A Câmara de Garanhuns aprovou por unanimidade de votos, em primeira votação, um Projeto de Lei (PL) apresentado pela Vereadora Nelma Carvalho, que considera a Vale das Colinas Vinhos & Vinhedos, como Patrimônio Cultural e Imaterial de Garanhuns.
“Resolvi apresentar o PL diante da importância da Vinícola Vale das Colinas, que começou as atividades em Garanhuns no ano de 2013 com o cultivo de uvas e atualmente coloca nosso Município em destaque no cenário vitivinícola nacional e internacional, conquistando importantes premiações e ampliando o nosso Turismo”, justificou Nelma Carvalho.
Ver essa foto no Instagram
Clique na imagem para assistir o Vídeo.
Segundo o PL apresentado por Nelma e aprovado pelos demais Parlamentares, a Vale das Colinas Vinhos & Vinhedos é a primeira vinícola do Agreste de Pernambuco e apresenta uma produção artesanal, com colheita manual das uvas e vinificação realizada na própria cantina da Vinícola.
“O empreendimento fundado pelos médicos Michel Moreira Leite e Micheline Cavalcante Silva iniciou, na Fazenda São Silvestre, com apoio técnico de instituições como EMBRAPA, UFAPE e IPA, cultiva as variedades Cabernet Sauvignon, Malbec e Muscat Petit Grain, tendo aberto, a partir de 2020 as suas portas ao público, oferecendo a experiência de enoturismo com visitas guiadas, degustações e a venda dos seus rótulos”, destaca o texto apresentado por Carvalho aos Vereadores.
“Entre outras conquistas, recentemente a Vale das Colinas conquistou a Medalha de Ouro e o Título de Melhor Vinho Moscato do Brasil com o rótulo Dona Cecília. A Vinícola também conquistou a Medalha de Ouro com o Malbec Dona Elisa e no final do ano passado teve o vinho Cabana do Vale Safra 2023 premiado no principal concurso de vinhos da América Latina, Catad’Or World Wine Awards, realizado em Santiago, no Chile”, destacou Nelma Carvalho, que complementou: “além de ser um produto de Garanhuns, com o trabalho de garanhuenses, a Vale das Colinas ainda fortalece o nosso Turismo, sobretudo nos segmentos Rural e Ecológico”.
A segunda votação do PL nº 051/2025 acontecerá nessa quarta-feira, dia 7. “Com a aprovação, o Projeto de Lei segue para sanção do Executivo e se tornará Lei, com a Vale das Colinas sendo considerado nosso Patrimônio Cultural e Imaterial”, finalizou a vereadora Nelma Carvalho. Vale lembrar que o Chocolate Sete Colinas e a Água Mineral Serra Branca também são Patrimônios Cultural e Imaterial de Garanhuns. (@blogcarloseugenio)