BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | quinta-feira, 08 de novembro de 2018
Às vésperas da tão esperada Black Friday, que ocorre no próximo dia 23
de novembro, o consumidor deve ficar mais ligado aos sites em que pretende
realizar suas compras online. Isso porque, neste ano, segundo o Procon de São
Paulo, 419 empresas estão na chamada ‘lista suja’ divulgada pela Fundação de
Proteção e Defesa do Consumidor.
Os sites divulgados pelo Procon devem ser evitados porque receberam
reclamações de consumidores registradas no Órgão Fiscalizador, foram
notificados, não responderam ou não foram encontrados. Dos 419 registros de
Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ou de Cadastro de Pessoas Físicas
(CPF) fiscalizados, 252 empresas estão com o endereço eletrônico fora do ar e
167 têm sites ativos.
RECLAMAÇÕES DURANTE A BLACK
FRIDAY – Em 2017, durante a
última edição da Black Friday, de acordo com o Procon-SP, 2.091 queixas foram
feitas por consumidores no período de ofertas. Entre as principais
reclamações estão a “maquiagem de desconto”, quando se aumenta o
preço antes da data para, em seguida, aplicar um desconto que, na verdade,
iguala o desembolso do consumidor com o valor anterior. Segundo informações do
Estadão, também foram identificados casos em que o produto ou o serviço
oferecido não estava disponível no estoque da loja virtual. Clique AQUI e confira os 419 cadastros da
‘lista suja’ do Procon-SP. (Com informações do JC Online. CONFIRA)