
Depois de passar pelos municípios de Palmeirina e de Brejão ao longo desta semana, a Carreta da Mulher Pernambucana inicia os atendimentos às mulheres de Terezinha nesta sexta-feira, dia 23.

A Unidade está instalada na Praça Doutor Francisco Pereira Lopes nesta sexta e nesse sábado, dias 23 e 24, e vai ofertar serviços de saúde voltados às mulheres, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.

Durante os dois dias em Terezinha, a Carreta da Mulher oferecerá consultas com ginecologista e mastologista, mamografia, ultrassonografia das mamas, colposcopia, biópsia de colo do útero e biópsia de mama, além de orientações sobre saúde da mulher. Haverá ainda atendimento com clínico geral para quem precisar de encaminhamento médico.

Para acessar os serviços ofertados pela Carreta da Mulher Pernambucana, é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão do SUS e comprovante de residência. Exames como ultrassonografia, colposcopia e biópsias dependem de encaminhamento médico ou indicação clínica a partir de resultados anteriores. Mulheres com idades entre 40 e 74 anos poderão realizar os exames sem necessidade de encaminhamento, por estarem na faixa de risco.

A Prefeitura de Terezinha é parceira da ação e através do Prefeito Arnóbio Gomes vem garantindo as condições logísticas para o funcionamento da Carreta, assim como encaminhando às Mulheres para o atendimento. “Agradeço a atenção da governadora Raquel Lyra. Essa ação será muito importante para reforçar o trabalho da nossa Secretaria de Saúde voltado às mulheres de Terezinha”, registrou Arnóbio Gomes.

CARRETA DA MULHER PERNAMBUCANA – A iniciativa integra a estratégia Cuida PE Mulher e já percorreu quase 120 municípios, totalizando cerca de 70 mil atendimentos realizados. Desse total, foram realizados mais de 35 mil exames de mamografia e mais de 13 mil ultrassonografias das mamas, ampliando o acesso à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao cuidado integral com a saúde da mulher. (@blogcarloseugenio)
