A partir da próxima segunda-feira, dia 15, a vacinação contra a influenza será destinada exclusivamente aos grupos prioritários: idosos, gestantes e crianças de 6 meses a menores de 6 anos no município de Garanhuns. A medida segue recomendação do Ministério da Saúde, diante da redução nos estoques do imunizante na Região, informou a Prefeitura.
A vacinação seguirá sendo realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a iniciativa busca proteger aqueles que estão mais vulneráveis a complicações da doença. Crianças e idosos apresentam maior risco de hospitalizações e casos graves, enquanto a imunização de gestantes garante a transferência de anticorpos para o bebê durante a gestação.
O imunizante protege contra três tipos de vírus da gripe: H1N1, H3N2 e B, e pode ser administrado junto com outras vacinas. Estudos indicam que a vacina reduz em até 70% os casos graves e mortes relacionadas à doença.
Desde o início da campanha, em abril, cerca de 53% da população-alvo de Garanhuns já recebeu a dose, número superior à média nacional, que é de 48%, segundo dados do Ministério da Saúde. (@blogcarloseugenio, com imagens de Paula Mayer/PMG)