reside aqui em Garanhuns, divulgou um vídeo nas redes sociais informando que
foi diagnosticado com o Novo Coronavírus. Atualmente ele exerce o cargo de corregedor
Geral do Ministério Público de Pernambuco.
No vídeo, divulgado na manhã
dessa quarta-feira, dia 15, o Promotor registra que recebeu o resultado positivo
para o COVID-19 na semana passada e desde então está em isolamento social em
sua casa aqui em Garanhuns. Alexandre ressaltou também, que mesmo antes do
recebimento do resultado havia se mantido isolado. O Promotor também confidenciou
que os seus familiares testaram negativo para a COVID-19.
“Apesar da angustia e
aflição natural de uma notícia como essa, eu tenho reagido muito bem a tudo
isso, e tenho tido a oportunidade, graças a Deus, de evoluir a cada dia. Apesar
desse sacrifício momentâneo continuo trabalhando e ajudando, na medida do
possível, o Ministério Público”, disse o Promotor Alexandre.
Garanhuns já teve quatro casos
confirmados do COVID-19, tendo um desses, vindo a óbito. Atualmente, quatro casos
seguem aguardando resultado de análise laboratorial, emitida pelo Laboratório
Central de Saúde Pública de Pernambuco (LACEN-PE) para confirmação ou não da
doença. Além dos quatro casos de Garanhuns, o Agreste Meridional ainda registra
casos positivos do COVID-19 em Bom Conselho (2); São Bento do Una (2), Caetés e Capoeiras (1).
o vídeo divulgado pelo Promotor Alexandre Bezerra:
CAIXA E BRADESCO: Prefeitura busca Prorrogação de Pagamento de Empréstimos Consignados de Servidores
da Secretaria de Administração, solicitou nessa terça-feira, dia 14, junto aos
bancos Caixa Econômica Federal e Bradesco a suspensão por 60 dias da cobrança
de empréstimos consignados de servidores. A medida visa prorrogar os pagamentos, auxiliando os servidores nesse momento de Pandemia.
esteve, pessoalmente, com o gerente da agência Bradesco, Fernando Antônio e com
o Assistente de Atendimento da Caixa Econômica Federal, Décio Ferreira,
tratando do assunto e oficializando a solicitação.
suspensão. Esse Decreto, será enviado para as Instituições Bancárias, bem como
à empresa que controla o sistema com a base de dados de todos os servidores”,
explicou Bruno Gomes.
divulgando através das mídias sociais que a Banda do 71º BI Mtz, Batalhão do Exército
sediado aqui em Garanhuns, estará realizando amanhã, dia 16, uma série de apresentações
musicais pelas ruas da Cidade.
nessa quinta-feira, a partir das 8h, a Banda fará uma tocata itinerante, com
os músicos numa viatura, quando passarão pelos seguintes pontos: Hospital
Infantil Palmira Sales; Hospital Perpétuo Socorro; Hospital Dom Moura; Hospital
Monte Sinai e Abrigo São Vicente de Paulo, em apresentações breves e belas”,
apresentou o Dr. Pereira, que complementou: “eles levarão uma mensagem de Paz e
Esperança, através da música a quem cuida de tantos em defesa da Vida”,
finalizou Ulisses Pereira, que serviu ao Exército Brasileiro por 9 anos, sendo
seis deles no 71º BI Mtz.
contexto das ações preventivas e de combate à pandemia do COVID-19, o 71º BI Mtz,
está participando da Campanha de Doação de Sangue, que se estenderá por todo este
mês de abril.
sanitária e evitando aglomerações, Militares voluntários daquela Unidade estão
comparecendo ao HEMOPE/Garanhuns para realizar a doação. “A campanha, que tem
como finalidade reforçar os estoques de sangue e derivados, segue em apoio as
ações governamentais na saúde, tudo com o objetivo de combater a COVID-19 e
mitigar seus efeitos”, pontuou a assessoria do 71º BI Mtz.
aceleração da COVID-19 em Pernambuco, o secretário Estadual de Saúde,
André Longo, fez mais um apelo para a população não deixar de seguir as
políticas de isolamento social, essencial para frear o rápido aumento de
casos graves e mortes causados pela infecção pelo Novo
Coronavírus.
limite do trabalho no sentido da expansão de leitos de UTI (unidade de terapia
intensiva). É preciso que a população perceba isso. Hoje (quarta, dia 15)
amanhecemos o dia com 15 vagas de UTI para a população”, disse André
Longo, durante coletiva de imprensa online para atualização da epidemia em
Pernambuco.
Agora, Pernambuco totaliza 1.484 casos confirmados. Também foram confirmadas
laboratorialmente 28 novas mortes. Com isso, o Estado totaliza 143 óbitos
causados pelo Novo Coronavírus. Além disso, o boletim aponta um total de 69
pacientes já recuperados da doença.
