BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | domingo, 28 de setembro de 2025

 

A Vinícola Vale das Colinas, localizada em Garanhuns, vai apresentar no próximo dia 3 de outubro, o seu mais novo rótulo: Dom Borba. O lançamento homenageia o Planalto da Borborema, onde estão localizados os Vinhedos da Empresa, a 900 metros de altitude, fator que confere características únicas ao terroir da Região.

 

O rótulo traz a arte do pintor garanhuense Mario Engles Pereira Braga, escolhido para representar a safra deste ano. “Cada detalhe desse vinho carrega história, tradição e identidade local”, destaca a direção da Vinícola.

 

 

O Dom Borba é o primeiro vinho laranja da Vale das Colinas. A bebida é produzida a partir de uvas brancas, mas segue o método de vinificação típico dos vinhos tintos, em que cascas e sementes permanecem em contato com o suco durante a fermentação. Esse processo resulta em uma coloração alaranjada e sabores mais complexos, com notas de especiarias e, em alguns casos, toques oxidativos.

 

Segundo os enólogos da Vinícola, trata-se de um vinho estritamente gastronômico, ideal para apreciadores mais experientes. “Assim como cervejas artesanais mais encorpadas, o vinho laranja não é indicado para iniciantes. Ele exige harmonização adequada e um paladar acostumado a sabores intensos”, explicaram.

 

 

PORTFÓLIO EM EXPANSÃO – O Dom Borba se junta a outros rótulos de destaque da Vale das Colinas, como o Alma Sete, lançado recentemente (relembre AQUI).

 

 

Já para o próximo ano, a novidade será o Brindisi, primeiro espumante rosé produzido pelo método tradicional na Região. A expectativa é de que o novo rótulo amplie ainda mais o portfólio da marca e siga consolidando o nome de Garanhuns no Mapa da Vitivinicultura Nacional.

 

 

VINHOS PREMIADOS – O lançamento do novo vinho acontece em um momento especial para a Empresa. A Vale das Colinas conquistou cinco colocações de destaque no Wines of Brazil Awards 2025 (WBA), um dos concursos mais prestigiados do País.

 

Nesta edição, participaram 389 produtores e 2.742 rótulos. A Vinícola de Garanhuns obteve os seguintes resultados: Dona Cecília – TOP 15 Corte Branco; Clayô Gran Reserva – TOP 25 Corte Tinto e TOP 25 melhores vinhos da safra 2023; Dona Elisa (Malbec) – TOP 25 Malbec e TOP 25 melhores vinhos da safra 2024.

 

 

Além do WBA, a Vale das Colinas já acumula outras premiações importantes. O Dona Cecília foi eleito o Melhor Vinho Moscato do Brasil, recebendo a Medalha de Ouro, enquanto o Dona Elisa (Malbec) também recebeu medalhas de ouro em concursos nacionais. No cenário internacional, o Cabana do Vale Safra 2023 foi premiado no Catad’Or World Wine Awards, realizado em Santiago, no Chile.

 

 

RECONHECIMENTO OFICIAL – O trabalho desenvolvido pela Vinícola não se limita à produção de vinhos. Com visitas guiadas, degustações e venda direta ao consumidor, a Vale das Colinas se tornou referência em enoturismo na Região.

 

 

Como forma de reconhecimento, a Câmara de Vereadores de Garanhuns aprovou, por unanimidade, o Projeto que declara a vinícola como Patrimônio Cultural e Imaterial do Município. A proposta, de autoria da vereadora Nelma Carvalho, foi sancionada pelo Prefeito Sivaldo Albino, tornando-se a Lei Municipal nº 5.348/2025.

 

“Vamos celebrar esse título em outubro. Ele simboliza o reconhecimento de Garanhuns à importância do projeto e ao trabalho realizado pelos médicos Michel Moreira Leite e Micheline Cavalcante Silva”, afirmou Nelma Carvalho.

 

Saiba mais sobre o Vale das Colinas, inclusive sobre os Vinhos premiados clicando AQUI. (@blogcarloseugenio)