
Um ano e um mês após o registro do acidente envolvendo a Família Capitó, no Km 91,2 da rodovia BR-423, na entrada de Garanhuns (relembre AQUI), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deu início a implantação de sonorizadores no trecho onde foi registrada a tragédia no dia 12 de novembro de 2024.

Antes dessa ação, o Órgão Federal havia apenas modificado as placas de sinalização da Rodovia, reduzindo a velocidade regulamentar entre os quilômetros 90 e 92, de 80 km/h para 60 km/h e implantado a faixa continua nas imediações do local, sinalizando a proibição de ultrapassagens no trecho.


LOMBADAS E ILUMINAÇÃO – Outra providência sinalizada pelo DNIT, que seria a instalação de lombadas eletrônicas, ainda não tem sequer previsão de se concretizar e o trecho segue cadastrado pelo Órgão “como ponto prioritário para atendimento oportuno, por meio da nova contratação a ser efetivada”. Já a instalação de iluminação na área dos Condomínios, que segundo o DNIT é de responsabilidade da Prefeitura de Garanhuns, sequer tem qualquer sinalização de que possa virar realidade.

ACIDENTES E MORTES – Vale registrar que entre outubro de 2023 e novembro de 2024, cerca de 40 acidentes foram registrados, com quatro mortes, no trecho entre os quilômetros 90 e 92 da BR-423, justamente nos acessos aos Condomínios, ao bairro Heliópolis Paulista e aos Sítios Adjacentes.

CONDOMÍNIOS – Em setembro de 2023, ao responder uma solicitação da vereadora Nelma Carvalho, que pediu providências para garantir a segurança no setor, o DNIT informou que os acessos a alguns Condomínios são irregulares e comprometem a segurança viária na BR-423.


O Órgão destacou ainda que os empreendimentos foram notificados em 2019 para apresentar projetos de regularização, mas não atenderam às exigências. Diante da inércia, os processos foram encaminhados à Procuradoria Federal Especializada para adoção de medidas judiciais. Não há informações atualizadas sobre o desfecho dos Processos. (@blogcarloseugenio)