BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | quinta-feira, 15 de maio de 2025

 

Uma Mulher entrou em trabalho de parto e deu à luz em plena via pública, na madrugada dessa quarta-feira, dia 14, no município de Brejão. O parto ocorreu por volta das 2h da manhã, depois que a Gestante buscou atendimento Médico, por três vezes, no Hospital Municipal Alice Figueira, sendo orientada a retornar para casa em todas elas. Mãe e bebê passam bem e foram recebidos no Hospital após o parto, onde permanecem sob observação.

 

De acordo com informações registradas pelo Portal Comando Policial, a Gestante teria sentido fortes dores e procurou a emergência do Hospital entre a noite da terça-feira, dia 13, e a madrugada do dia seguinte. A última tentativa de atendimento aconteceu por volta das 22h, de ontem, dia 14, quando, mesmo apresentando sangramento e contrações, não foi internada.

 

Segundo a família da Gestante, o Médico Plantonista teria avaliado que o tampão mucoso ainda não havia se rompido. Ainda segundo o relato, o Profissional teria induzido o rompimento do tampão e liberado a Gestante, afirmando que só a manteria no Hospital caso ela residisse na Zona Rural.

 

Horas depois, com o rompimento da bolsa amniótica, a Mulher entrou em trabalho de parto em via pública. Segundo a família, foi ela mesma quem realizou o parto e caminhou até o Hospital com o recém-nascido nos braços.

 

 

O caso gerou comoção e indignação entre moradores da Cidade e vem repercutindo de forma negativa para a Gestão Municipal. Em resposta, a Prefeitura de Brejão divulgou nota reconhecendo a gravidade do fato. Segundo o comunicado, o Prefeito Saulo Maruim teria mobilizado a Secretaria de Saúde e à direção do Hospital para prestar apoio à família.

 

A Gestão informou que um procedimento interno foi aberto para apurar a conduta da equipe médica e que eventuais falhas serão rigorosamente analisadas. “O Hospital está estruturado para atender a população. No entanto, sabemos que toda estrutura só é eficaz quando acompanhada de condutas éticas e responsáveis por parte dos profissionais”, registra trecho do Comunicado, que ainda confirma: “Mãe e Bebê estão bem, recebendo todos os cuidados necessários na Unidade de Saúde local”. Confira a Nota Completa após a publicidade. 

 

 

EX-PREFEITA REPUDIA FALTA DE ASSISTÊNCIA – Também em Nota divulgada nas Redes Sociais, a Ex-prefeita de Brejão e atual secretária da Mulher de Garanhuns, Beta Cadengue, repudiou a falta de assistência à Gestante e classificou a situação como “desumana, inadmissível e que expôs mãe e filho a riscos gravíssimos, inclusive podendo sofrer ataques de animais, já que a presença de sangue atraiu cachorros que circulavam na área”. 

 

Ainda na Nota, o Governo de Brejão reforçou que repudia a tentativa de politização do caso e garantiu que “vai transformar o ocorrido em uma lição para aprimorar os serviços de saúde no Município”. (@blogcarloseugenio, com informações do Portal Comando Policial)

 

 

“NOTA OFICIAL – Prefeitura de Brejão

 

A Prefeitura de Brejão vem a público se manifestar quanto ao caso da jovem mãe que, mesmo buscando atendimento médico adequado, acabou dando à luz a seu filho em via pública na noite desta terça-feira.

 

Assim que tomou conhecimento do ocorrido, o prefeito Saulo Maruim se mobilizou para acompanhar de perto a situação, junto com sua equipe, incluindo a secretária de Saúde, Andrea Calado, e o diretor do Hospital Alice Figueira, Guilherme Tavares prestando apoio a família e assegurando que mãe e bebê recebessem toda a atenção necessária.

 

A história dessa mulher nos inspira. Com coragem e força, ela protagonizou um momento que jamais deveria ter ocorrido dessa forma. Mulheres como ela são a verdadeira definição de guerreiras. Como gestão, reafirmamos nosso compromisso em garantir que casos assim não se repitam.

 

É importante esclarecer que a paciente foi acompanhada durante todo seu processo de gestação pela Assistência Básica do Município, no qual foi realizado com sucesso. Nesta última terça-feira, a paciente sentindo dores, foi ao hospital, passou por avaliação médica e, mesmo relatando tais dores, foi orientada a retornar para casa. A Secretaria de Saúde já abriu procedimento interno para apurar com rigor o caso. Se forem constatadas falhas, as medidas cabíveis serão tomadas com firmeza e responsabilidade.

 

Nosso hospital está estruturado para atender a população, no entanto, sabemos que toda estrutura só é eficaz quando acompanhada de condutas éticas e responsáveis por parte dos profissionais.

 

Este é um momento de respeito, acolhimento e responsabilidade não de politicagem. Infelizmente, há quem tente transformar a dor de uma família em palanque político. Nós preferimos transformar o fato em lição e reforço do nosso compromisso com a população.

 

Por fim, com alegria, ficamos felizes em informar que a mãe e o bebê passam bem. Que essa nova vida seja símbolo de força e esperança.

 

A Prefeitura de Brejão seguirá atuando com transparência, seriedade e com o foco em cuidar das pessoas.

 

Prefeitura de Brejão
Governo do Povo”.