
O perfil Opinião Pública Pernambucana segue realizando enquetes no Instagram para medir a percepção dos internautas sobre o desempenho administrativo de Gestores Municipais em Pernambuco. Recentemente, o levantamento informal avaliou a gestão do Prefeito de Correntes, Edimilson da Bahia (PT).

Na enquete publicada no Último dia 19, cerca de mil (949) participantes registraram suas opiniões. De acordo com o perfil, 62% (593 votos) consideraram a gestão de Edimilson como “Ótima”. Outros 16% classificaram o trabalho como “Regular”, enquanto 22% avaliaram o governo de forma “Ruim”.
Além de Correntes, o Opinião Pública também divulgou resultados de enquetes sobre as administrações de Rivanda Freire (Jupi), Clelson Peixoto (Jucati), Zé Elias (Calçado), Saulo Maruim (Brejão), Caique (Angelim) e Erivaldo Chagas (Lajedo), entre outros Gestores Pernambucanos.

ENQUETES – Apesar da grande participação, é importante ressaltar que enquetes online não possuem rigor metodológico e, portanto, não têm valor científico. Elas refletem apenas a opinião espontânea dos internautas que decidiram participar, servindo como um indicador informal de engajamento e percepção momentânea.

PESQUISA CIENTÍFICA – Em junho deste ano, um estudo realizado pela Contextto Pesquisas traçou um panorama mais preciso da avaliação do governo de Edimilson da Bahia. Segundo o levantamento, 81,13% dos entrevistados classificaram a gestão como “Ótima” (35,86%) ou “Boa” (45,28%), demonstrando um alto índice de aprovação popular.
Na direção oposta, 17,92% avaliaram a administração negativamente. Menos de 1% não souberam ou não responderam ao questionamento.

Segundo a Contextto, a pesquisa ouviu 400 eleitores de 16 anos ou mais, residentes na área urbana, distritos e zona rural de Correntes. O estudo apresentou intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 5,25 pontos percentuais, para mais ou para menos.
O Prefeito Edimilson da Bahia teve o mandato cassado pela Juíza da 59ª Zona Eleitoral de Correntes, que atendeu a uma Ação movida pela Coligação adversária nas eleições de 2024. Ele recorreu da decisão junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) e segue, segundo enquetes e pesquisas, governando o Município, com alta aprovação popular. (@blogcarloseugenio)