A Vinícola Vale das Colinas, instalada em Garanhuns, alcançou um novo destaque nacional, desta vez no Wines of Brazil Awards 2025 (WBA), um dos mais prestigiados concursos de vinhos do País. A competição reuniu 389 produtores vitivinícolas e contabilizou 2.742 rótulos inscritos, consolidando-se como um termômetro da qualidade e do crescimento do setor no Brasil.
Entre os resultados, a Vale das Colinas figurou entre os melhores vinhos do País em cinco categorias. O rótulo Dona Cecília ficou no TOP 15 Corte Branco. Já o Clayô Gran Reserva garantiu lugar no TOP 25 Corte Tinto e também entrou para a lista dos 25 melhores vinhos da safra 2023. Outro destaque foi o Dona Elisa, que conquistou posição no TOP 25 Malbec e esteve ainda entre os 25 melhores vinhos da safra 2024. Baixe o resultado completo AQUI.
“O mapa do vinho no Brasil vem se expandindo e é notável a dinâmica intensa deste processo”, registrou a Organização do Concurso da WBA, em mensagem oficial.
Para a equipe da Vale das Colinas, os resultados representam não apenas um reconhecimento à qualidade da produção local, mas também a projeção de Garanhuns e do Nordeste no cenário nacional da vitivinicultura. “É motivo de grande orgulho. Agradecemos a todos que acreditam neste projeto. O futuro da vinicultura nordestina é promissor”, destacou a direção da Vinícola em post nas redes sociais.
OUTRAS PREMIAÇÕES – A qualidade dos vinhos da Vale das Colinas já vem sendo reconhecida em concursos dentro e fora do Brasil. O rótulo Dona Cecília conquistou a Medalha de Ouro e o título de Melhor Vinho Moscato do Brasil (relembre AQUI), enquanto o Dona Elisa (Malbec) também foi premiado com ouro em competições nacionais (relembre AQUI).
Mais recentemente, o Cabana do Vale Safra 2023 foi destaque no Catad’Or World Wine Awards, realizado em Santiago, no Chile, um dos principais concursos da América Latina (relembre AQUI).
RECONHECIMENTO OFICIAL – O avanço da produção, que trará, no próximo ano, o lançamento do BRINDISI (imagem acima), primeiro espumante rosê produzido pelo método tradicional, e as premiações, aliadas ao fortalecimento do turismo local, com a oferta de experiências de enoturismo, com visitas guiadas, degustações e comercialização de seus rótulos, garantiram ao Vale das Colinas o reconhecimento público.
A Câmara de Garanhuns aprovou por unanimidade projeto de autoria da vereadora Nelma Carvalho, já sancionado pelo Prefeito Sivaldo Albino, declarando a Vinícola Vale das Colinas como Patrimônio Cultural e Imaterial do Município.
“Trata-se da primeira vinícola do Agreste Pernambucano, com produção artesanal, colheita manual e vinificação realizada na própria cantina. Esse título, que oficializaremos em breve, premia o trabalho dos médicos Michel Moreira Leite e Micheline Cavalcante Silva, que lançaram o empreendimento em 2013 na Fazenda São Silvestre, com o apoio técnico da Embrapa, UFAPE e IPA”, registrou a vereadora Nelma Carvalho. (@blogcarloseugenio)