BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 
A Declaração de Imposto da Pessoa Física deve ser entregue entre os dias
7 de março e 30 de abril de 2019, pela Internet. As regras para a entrega da
declaração anual estão em Instrução Normativa da Receita Federal,
publicada hoje, dia 22, no Diário Oficial da União.
Está obrigada a apresentar a declaração a pessoa física residente no
Brasil que, no ano-calendário de 2018 tenha recebido rendimentos tributáveis,
sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma foi superior a R$ 28.559,70 ou
tenha recebido rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados
exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil. Deve declarar
ainda quem obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou
direitos sujeito à incidência do imposto ou realizou operações em bolsas de
valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas; quem passou à condição de
residente no Brasil em qualquer mês e nessa condição encontrava-se em 31 de
dezembro ou quem optou pela isenção do Imposto sobre a Renda incidente sobre o
ganho de capital auferido na venda de imóveis residenciais cujo produto da
venda seja aplicado na aquisição de imóveis residenciais localizados no País,
no prazo de 180 dias, contado da celebração do contrato de venda.
MULTA – Quem não entregar a declaração está sujeito à
multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, lançada de ofício e
calculada sobre o total do imposto devido nela apurado, ainda que integralmente
pago. A multa terá valor mínimo de R$ 165,74 e valor máximo correspondente a
20% do Imposto sobre a Renda devido. A multa mínima será aplicada inclusive no
caso de declaração de Ajuste Anual da qual não resulte imposto devido. (Com informações da
Agência Brasil/JC Online. CONFIRA)

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao Prefeito de
Iati, Tonho de Lula (PSB), que desative, em caráter emergencial, o matadouro
público daquele Município, a fim de conter o risco iminente para a saúde e a
vida das pessoas. Além disso, deve ser feito convênio com outros Municípios, ou
abatedouros privados, para garantir o abate de animais até a regularização do Matadouro
Público.
De acordo com relatório da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária
de Pernambuco (Adagro), foram encontradas irregularidades no Matadouro. Todos
os proprietários de animais, comerciantes e a população em geral precisam ser
notificados dos motivos da interdição. “Diante do que foi averiguado, o
matadouro público de Iati não possui a mínima condição de funcionar, e que a
omissão em tomar medidas emergenciais pode comprometer, ainda mais, a saúde e a
vida das pessoas”, afirmou o promotor de Justiça Daniel José Dias, na
publicação.
A Administração Municipal e a Vigilância Sanitária devem encaminhar, em
até 10 dias úteis, um relatório circunstanciado acerca de todas as providências
adotadas para fins de regularizar o local. Além disso, devem realizar
fiscalização contínua e eficaz para prevenir e reprimir a comercialização de
carnes sem a observância das normas sanitárias. O MPPE recomendou ainda ao
gerente da Adagro que fiscalize, com observância do princípio da legalidade, a
comercialização e transporte de todos os produtos de origem animal.
INVESTIMENTOS NA SAÚDE – E enquanto as condições de abate de animais
não são boas, o Governo Municipal de Iati segue adquirindo e
quipamentos para o Hospital Municipal.

De
acordo com informações repassadas pelo radialista Audenor Costa, “o
bloco
cirúrgico do Hospital já está totalmente equipado com aparelhos modernos e nas
próximas semanas começarão a ser realizadas diversas cirurgias no Hospital
Nossa Senhora da Conceição”, pontuou o Profissional de Imprensa. Ainda segundo Costa,
atualmente, a Unidade Hospitalar de Iati conta com Médicos em todos os plantões
e os serviços de exame especializados de Endoscopia Digestiva e de Ultrassom seguem
sendo ofertados a população daquele Município. (Com informações do MPPE e da Web Rádio Interação)


