
Aprovados no Concurso Público da Prefeitura de Garanhuns, realizado em 2024, e que integram o Cadastro de Reserva, denunciaram através de Nota enviada ao Blog do Carlos Eugênio, a ausência de convocações para o Ensino Regular e questionaram a Secretaria Municipal de Educação.
Segundo os Candidatos, apenas professores do Ensino Integral foram convocados, apesar da existência de vagas no Ensino Regular. Eles afirmam que o Município mantém contratos temporários em áreas com aprovados no cadastro de reserva. O Grupo cobrou esclarecimentos e destacou a possibilidade de acionar o Ministério Público (relembre AQUI).

Após a repercussão da Nota, a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, se posicionou. Segundo a Pasta chefiada pela secretária Wilza Vitorino, todas as ações referentes ao concurso “estão sendo conduzidas dentro da legalidade, com total transparência e compromisso com a seriedade e a responsabilidade na gestão pública”.
Segundo a Educação Municipal, “recentemente, foram realizadas 29 novas convocações de professores aprovados no Concurso Público”. Especificamente do Ensino Regular, segundo a Pasta, “o total de vagas previsto era de 123. Ao todo, já foram realizadas 192 convocações”, demonstrando, segundo a Gestão Municipal “o compromisso da gestão municipal em garantir o pleno atendimento às necessidades da rede”.
A Secretaria ainda registrou que “as vagas temporárias ocupadas pelos profissionais aprovados na Seleção Simplificada correspondem, exclusivamente, às substituições de profissionais que se encontram em exercício de Funções Técnico-Pedagógicas na Secretaria de Educação ou nas equipes gestoras das unidades escolares, bem como em situações de licença médica, readaptações temporárias, licença para estudos e licença-prêmio”. (@blogcarloseugenio)