A Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) aprovou na última sexta-feira, dia 11, a concessão do Título de Doutor Honoris Causa ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão foi tomada por unanimidade pelo Conselho Superior pro tempore da Instituição, instância máxima da Universidade, após análise da Comissão Especial de Concessão de Títulos.
Segundo o presidente do Conselho e atual Reitor da Universidade, professor Airon Melo, a honraria reconhece a contribuição do presidente Lula para a criação da própria UFAPE, por meio de políticas voltadas à interiorização e à ampliação da rede federal de ensino superior. “É um gesto de reconhecimento da Universidade àquele que esteve à frente de governos que promoveram o acesso à educação pública e de qualidade em diversas regiões do Brasil”, afirmou Melo. Em agosto de 2005, Lula inaugurou, em Garanhuns, a então Unidade Acadêmica da UFRPE (imagem acima), atual UFAPE, que foi criada em 2018, através da Lei Federal nº 13.651, sancionada pelo então presidente Michel Temer.
Este é o primeiro título honorífico concedido pela UFAPE desde a aprovação da Resolução nº 04/2024, que regulamenta a entrega de homenagens como Mérito Universitário, Professor Emérito e Técnico-Administrativo Emérito.
Com a honraria da UFAPE, Lula soma mais de 30 títulos de Doutor Honoris Causa concedidos por universidades brasileiras e internacionais. Dentre as instituições que já homenagearam o presidente estão a Universidade de Coimbra (Portugal); a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Sciences Po (França) e a Universidade de Salamanca (Espanha).
A data da cerimônia de entrega do título pela UFAPE ainda será definida. (@blogdocarloseugenio, com imagem da UFAPE)