para que a possibilidade se concretize através do Orçamento Municipal.

 

“Queremos que o desporto de Garanhuns volte a crescer. A LDG está aberta a todos que desejam somar”, finalizou Rafael Peixoto. (@blogcarloseugenio)