Garanhuns irá contar com
programação durante o Carnaval. A Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Cultura, divulgou hoje,
dia 22, a grade completa do evento, que acontece entre os dias 2 e 5 de março.
A festa vai contar com polos nos bairros Magano e Boa Vista, além do Parque
Euclides Dourado, que receberá uma mistura de ritmos que vai do pop ao jazz.
Toda a programação é gratuita.
MISTURA DE RITMOS – O Parque Musical, que acontecerá no Euclides
Dourado, vai trazer shows durante os quatro dias do Carnaval, sempre das 15 às
18h. No sábado, dia 2, o show será marcado por artistas que apresentam músicas
pop. No domingo, dia 3, será a vez de curtir apresentações da Música Popular
Brasileira. A população vai poder conferir o autêntico forró pé-de-serra na segunda-feira,
dia 4. A finalização do Parque Musical acontece na terça-feira, dia 5, com um
repertório de Jazz. Para tornar ainda mais atrativa a folia, a Feira no Parque
será realizada, com destaque para a comercialização de artesanato, plantas e
gastronomia diversificada durante os dias de folia.
FOLIA, FREVO E ALEGRIA – O primeiro bairro a receber a festa será o
Magano, que terá shows a partir das 14h do domingo, dia 3, com a cantora
Nathalia Viana; Escola de Samba Unidos de Santa Terezinha e Léo Banda Show. Um
desfile com integrantes dos Centros de Referência em Assistência Social
(Cras’s) Heliópolis e do município de Iati, em parceria com a Orquestra Boneco
Doido, também promete animar o público. Quem encerra a programação do local é a
cantora Carla Marques.
Já na segunda, dia 4, a partir
das 14h, será de festa no bairro Boa Vista com o grupo Frevarte; a apresentação
“O Som dos Tambores”, comandada por Herick Faustino; Axé Retrô e Legião
Brasileira do Samba. A terça de Carnaval começa às 14h, no mesmo bairro, com o
Grupo Ousadia, Escola de Samba Unidos de Santa Terezinha, Afrofênix, desfile
com integrantes dos Cras’s Heliópolis e do município de Iati e Orquestra Metais
no Frevo. A cantora Belinha Lisboa será a última atração do polo.

ENCONTRO CULTURAL CORDAS, FLORES, CORES E POESIA — Já o Parque
Ruber Van Der Linden, conhecido como Pau Pombo, também contará com programação
gratuita. A primeira edição do Encontro Cultural Cordas, Flores, Cores e Poesia
terá início no sábado, dia 2, e trará muita poesia, música e artes plásticas. O
evento acontece das 11 às 19h e segue até a terça-feira, dia 5.
BLOCO DAS VIRGENS — O tradicional Bloco das Virgens dará início a
temporada de Carnaval nessa sexta-feira, dia 1ª, com muita criatividade e
irreverência. Criado há 38 anos, o bloco se concentrará a partir das 20h, na Avenida
Rui Barbosa e depois segue em direção a Praça Mestre Dominguinhos. A folia
ficará por conta da banda James Bonde.
PROGRAMAÇÃO ALTERNATIVA — Ainda na programação das prévias
carnavalescas, o Bloco Camisa Azul, criado por moradores do bairro Magano, irá
comemorar seus 40 anos de criação também nessa sexta-feira, dia 1º, a partir
das 19h. Para quem quiser outra opção, além da programação tradicional, o Carnamotofest
vai trazer shows de rock entre os dias 2 e 5 de março, a partir das 17h. O
evento acontece na Praça Coronel Antônio Víctor, próximo a Praça Mestre
Dominguinhos. (Com informações e imagens
de
Daniela Batista/SECOM/PMG)



