BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa
Nacional de Imunizações (PNI) em Garanhuns, promove, durante o período de 10 de
abril a 31 de maio, a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.
Este ano, a iniciativa segue novas recomendações emitidas pelo Ministério da
Saúde; no intuito de reduzir as complicações, internações e a mortalidade
decorrente das infecções causadas pelo vírus da influenza no público alvo da
vacinação. O Dia D da campanha será vivenciado no sábado, 4 de maio.
Nesta campanha, além das pessoas com 60 anos ou mais de
idade, serão imunizadas as crianças dentro da faixa etária de 6 meses até 5
anos, 11 meses e 29 dias; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto),
trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, indígenas,
grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições
clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas
socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema
prisional. Visando atingir o número, novas estratégias de imunização foram
adotadas, de forma que, no período de 10 a 19 de abril, a vacina será destinada
exclusivamente para  as crianças dentro da faixa etária de 6 meses até 5
anos, 11 meses e 29 dias e gestantes em qualquer fase da gravidez. Já de 28 de
abril a 31 de maio, serão vacinados todos os grupos prioritários no País.

Aqui em Garanhuns a vacina estará disponível em todas as
Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), que vão imunizar a população das 8 às 15h30min.
Já no Dia D da campanha todas as Unidades estarão funcionando 8 às 17h, além de
dois pontos de apoio, localizados no Largo do Colunata e na Praça Souto Filho,
popularmente conhecida como Fonte Luminosa.
(Com informações e imagens de Aquilles Soares/Secom/PMG)


 
Mais um leilão de mercadorias
apreendidas pelo Fisco estará disponível e aberto para arremate por qualquer
pessoa interessada (física ou jurídica). Realizado pelas secretarias da Fazenda
e Administração do Estado de Pernambuco, o Certame  acontece amanhã,
dia 28, a partir das 9h30min, no auditório da Sefaz, localizado na
Avenida Cruz Cabugá, nº 1419, Santo Amaro, Recife – PE, CEP: 50.040-000.
O Leilão é composto de 65
lotes de produtos, sendo o mais barato composto de um conversor de TV (de
TV comum para SmartTV) que terá o lance mínimo de R$ 10,00 (dez
reais). Já o de maior valor inicial, composto de quinze mil e setecentos potes
plásticos, será de R$ 2.360,00 (dois mil, trezentos e sessenta reais). Destaque
para os lotes que vão dos números 51 ao 61, compostos por utensílios de
cozinha alto luxo. Os lances iniciais para esses, variam de R$ 100,00 até
R$ 1.000,00.
Entre as mercadorias ofertadas
constam diversos materiais eletrônicos, produtos de beleza, relógios, bolsas,
roupas, mobiliário, aparelhos domésticos e industriais, peças e equipamentos
para bicicletas e automotivos, entre outros.

Para participar do leilão de
forma simples, os lances podem ser feitos de forma presencial, mas também há
disponibilidade de um canal eletrônico que pode ser acessado de qualquer lugar,
desde que sejam obedecidas as regras do edital de 13/03/19, disponível
nos sites:
www.sad.pe.gov.br e www.lancecertoleilões.com.br.


 
Essa é destaque no Blog do Jornalista Roberto Almeida:
Informações vindas do município de São João dão conta que a Rodovia PE
177 vem recebendo ações de melhorias graças a uma parceria entre a Prefeitura;
o
Departamento de Estradas de Rodagem do
Estado (DER)
e de Empresários
daquele Município.

“Cansados do descaso do DER/Governo Paulo Câmara, alguns comerciantes
de São João, tristes por presenciarem acidentes, inclusive com vítimas fatais,
foram ao Recife e compraram o asfalto para fazer essa recuperação”, registrou
um Morador de São João, que não teve o nome revelado, ao Blog do Jornalista
Roberto Almeida. “Os comerciantes compraram e o próprio DER, com suas caçambas
e funcionários, estão fazendo o serviço e diga-se de passagem, um serviço
simples para um problema que nos atormenta há mais de um ano, com custo
baixíssimo, e no entanto o DER Garanhuns nunca fez e nunca se pronunciou sobre
o assunto”, complementou o Cidadão, cuja identidade foi mantida em reserva por
Almeida.

