BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | quarta-feira, 19 de novembro de 2025

 

Em trabalho de investigação conjunta, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de Pernambuco (Gaeco/MPPE) e a Polícia Civil de Pernambuco deflagraram na manhã de hoje, dia 19, a segunda etapa da Operação Alvitre.

 

Com apoio operacional da Polícia Militar de Pernambuco e das unidades de inteligência das instituições, a Alvitre II tem como objetivo desarticular uma organização criminosa dedicada ao desvio de recursos públicos do município de Ipojuca.

 

  Clique na imagem para conferir o Vídeo. 

 

Estão sendo cumpridos 3 mandados de prisão, 19 mandados de busca e apreensão domiciliar e ordens judiciais de bloqueio de ativos financeiros, sequestro de bens e suspensão do exercício de função pública, todos expedidos pelo Juízo de Garantias.

 

 

As investigações tiveram início em outubro de 2024, com a deflagração da primeira fase da operação, e prosseguiram com integração de esforços entre MPPE e PCPE. Como resultado dessa colaboração, foram colhidas evidências de que o grupo criminoso agia por meio de fraudes na destinação de emendas Parlamentares Impositivas.

 

As pessoas detidas serão ouvidas e os elementos de prova apreendidos nos alvos da Operação Alvitre II serão analisados pelo Gaeco e pela Polícia Civil a fim de esclarecer fatos indicativos da prática dos crimes de corrupção passiva, peculato, lavagem de dinheiro e falsidade documental.

 

 

Na execução das diligências de hoje atuaram 70 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães; 12 Promotores de Justiça; 29 servidores do Ministério Público; e 35 policiais militares.

 

As investigações foram acompanhadas pela 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Ipojuca e assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL) e pelo Núcleo de Inteligência do Ministério Público (Nimppe).

 

 

PRESIDENTE E VICE SÃO PRESOS – A Polícia Civil prendeu nessa terça-feira, dia 18, o presidente da Câmara de Ipojuca, Flávio do Cartório, e o vice, Professor Eduardo, após encontrá-los com uma grande quantia em dinheiro em um supermercado de Boa Viagem. Flávio já tinha mandado de prisão ligado à Operação Alvitre. Os dois foram autuados por lavagem de dinheiro e levados à Central de Plantões da Capital. A Câmara de Ipojuca não se manifestou.

 

Os detalhes da referida operação serão divulgados durante entrevista coletiva às 11h desta quarta-feira, dia 19, quando serão repassados detalhes sobre a Operação. (@blogcarloseugenio, com informações do G1. CONFIRA)