BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | quarta-feira, 23 de julho de 2025

 

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) decidiu, nessa terça-feira, dia 22, que as condutas do Prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), durante os primeiros dias do 33º Festival de Inverno de Garanhuns serão apuradas por meio de Auditoria Especial.

 

 

A decisão foi tomada pela 1ª Câmara da Corte, que referendou despacho do conselheiro Carlos Neves negando o pedido de medida cautelar apresentado pela cidadã Rayssa Godoy (relembre AQUI) e pela intervenção do Ministério Público de Contas (MPC-PE). 

 

Clique na imagem para assistir o Vídeo do dia 13/07/2025.

 

  Clique na imagem para assistir o Vídeo do dia 12/07/2025. 

 

 

 Clique na imagem para assistir o Vídeo do dia 11/07/2025.

 

  Clique na imagem para assistir o Vídeo do dia 10/07/2025. 

 

O Pedido de Cautelar visava impedir que o Prefeito continuasse a subir ao palco principal do evento para anunciar atrações; interagir com artistas e divulgar programações futuras. Segundo o MPC-PE, essas condutas poderiam caracterizar promoção pessoal e descumprimento de um alerta prévio emitido pelo próprio Tribunal. Vídeos com essas situações foram amplamente divulgados por veículos de comunicação e repercutiram nas redes sociais.

 

  Clique na imagem para conferir a posição do conselheiro relator Carlos Neves.

 

Ao analisar o caso, o conselheiro relator Carlos Neves destacou a necessidade de garantir o contraditório e a ampla defesa ao Gestor, motivo pelo qual afastou qualquer sanção preventiva. Com a decisão, o Processo seguirá para apuração aprofundada por meio da Auditoria Especial nº 25101191-4, que avaliará a regularidade das condutas atribuídas ao Prefeito durante o FIG.

 

 

Através de Nota enviada ao JC no último dia 16, o Prefeito Sivaldo Albino avaliou as aparições dele no Palco de forma “positiva” e que aconteceram “de forma institucional” e visavam “somente a divulgação e impulsionamento do evento, inclusive com o anúncio de Artistas contratados para a edição 2026, para que todos os envolvidos no Festival possam (pudessem) repercutir e se preparar com uma antecedência nunca vista ao longo das edições”. (@blogcarloseugenio)