De acordo com a
Assessoria de Comunicação do Governo de São João, o Prefeito Genaldi Zumba
(PSD) já havia solicitado o serviço na Rodovia em janeiro passado, mas como o
pedido não foi atendido foi necessário realizar essa parceria para viabilizar
os trabalhos.
(Com informações e imagens de http://robertoalmeidacsc.blogspot.com/
)


Os moradores do município de Lagoa do Ouro estão recebendo as ações do
Projeto Energia com Cidadania. Promovida pela Companhia
Energética de Pernambuco (Celpe), a estrutura da ação estará montada até a próxima
sexta-feira, dia 29, na Praça da Conceição, no Centro da Cidade. O
funcionamento é das 8 às 16h30min até essa quinta-feira, dia 28, e das 8 às
11h30min na sexta, dia 29.
Durante a ação, a concessionária fará troca de lâmpadas
fluorescentes, incandescentes ou halógenas, de potência igual ou superior a 15
Watt, por LED – com o limite de cinco lâmpadas por cliente. Para receber o
benefício, o cliente residencial do bairro precisa comparecer ao local com
as lâmpadas antigas a serem entregues e estar munido da fatura do mês de
fevereiro paga e sem débitos anteriores.

Caso nos últimos seis anos o cliente já tenha recebido um total de oito
lâmpadas entregues pela Celpe, ele não poderá ser beneficiado novamente. O
projeto é desenvolvido a partir do Programa de Eficiência Energética da
concessionária, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).


 
Nadadores da categoria Máster
se reúnem em Garanhuns para a abertura do 22º Circuito Pernambucano de Natação.
A competição, promovida pela Associação dos Nadadores Máster de Pernambuco
(ANMPE), será realizada no Sesc, neste sábado, dia 30, a partir das 9h. A
entrada para o público prestigiar as provas é gratuita.
Este é o terceiro ano
consecutivo que o Sesc/Garanhuns recebe a competição. A disputa por medalhas
será em três modalidades: livre (crawl), costas e medley. Os atletas são de
várias cidades do Estado, com destaque para a equipe do Sesc Regional, que
inclui atletas das unidades de Garanhuns, Caruaru e Piedade, campeã em 2015 e
2016 e vice-campeã em 2017 e 2018.

“Poder abrir essa competição
tão importante é uma honra para o Sesc. E ter uma equipe que sempre aparece
entre os melhores mostra que o nosso trabalho com a natação é de excelência”,
afirma Fabiana Santos da Silva, professora de esportes do Sesc/Garanhuns. Para esta
etapa, o Sesc conta com a parceria do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura de
Garanhuns, através da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer.


 
O ex-prefeito de São João, Antônio Tenório, faleceu na tarde
de ontem, dia 26, no Hospital Monte Sinai, aqui em Garanhuns, onde estava encontrava
há alguns dias. Tenório foi também Vereador e Vice-prefeito daquele Município.
“Pessoa simples, de muitas amizades e sempre de bom
humor, Antônio Tenório já estava afastado da política há muitos anos, embora
estivesse sempre atualizado”, registrou Ronaldo César, em seu Blog. Antônio
Tenório é sogro do reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Falcão. O Velório
acontece em sua residência, localizada na Av. Cel. João Fernandes, nº 163, em
São João.
Através das redes
sociais, o Prefeito Genaldi Zumba (PSD) lamentou a morte do Ex-prefeito e
decretou Luto Oficial no Município por três dias. Zumba também determinou que
as aulas nas escolas municipais fossem suspensas nesta quarta-feira, dia 27, e
decretou
ponto facultativo nas repartições
municipais. (Com informações e imagem de
http://blogdoronaldocesar.blogspot.com/)


O Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB) decidiu ingressar na Justiça
contra o Blogueiro Kleber Cisneiros, que assina o Blog do Cisneiros e que faz
participações semanais no Programa do Bocão, da Rádio Clube Recife.
Régis ofereceu uma queixa-crime contra o Blogueiro, por, segundo peça
apresentada na Vara Criminal da Comarca Local, ter insinuado que o Prefeito “realizou
saques ilegais na importância de R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais) da
verba do Fundeb”.  
Em áudio que circula no aplicativo WhatssApp, é possível registrar a
participação de Cisneiros no Programa do Bocão. Em determinado trecho do comentário semanal, o Blogueiro repercute a informação de que teria havido “algumas
transferências de valores irregulares da conta do Fundeb para a conta da
Prefeitura”. Ele também registra “um auxilio funeral que foi pago com recursos
da educação, quando não poderia ser pago”.



O Blog do Carlos Eugênio manteve contato com o Prefeito Izaías Régis
para que comentasse a ação, mas ele não quis se pronunciar a respeito do
assunto. Já Kleber Cisneiros registrou, via aplicativo Whatsapp, que 
está “absolutamente tranquilo, até porque o que falamos foi em cima do que já é de
conhecimento geral. Já tendo denúncia feita pelo Conselho Municipal do FUNDEB
no Ministério Público Federal e na Câmara dos Vereadores de Garanhuns”, pontuou.

