
O secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, esteve em Garanhuns nesta segunda-feira, dia 27, acompanhando, ao lado do Prefeito Sivaldo Albino (PSB), do Vice-prefeito Eraldo Ferreira (PT) e do deputado Estadual Cayo Albino (PSB) e outras autoridades municipais, as ações da Carreta “Agora Tem Especialistas” e as obras do Hospital de Amor, ambas iniciativas do Governo Federal em parceria com o Município.

Durante a visita, Mozart Sales destacou que a Carreta “Agora Tem Especialistas” vem oferecendo atendimento especializado em saúde da mulher desde o dia 10 de outubro, já tendo realizado cerca de 600 atendimentos. A Unidade itinerante deve permanecer em Garanhuns por mais 30 dias, ampliando a oferta de exames de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero para mulheres de outros 21 municípios do Agreste Meridional.

Em seguida, a Comitiva visitou as obras do Hospital de Amor, que será um Centro de Diagnóstico e Tratamento Oncológico. A previsão é que a Unidade seja concluída entre janeiro e fevereiro de 2026.
Segundo Mozart, o Hospital está “bastante avançado” e será “a Unidade mais moderna e tecnológica do Hospital de Amor no País”, com alta capacidade de resolutividade e atendimento rápido. “Essa unidade vai beneficiar toda a região, de Águas Belas a Petrolândia, garantindo diagnósticos mais ágeis e reduzindo a necessidade de deslocamentos para Caruaru ou Recife”, afirmou.

O Secretário também ressaltou o apoio do presidente Lula, do ministro Alexandre Padilha e do idealizador do Hospital de Amor, Henrique Prata, na implantação da unidade em Garanhuns. “Foi um pedido direto do presidente Lula ao ministro Padilha para que viabilizássemos essa obra aqui, na terra do presidente, e hoje vemos o sonho se concretizando”, declarou.

PREFEITURA DOA TERRENO PARA HOSPITAL DE AMOR – E a Prefeitura de Garanhuns doou à Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital de Amor, o terreno de quase 24 mil metros quadrados, onde vem sendo implantada a Unidade de Diagnóstico e Prevenção do Câncer. A Lei nº 5.389/2025 foi sancionada pelo Prefeito Sivaldo Albino (PSB) e publicada no Diário Oficial do último dia 20.
O imóvel, avaliado em R$ 3,6 milhões, será destinado exclusivamente à Unidade Oncológica, com prazo de um ano para início das atividades, e não poderá ser alienado pelos próximos 20 anos. (@blogcarloseugenio, com imagens de Paula Mayer e Geraldo Mendonça/PMG)