BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | quarta-feira, 10 de setembro de 2025

 

O programa Conversando com Carlos Eugênio, exibido ao vivo no YouTube nesta quarta-feira, dia 10, recebeu o reitor da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), Dr. Airon Melo. Durante a entrevista, ele falou sobre a trajetória da Instituição, avanços recentes e planos para o futuro.

 

Primeiro reitor da UFAPE, Dr. Airon Melo acompanha a história da Universidade desde os tempos da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), que se transformou em UFAPE em 2018, após desmembramento da UFRPE. Ele relembrou o início das aulas em prédios provisórios e a mudança gradual para a atual Sede, que segue em expansão.

 

Nos últimos anos, a Universidade vem ampliando sua estrutura. Recentemente foram inaugurados a nova biblioteca e um laboratório moderno. Entre as obras em andamento estão o Restaurante Universitário e a expansão de áreas administrativas.

 

Assista o Programa clicando em Player. 

 

Atualmente a UFAPE oferece sete cursos de graduação: Letras, Pedagogia, Agronomia, Ciência da Computação, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária e Zootecnia. Neste ano, teve início o curso de Administração e para 2026 estão previstos os cursos Ciências Contábeis e de  Direito. A meta, segundo o Reitor, é chegar a 30 cursos presenciais e novos Campi fora da Sede.

 

Outro destaque é o Hospital Veterinário, que atende a população e pode se tornar referência regional por meio de futuras parcerias, seja com a Prefeitura de Garanhuns  ou em nível DE Agreste Meridional, por meio da CODEAM.

 

 

Hoje, a instituição conta com 187 professores, 151 técnicos e diversos terceirizados, tendo fundamental importância para a economia de Garanhuns. Todavia, apesar do crescimento, o Reitor alertou para desafios financeiros e defendeu mais investimentos federais.

 

“Queremos continuar expandindo, formando profissionais qualificados e contribuindo para o desenvolvimento do Agreste”, sintetizou o Dr. Airon Melo. (@blogcarloseugenio)