REFERÊNCIA – O governador Paulo Câmara anunciou, nesta quarta-feira, dia
15, a abertura de mais dez novos leitos de UTI no Hospital Universitário
Oswaldo Cruz (Huoc), em Santo Amaro, área central do Recife. A unidade é
referência em tratamento de pessoas infectadas pelo Novo Coronavírus. Com as
novas vagas, passa para 43 o número de leitos de terapia intensiva no Huoc,
além dos 133 leitos de enfermaria já existentes, todos dedicados exclusivamente
ao tratamento de pacientes da COVID-19.
aos pernambucanos, ressaltou a gravidade da epidemia e repetiu o apelo para que
todos permaneçam em casa. “Você que acha que não tem problema de estar na rua,
de visitar parentes e amigos e ignorar as recomendações sanitárias. Veja o
preço que os países do mundo que relaxaram com relação ao isolamento estão
pagando. Ainda é tempo de rever essa posição e agir com responsabilidade”,
chamou a atenção o Governador. (Com informações de Cinthya Leite/JC. CONFIRA)
Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, confirmou que nesta quarta-feira,
dia 15, mais um caso de COVID-19 foi confirmado em Garanhuns, após resultado de
análise laboratorial emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco
(LACEN-PE).
anos, notificado pelo Hospital Regional Dom Moura, onde permanece internado,
com quadro estável. Desde a última semana o Paciente apresenta sintomas de
febre, tosse, dor de garganta, dispneia, e desconforto respiratório; sendo
notificado com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Ele é o
quarto caso confirmado da doença na Cidade, com um óbito.
tiveram contato direto com o caso confirmado, estão sendo monitorados e
orientados, por meio das equipes de Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica
do município, com o objetivo de que cumpram o período de isolamento domiciliar”,
garantiu a Secretaria de Saúde de Garanhuns, que voltou a alertar a necessidade
de “a população permaneça em casa. Redobrando os cuidados com higiene, e
cumprindo a quarentena, de acordo com as orientações das autoridades sanitárias”.
estadual já são 1.484 confirmações até agora. Ao todo, 143 pacientes
faleceram do COVID-19 em Pernambuco. Além disso, 69 pessoas já se recuperaram
da doença. O boletim completo, com os detalhes epidemiológicos, será divulgado
ainda hoje, dia 15.
atender pacientes do COVID-19, aqui em Garanhuns, segue sendo pauta em diversas
discussões nas mídias sociais.
Meridional, possui apenas dez leitos de UTI no Hospital Regional Dom Moura,
além de outros dez leitos de retaguarda para os pacientes que precisam ficar
internados, mas não entubados naquela Unidade Hospitalar. Atualmente, os casos
de Coronavírus na Região são encaminhados para Hospitais na Capital do Estado.
responsabilidade pela falta dos leitos, com uns acusando a Prefeitura de não
priorizar a saúde, por não ter um Hospital Municipal em funcionamento, e outros
relembrando que o Governo do Estado prometeu e não construiu o Hospital Mestre
Dominguinhos, a Secretaria Estadual de Saúde sinalizou, porém sem estimar data,
a instalação de 80 novos leitos (entre UTI e retaguarda, na UPAE e no Hospital Perpétuo Socorro) aqui em Garanhuns. A Prefeitura
do Município também registrou que vai instalar 15 leitos de retaguarda nas instalações da UPA 24 Horas, na Cohab 2, porém,
também não deu prazo para que entrem em operação.
na Região, o que levaria a estrutura de Garanhuns ao colapso, a Presidente da
CODEAM e Prefeita de Capoeiras, Neide Reino (PSB), chegou a sugerir a
implantação de um Hospital de Campanha aqui em Garanhuns, com os custos sendo compartilhados
por todos os Municípios Conveniados àquele consórcio. Mas ao solicitar a cotação
da estrutura, Neide constatou, tratar-se de um sonho “impossível”. “Pedimos um
orçamento para a montagem da estrutura e administração do Hospital, mas é
inviável para a nossa realidade e limitações financeiras”, pontuou a presidente
da CODEAM.
foi constatado que a montagem da estrutura, com dois galpões, um para triagem e
outro com 285 leitos de enfermaria, tipo hospital de campanha para tratamento
de pacientes com COVID-19, incluindo equipamentos, pessoal, estruturas físicas,
manutenção, operacionalização e insumos custaria mais de dezenove milhões de
reais, mensais, ou seja: um custo médio, por cada leito, de cerca de R$ 70 mil
reais, por mês.
