
O vereador Ruber Neto (PSD) protocolou, nesta segunda-feira, dia 3, um pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara de Garanhuns. A proposta tem como objetivo investigar possíveis práticas de nepotismo cruzado e uso político de cargos públicos supostamente autorizadas pelo Prefeito Sivaldo Albino (PSB).


A iniciativa surge após denúncia do próprio Ruber Neto, de que familiares dos Prefeitos de Garanhuns e de Paranatama estariam folhas de pagamento das duas Prefeituras, casos que teriam configurado Nepotismo Cruzado entre os Gestores (relembre AQUI). Além disso, o ex-vereador Gersinho Filho acusou a Gestão Municipal de empregar parentes de políticos de São João, com o intuito de fortalecer o projeto de reeleição do deputado Estadual Cayo Albino (PSB), filho do Prefeito de Garanhuns (relembre AQUI).
Ver essa foto no Instagram
Clique na imagem para assistir o Vídeo.
De acordo com Ruber Neto, as denúncias já foram encaminhadas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) e ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), mas até o momento não houve movimentação dos Órgãos Fiscalizadores.

“É dever do Legislativo investigar e fiscalizar o Executivo. Nosso mandato tem compromisso com a verdade e com a população de Garanhuns. Não podemos permitir que a máquina pública seja usada para perpetuar grupos políticos ou alimentar esquemas de favorecimento”, afirmou o Vereador.
O pedido de abertura da CPI foi encaminhado à Mesa Diretora da Câmara de Garanhuns, e uma cópia também foi entregue ao líder da oposição, vereador Fernando da Iza (PSDB). Para que a Comissão seja instalada, segundo Neto, a solicitação precisa contar com pelo menos seis assinaturas de Parlamentares, número considerado fora da realidade do Poder Legislativo de Garanhuns, já que 14 dos 17 Vereadores são governistas e até mesmo os três votos dos oposicionistas (Fernando da Iza, Thiago Paes e Ruber Neto) não são dados como certos.
Clique em player para assistir o trecho do vídeo extraído de https://www.instagram.com/tvmuitomaisoficial/
SIVALDO EM SILÊNCIO – Enquanto isso, o Prefeito Sivaldo Albino mantém o silêncio público sobre as acusações. Durante uma solenidade recente na Prefeitura, o Gestor limitou-se a dizer que responderá “aqueles que se ocupam em falar e atacar” com “entregas” e “trabalho”.
A Câmara de Vereadores ainda não se pronunciou oficialmente sobre o pedido de criação da CPI. O pedido de Ruber dever ser apreciado em Plenário nessa quarta-feira, dia 5.
O Blog do Carlos Eugênio está à disposição dos citados nesta reportagem para apresentar suas versões e esclarecimentos. (@blogcarloseugenio)