BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | quinta-feira, 03 de março de 2022

 

Garanhuns inicia nesta quinta-feira, dia 3, o ano letivo 2022 da Rede Municipal de Ensino. E durante a solenidade, que acontecerá no Parque Euclides Dourado, será apresentada a programação da sexta edição do Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns (FILIG) que, devido à pandemia volta a ser realizada após dois anos. Este ano, o Festival terá como tema “Muito Além das Fadas” e será realizado entre os dias 1º a 3 de abril, em formato híbrido. Até lá, serão promovidas outras atividades, como caravanas e seminários.

 

 

A solenidade de abertura do ano letivo de Garanhuns, direcionada aos professores da rede municipal, será realizada em três horários: às 9h, às 14h e às 19h. Em cada um deles, Camila Bandeira, diretora da Proa Cultural, e Luciano Pontes, curador do FILIG, farão uma apresentação do que o Festival vai proporcionar ao público nos dias que antecedem o início da programação oficial. Também será realizada uma mediação de leitura com Yalle Feitosa, professora de Artes do CPC Sesc.

 

 

Em um momento simbólico, serão entregues ao prefeito Sivaldo Albino e à secretária de Educação, Wilza Vitorino, os kits de livros do acervo do FILIG às escolas do município. “Estamos muito felizes de poder retomar nosso Festival, após uma pausa durante a pandemia, e voltar a contribuir com a educação da cidade por meio do fomento à leitura e acesso ao livro e à literatura infantil, com as ações formativas para professores, doação de acervo e programação ao longo dos próximos meses”, comenta Pietra Costa, da Ferreira Costa, idealizadora do projeto junto com a Proa Cultural.

 

 

 

FILIG – Realizado desde 2014, o Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns é um projeto idealizado pela Ferreira Costa, patrocinadora do evento, em parceria com a Proa Cultural. Conta com o apoio da Secretaria de Educação de Garanhuns, SESC e UFAPE – Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, e realização do Ministério do Turismo – Secretaria Especial de Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura.