O deputado Federal Fernando Rodolfo foi confirmado pelo Partido Liberal para compor a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará as irregularidades no INSS, especialmente os descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas de todo o Brasil. O PL terá seis assentos no colegiado, que reunirá deputados e senadores.
A Comissão foi criada para apurar fraudes e o acúmulo de pedidos de benefícios previdenciários não analisados pelo Órgão. Atualmente, mais de um milhão de solicitações aguardam resposta. O objetivo dos Parlamentares é identificar responsabilidades e cobrar soluções para o problema.
No centro das discussões estará o ministro da Previdência, Wolney Queiroz, natural de Caruaru e atual presidente do INSS. A expectativa é que ele seja convocado para prestar esclarecimentos.
A CPMI pode marcar um reencontro entre Rodolfo e Queiroz, que trocaram críticas durante a disputa eleitoral de 2022 pela Câmara dos Deputados. Agora, a relação entre os dois será retomada em um contexto de investigação no Congresso.
Embora a Comissão já tenha sido oficialmente criada, os trabalhos práticos ainda não começaram. A previsão é de que as atividades sejam iniciadas ainda neste mês de agosto, após definição da composição e escolha dos cargos de Presidência e Relatoria. (@blogcarloseugenio)