A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou, na manhã desta terça-feira, dia 17, a Operação Velatus, com o objetivo de investigar um esquema de fraudes em licitações, peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
A ação, conduzida pela delegacia da PF em Caruaru, mira desvios de recursos públicos em contratos firmados entre Prefeituras Pernambucanas, uma organização da sociedade civil e empresas privadas para fornecimento de mão de obra terceirizada, principalmente na área da saúde.
Segundo as investigações, iniciadas em 2021 com base em auditorias da Controladoria-Geral da União (CGU), os contratos investigados movimentaram mais de R$ 662 milhões entre 2019 e 2024, sendo R$ 431 milhões provenientes de recursos federais. A CGU identificou indícios de irregularidades na execução dos contratos durante ações do Programa de Fiscalização de Entes Federativos.
Nesta fase da operação, estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão nas cidades de Garanhuns, Caruaru, Terezinha e Bom Conselho, com o apoio de 80 policiais federais e oito servidores da CGU. Os mandados foram expedidos pela 23ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco, que também determinou a proibição de contato entre os investigados e restrições quanto à saída da comarca sem autorização judicial. Em Garanhuns, a PF esteve numa organização da sociedade civil localizada no Centro da Cidade (imagem acima).
O nome da operação, “Velatus”, faz referência ao modo como os crimes teriam sido cometidos — de forma velada, encoberta e oculta. Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por crimes cujas penas somadas ultrapassam 20 anos de prisão. (@blogcarloseugenio)