
A Polícia Federal apreendeu cerca de R$ 850 mil em dinheiro durante a Operação Aleatorius, deflagrada nesse domingo, dia 8, contra uma empresa suspeita de promover sorteios ilegais nos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco. Entre os municípios alvos da ação está Garanhuns, onde foi cumprido mandado de busca e apreensão.
Ao todo, foram executados sete mandados nas cidades de Teresina-PI, Juazeiro do Norte-CE, Garanhuns e Caruaru, por determinação da 1ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí. A Justiça também determinou a suspensão das atividades da empresa investigada.
Segundo a Polícia Federal, a Empresa, que não teve o nome registrado, oferecia prêmios de alto valor e estabelecia regras próprias para apuração e divulgação dos ganhadores, sem observar o regulamento oficial. As investigações indicam desvirtuamento de autorizações concedidas pelo Ministério da Fazenda, já que a permissão existente seria apenas para pequenos sorteios, com prêmios de menor valor.
Ver essa foto no Instagram
Clique na imagem para assistir o Vídeo.
Os Agentes Federais identificaram indícios de movimentação financeira irregular, incluindo circulação de grandes quantias fora do sistema bancário, possível fracionamento de valores e pagamento de prêmios em espécie, práticas que levantaram suspeitas de ocultação de recursos.
De acordo com a PF, a atuação da Empresa pode ter levado consumidores a acreditar, de forma equivocada, que os sorteios eram legais e oficialmente autorizados. Os fatos investigados podem configurar crimes como lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, falsificação de documentos públicos e infrações contra a ordem tributária.
As investigações seguem em andamento, e o material apreendido em Garanhuns e nas demais cidades será analisado para aprofundar a apuração sobre o esquema e a destinação dos recursos obtidos com os sorteios. (@blogcarloseugenio, com informações do G1 PI. CONFIRA)