POLÊMICA – Em dezembro passado, durante entrevista
veiculada no programa ‘O Arraiá de Gláucio Costa’, da Marano FM, a presidente
de Conselho Municipal do Fundeb, em Garanhuns, Ana Paula Oliveira, registrou decisão
daquele Colegiado em levar denúncias ao Ministério Público Federal e a Câmara
de Vereadores quanto a supostas irregularidades na movimentação de recursos
do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), aqui em
Garanhuns. De acordo com a Presidente, após um desbloqueio de cerca de R$ 4
milhões de reais de recursos do Fundeb, por parte da Justiça, a Municipalidade
teria, segundo Ela, feito uma transferência de parte do valor (cerca de R$ 1,5
milhão) da conta do Fundeb para a conta da Prefeitura.

Após a entrevista, a secretária de Educação de Garanhuns, Eliane Simões
Vilar, se posicionou a respeito do assunto. “Foram incorreções da assessoria
contábil, que transcreveu de modo incorreto as informações para a plataforma”,
pontuou Simões Vilar. Ainda segundo Eliane, quando foram identificadas as
incorreções, a Secretaria de Educação acionou o Conselho do Fundeb, “para que
ficasse ciente da incorreção que havia acontecido com a transcrição da
Assessoria Contábil”, complementou a Secretária, registrando em seguida que
“solicitamos junto a Controladoria e a Procuradoria do Município que toda a
transcrição contábil fosse refeita, com os valores corretos, porque entendemos
que foi exclusivamente uma descrição errada na plataforma. Estamos aguardando a
correção para que possamos assinar, para que tudo fique resolvido”, garantiu
Eliane.

Após a repercussão do fato, o Prefeito Izaías Régis ingressou com uma
ação na Justiça contra a
Presidente do
Conselho Municipal do Fundeb, Ana Paula Oliveira
. O Processo, que tramita na Primeira Vara Criminal de
Garanhuns, segundo Régis, é para que Oliveira prove as denúncias feitas contra
a Prefeitura e contra o Gestor. “Tem gente na Cidade querendo me tratar como
bandido e eu vou mostrar quem são os bandidos”, desabafou Izaías Régis, em
entrevista ao Blog do Jornalista Roberto Almeida.


 
Os moradores do bairro da
Massaranduba, aqui em Garanhuns, vão receber uma ação de saúde e cidadania
promovida pelo Sesc. A ação vai oferecer serviços de saúde, assistência e
bem-estar, em frente à Associação de Moradores Radialista Aluízio Alves de
Melo, das 9 às 12h. A expectativa é realizar cerca de 300 atendimentos.
Quem passar pelo local poderá
fazer aferição de pressão arterial, exames de glicemia, tipagem sanguínea,
corte de cabelo, avaliação física e nutricional, orientação sobre saúde bucal,
maquiagem, limpeza de pele, teste de acuidade visual e manutenção de óculos,
além de orientações sobre Cadastro Único, Passe Livre, Benefício de Prestação
Continuada (BPC) e Carteira do Idoso. Também serão realizadas rodas de leitura
e degustação de receitas feitas a partir de reaproveitamento de alimentos.
“Nossa intenção é fazer com que essas pessoas tenham a oportunidade de, em uma
manhã, conseguir atendimentos básicos de qualidade de saúde, assistência e
bem-estar”, afirma Lucélia Mendes, assistente social do Sesc Garanhuns.

O Projeto terá ainda mais duas
edições: no bairro Manoel Camelo, no dia 30 de abril, e no Parque Fênix, no dia
22 de maio. O Sesc conta com a parceria do Senac, Secretaria de Saúde e
Assistência Social de Garanhuns, Óticas Diniz, Lagam e Associação de Moradores
Aluízio Alves de Melo.


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
(IFPE), Campus Garanhuns, lançou Edital de processo seletivo
para Professor Substituto de Educação Física. A Seleção é aberta no âmbito
do Campus Garanhuns, com remuneração que varia de R$ 3.126,31 a
R$ 5.786,68, dependendo da titulação do docente. A única vaga ofertada é para
provimento imediato.

As inscrições devem ser efetivadas de 1º a 5 de abril, no Lab. 05 do
Campus Garanhuns, localizado na Rua Padre Agobar Valença, s/nº, Garanhuns-PE,
das 9 às 12h e das 14h às 17h. A taxa de inscrição é de R$ 70 e os
candidatos devem efetuar o pagamento da taxa por meio da Guia de Recolhimento
da União (GRU), em qualquer agência do Banco do Brasil até o dia 5 de abril. Os
candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do
Governo Federal (CadÚnico) e que forem membros de família de baixa renda,
poderão solicitar isenção da taxa de inscrição através de requerimento próprio
a ser protocolado na Coordenação de Gestão de Pessoas do IFPE Garanhuns (CGPE),
nos dias 1º e 2 de abril, das 9 às 12h e das 14 às 17h.

