
O Prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), sancionou a Lei nº 5.422/2025, que denomina o canteiro central da Avenida da Liberdade, no bairro Heliópolis, como Canteiro Central Emílio Leão Cavalcante (Preto Limão). A matéria é de autoria da vereadora Nelma Carvalho e foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal.

A sanção oficializa a homenagem a Preto Limão, artista popular nascido em Bom Conselho e radicado em Garanhuns desde a juventude, onde construiu uma trajetória marcada pela valorização da cultura nordestina, com destaque para a embolada, o coco improvisado e apresentações em rádios, feiras, praças e eventos culturais. Ele residia na comunidade da Liberdade, local em que a homenagem será concretizada.

Reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco, Mestre Preto Limão teve sua biografia incorporada ao texto da Lei, que também determina a instalação de placa identificadora no local pela Prefeitura, para garantir a adequada identificação do espaço.
Preto Limão faleceu em 4 de junho de 2016, aos 91 anos, deixando um legado cultural reconhecido e celebrado pela comunidade artística e pela população de Garanhuns. (@blogcarloseugenio)