O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) deu início na última semana ao projeto Câmara Regional Itinerante. A ação é desenvolvida pela 1ª Câmara Regional de Caruaru (CRC). A iniciativa, inédita no Estado, tem como objetivo aproximar a segunda instância da Justiça dos jurisdicionados do Interior e facilitar o acesso da população às decisões colegiadas.
A sessão inaugural aconteceu na comarca de Arcoverde, com julgamento de processos oriundos das Comarcas que integram o polo. A proposta é atrair as partes envolvidas, acelerar a tramitação dos processos e reduzir o acervo em análise na CRC.
De acordo com o cronograma do TJPE, outras duas sessões estão previstas para ocorrer nos municípios de Garanhuns e Limoeiro, também considerados polos estratégicos no Interior.
Além da apreciação dos processos, o Projeto busca promover maior integração institucional, contando com a presença de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), faculdades de Direito e outros atores do Sistema de Justiça. A ideia é criar um espaço de diálogo entre a comunidade jurídica local e o Tribunal.
Segundo o TJPE, em cada encontro os desembargadores aproveitarão para apresentar as atividades da Câmara Regional de Caruaru e ouvir sugestões que possam contribuir para o aprimoramento da prestação jurisdicional. (@blogcarloseugenio)