
A governadora Raquel Lyra lançou, nessa quinta-feira, dia 6, no Palácio do Campo das Princesas, o programa Pernambuco Sem Fome 2025, que marca um novo ciclo nas políticas de combate à fome e à insegurança alimentar no Estado.
Durante o evento, foram anunciadas três importantes medidas: o apoio a 62 Cozinhas Solidárias, o lançamento do III Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (PLANESAN/PE) e o envio à ALEPE do projeto de lei que cria o Fundo Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (FESSAN/PE).

Com investimento de até R$ 12,9 milhões em 12 meses, o Governo de Pernambuco irá fortalecer a atuação de organizações sociais que mantêm cozinhas comunitárias em diversas regiões do Estado. O projeto deve garantir mais de 139 mil refeições por mês a pessoas em situação de vulnerabilidade.
“Estamos formalizando a parceria com 62 cozinhas solidárias e criando o Fundo Estadual de Segurança Alimentar, que vai garantir recursos próprios e contínuos para essa política pública”, destacou Raquel Lyra. A Governadora também ressaltou o caráter intersetorial do novo Plano de Segurança Alimentar, que integra ações de diferentes áreas do Governo.

“Com essa ampliação, o Estado vai financiar mais 1,6 milhão de refeições anuais, fortalecendo a rede de apoio às famílias mais vulneráveis”, afirmou o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga, lembrando ainda que o programa Bom Prato já conta com 234 cozinhas comunitárias e mais de 19 milhões de refeições servidas. (@blogcarloseugenio, com imagens de Janaína Pepeu/Secom)