Esse valor não daria sequer para custear dois leitos em um único mês”, constatou
a Prefeita, que lamentou: “infelizmente, a população acha que recebemos
milhões, não entendem as dificuldades que enfrentamos”, constatou Neide Reino. Garanhuns,
o maior município da Região e que recebeu R$ 1. 174.944,72 do Governo Federal
para investir em ações contra o COVID-19, teria como custear apenas 16 leitos
por um período de um mês.
com o isolamento social será possível passar por esse grave momento. “Vamos nos
organizar e procurar dar assistência aos nossos Munícipes da forma que estiver
ao nosso alcance e torcer para que todos tenham nesse momento a
responsabilidade e consciência de que aumentem o isolamento social pra não
estrangular a nossa capacidade de internamento”, observou Neide Reino, que além
dos cargos públicos que ocupa, também atua na área da saúde.
por Ricardo foi preso na madrugada de hoje, dia 15, após atear fogo na Dulce
Sorvetes, quiosque de sorvetes instalado na Avenida Santo Antônio, aqui em
Garanhuns.
na ação registrada por volta das 3h. Ele foi detido por seguranças particulares
até a chegada da Polícia, que o autuou em flagrante. Não há informações dos
motivos que o levaram a cometer o crime.
acionado e conseguiu conter as chamas, evitando que o fogo chegasse a outros estabelecimentos
comerciais, porém o quiosque da Dulce Sorvetes ficou totalmente destruído e as instalações da floricultura Flores de Abril também foram danificadas pelas chamas. A Sorveteria
foi recém-inaugurada. Estima-se um prejuízo de cerca de R$ 300 mil reais.
CLIQUE EM PLAYER E CONFIRA O VÍDEO REGISTRADO NO
MOMENTO DO INCÊNDIO:
território nacional, 4.462 vagas e formação de cadastro reserva dos Correios
para o Programa Jovem Aprendiz. Aqui em Garanhuns, quatro vagas estão em disputa.
Elas estão divididas entre ampla concorrência, pessoa com deficiência e pessoa
negra ou parda, todas no turno vespertino (tarde).
no site dos Correios, destinado a contratação de Jovem
Aprendiz dos Correios 2020, a primeira fase (inscrição) é classificatória. O candidato
deve seguir regras como ter entre 14 e 22 anos de idade completos, cursar, no
mínimo, o 6º ano do Ensino Fundamental, estar matriculado e frequentando a
escola e não ter sido contratado anteriormente como Jovem Aprendiz dos Correios
e nem ter mantido vínculo empregatício com a Empresa.
trabalho é de 12 meses, podendo ser renovado apenas uma vez por mais 12 meses,
com uma jornada de trabalho que somatiza 20 horas semanais, sendo quatro horas
diárias. Dentre as vantagens do contrato de Jovem Aprendiz estão: salário
mínimo-hora; Vale-transporte compartilhado; Vale-refeição ou alimentação
compartilhado em 5% e uniforme (camiseta), fornecido pelos Correios. Clique AQUI
para acessar o Edital e AQUI para acessar o Quadro de Vagas. Para se Inscrever
basta clicar AQUI.
pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), os roubos em Pernambuco diminuíram 46%
durante o primeiro mês de casos confirmados da COVID-19, ou seja, até o dia 12
de abril, saindo de 7.754 ocorrências para 4.188.
Mas, aqui em Garanhuns, apesar da diminuição e da constante ação da Polícia, os
roubos e furtos seguem sendo registrados.
Uma motocicleta foi furtada na madrugada da segunda para
terça, dia 14, na rua Dom Aquino Correia, no bairro do Magano, aqui em
Garanhuns. A moto Factor, vermelha, com placa PEI 6222, foi deixada pelo
proprietário estacionada na calçada da residência, que só percebeu o furto
durante o período da madrugada desta terça-feira. Imagens de câmeras de vídeos
poderão ajudar a Polícia a encontrar o suspeito.
– Dois suspeitos armados roubaram um carro por volta das 13 horas dessa
terça-feira, dia 14, na rua Luiz Pedro da Silva, na comunidade da Brasília,
aqui em Garanhuns. A Vítima relatou que estava saindo de casa em seu veículo,
um Ford Fiesta, de cor preto e placas PFA 9190, quando foi surpreendido pelos assaltantes.
Também foram levados objetos pessoais que havia dentro do veículo, entre eles,
dois assentos, sendo um adaptado para pessoa deficiente e outro de criança. O
caso foi registrado na Delegacia do Bairro, que investiga o roubo. (Com
informações e imagens do Portal Agreste Violento. CONFIRA)
divulgou, nessa terça-feira, dia 14, pela primeira vez, o número de pacientes
recuperados da infecção pelo Novo Coronavírus no Brasil: 14.026, o que
representa 55% dos casos confirmados no País. Ou seja, pelos cálculos da Pasta,
atualmente há mais pessoas curadas do que infectadas em território brasileiro.
25.262 registros de pessoas que já foram diagnosticadas com COVID-19. Desse
total, até as 17h de ontem, dia 14, 1.532 foram a óbito, segundo o Ministério
da Saúde, e 9.704 pacientes estão internados.
em estado grave, necessitando de internação em hospitais de referência em todo
o Brasil. Atualmente, dos 1.532 óbitos confirmados, 73% ocorreram em pessoas
com mais de 60 anos e 73% do total das vítimas apresentavam pelo menos um fator
de risco. (Com informações de Cinthya Leite/JC. CONFIRA)






























