A Seleção será realizada em duas etapas: análise de títulos
(classificatória com peso 4) e prova de
conhecimentos práticos específicos (eliminatória com peso 6).  A
divulgação do resultado da análise de títulos está prevista para
dia 9 de abril. O cronograma completo do certame pode ser
conferido no Edital ou clicando
AQUI . O prazo de validade do processo seletivo será de um
ano, podendo ser prorrogado por igual período a contar da data da
publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da
União. (Com informações de
Érika Targino/ASCOM IFPE)


A inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) custará, este ano,
R$ 85, conforme previsto no edital do exame, publicado nessa segunda-feira, dia
25, no Diário Oficial da União. O valor é maior do que o cobrado no ano
passado, R$ 82. Os estudantes que se enquadrarem nos critérios de isenção,
terão entre os dias 1º e 10 de abril para fazer a solicitação. As inscrições no
Enem 2019 poderão ser feitas de 6 a 17 de maio. Após fazer a inscrição, os
estudantes terão até o dia 23 de maio para efetuar o pagamento, respeitando os
horários de compensação bancária. Somente após o pagamento, a inscrição é
confirmada.
ISENÇÃO – A isenção deve ser solicitada
pela Página do Participante do Enem, a partir das 10h, no horário de
Brasília, do dia 1º de abril até as 23h59min do dia 10 de abril. No mesmo
período, os estudantes isentos no ano passado que faltaram o exame, podem
apresentar justificativa e solicitar novamente a isenção. 

Podem solicitar a
isenção da taxa os estudantes que estão cursando a última série do ensino
médio, em 2019, em escola da rede pública; aqueles que cursaram todo o ensino
médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, com
renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio, que em valores
de 2019, equivale a R$ 1.497. São também isentos os participantes em situação
de vulnerabilidade socioeconômica, ou seja, membros de família de baixa renda
com Número de Identificação Social (NIS), único e válido, com renda familiar
por pessoa de até meio salário mínimo, ou R$ R$ 499, ou renda familiar mensal
de até três salários mínimos, ou R$ 2.994.
No dia 17 de abril, o Inep vai divulgar a lista, também no portal do
Enem, daqueles cujo pedido foi aprovado. Esses participantes, assim como os
demais, deverão fazer ainda a inscrição no Enem no período de 6 a 17 de maio. Os
participantes que forem reprovados poderão entrar com recurso, no período de 22
a 26 de abril, na Página do Participante. O resultado do recurso será
divulgado, no mesmo endereço, a partir do dia 2 de maio. Segundo o Inep, os
participantes isentos representam, geralmente, cerca de 70% do total de
inscritos.
ENEM 2019 – O Enem será aplicado nos dias 3 e 10 de
novembro. No primeiro dia de prova, os participantes responderão a questões de
linguagens e ciências humanas e farão a prova de redação. Para isso, terão 5h30min.
No segundo dia, os estudantes terão 5h para resolver as provas de ciências da
natureza e matemática.
As notas do Enem podem ser usadas para ingressar em instituição pública
pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para obter bolsas de estudo em
instituições particulares de ensino superio pelo Programa Universidade para
Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento
Estudantil (Fies).
NOVIDADES – Este ano, segundo o Inep, o Enem terá um novo
sistema de inscrição, mais interativo, e será solicitada, de forma opcional, a
inclusão de foto. Outra mudança é na segurança: será eliminado o participante
que deixar seu aparelho eletrônico emitir qualquer tipo de som durante a prova
e todos os lanches passarão por revista. O candidato poderá, ainda, se
beneficiar de um aplicativo de orientação profissional. A ferramenta está em
concepção e será detalhada em breve.

Ainda conforme o Inep, o espaço para rascunho da redação (pautado)
e cálculos está garantido, só não será uma folha avulsa. “A área para
rascunho virá ao final no caderno de questões e pode ser destacada. Com isso
teremos uma economia significativa para os cofres públicos, mantendo o mesmo
espaço útil para rascunhos”, destaca o Órgão. Outras mudanças, sem alterar
a estrutura do exame e procurando beneficiar os participantes, estão sendo
estudadas pela nova direção do Inep.
(Com
informações do JC Online. CONFIRA)