 
“Considero que as aulas do Curso foram importantes
para minha aprovação!”. A afirmação é da jovem Ysanne Mayara, de 25 anos, que
vai cursar Agronomia, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Ela
se refere às aulas preparatórias gratuitas para o ENEM 2018, realizadas através
de uma parceria entre o Governo Municipal de Garanhuns; Colégio Diocesano e a
Associação dos Ex-Alunos do Colégio Diocesano.
Além de Ysanne Mayara, o jovem Igor Gabriel, de
apenas 17 anos, também considera que as aulas vivenciadas nas instalações do
Colégio Diocesano foram importantes para que conseguisse nota suficiente para
seu ingresso no curso de Engenharia Elétrica do IFPE/Garanhuns. Ele também conseguiu
a pontuação necessária para ingressar nos cursos de Agronomia e de Engenharia
de Produção. “Fiz o ensino médio no CERU e as
aulas desse Curso também foram importantes na minha preparação”, pontuou Igor,
que reside no bairro do Magano.
Depois de ter cursado o Ensino Médio na Escola de
Aplicação Ivonita Guerra, da UPE, Ysanne, também moradora do Magano, que se
desdobra entre os estudos e o sacerdócio de mãe da pequena Maria Luíza (Malú),
de apenas dois aninhos, ainda aguarda com expectativa o resultado do curso de Administração,
da AESGA. “Acredito que também passei nesse curso”, registrou Ysanne Mayara,
que já decidiu a opção pela UFRPE.
O Curso Preparatório para o ENEM integra o projeto
Preparando o Futuro, idealizado pela Secretaria Municipal de Juventude,
Esportes e Lazer, e possibilitou a oferta de aulas semanais nas disciplinas de
Redação, Língua Portuguesa, Química e Física. “Contamos com os professores
Erivaldo Pinheiro; Bruno Fernandes; Joyce Cardoso e Mário Bernardino,
todos que integram os quadros do Ensino Médio do Colégio Diocesano. Assim como
em 2017, quando também contamos com alunos ingressando em Universidades,
promovemos encontros voltados à retirada de dúvidas, bem como para repassar
aquelas dicas tão importantes na preparação final do ENEM”, registrou o
secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio, que coordena o
projeto Preparando o Futuro.

AMPLIAÇÃO DA
AÇÃO –
A
expectativa é que neste ano de 2019, a parceria entre o Governo Municipal e o Colégio
Diocesano seja ampliada, com a oferta de novas disciplinas e uma duração maior
da preparação, que deve se estender entre os meses de agosto e novembro. “Vamos
conversar nesse sentido, para que novos jovens possam nos trazer boas notícias
como essas de Igor e Ysanne”, complementou o Diretor do Colégio Diocesano, o Padre
Marcos André.


 
A Prefeitura de Capoeiras promove
no próximo dia 28 deste mês, um Leilão de Veículos, Equipamentos e Materiais de Sucata. A empresa Lance Certo é a responsável pela
realização do Leilão.

A Ação acontecerá na Garagem da Prefeitura, a partir das
10h
. No total são 11 (onze) lotes que
incluem:
quatro ônibus; uma Fiat Ducato; um Trator
de Esteira e materiais de sucata. Os lances iniciais
variam entre R$ 500 e R$ 45.000.
Os interessados podem clicar AQUI para conferir informações
e imagens dos Veículos, Equipamentos e Materiais de Sucata a serem leiloados.




O Exército Brasileiro, por meio do Comando da 7ª Região Militar, que abrange os
Estados de Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas divulgou a
abertura de três Processos Seletivos destinados a contratação de pessoal para a
atuação em suas Unidades por tempo determinado.  
Os níveis de instrução exigidos são  médio/técnico ou superior.
Dos três processos, dois reservam vagas para o 71º BI Mtz, sediado aqui em Garanhuns.
As vagas são de Oficial Técnico Temporário, no segmento de Enfermagem de Auditoria.
Também há cinco vagas de Cabo Temporário, na função de Motorista com habilitação
nas categorias D ou  E. Em ambas as seleções há Cadastro de Reserva.
O salário para Oficial Temporário é de R$ 6.993,00. Já os Cabos Motorista
vão receber a  remuneração de R$ 2.627,00. Os candidatos serão
classificados por meio de Avaliação Curricular; Entrega de Documentos; Inspeção
de Saúde; Exame de Aptidão Física e Seleção Complementar para Incorporação. As Inscrições
são recebidas até às 11h, do dia 1º de março de 2019. Confira os links dos Editais abaixo:
– Edital nº 01/2019: Oficial Técnico Temporário – OTT
– Edital nº 02/2019: Sargento Técnico Temporário – STT
– Edital nº 03/2019: Cabo Especialista Temporário – CET

Com Informações do Portal V&C Garanhuns




Com o objetivo de levar ações
de cidadania e saúde para a população de Garanhuns, o Sesc/Garanhuns realiza
uma série de ações gratuitas nesta quinta-feira, dia 21. A programação começa
às 9h e segue até as 12h, no bairro Vale do Mundaú. A expectativa da
organização é que sejam feitos 300 atendimentos. O projeto terá, ainda, outras
três edições nas comunidades de Massaranduba, Manoel Camelo e Parque Fênix,
respectivamente, nos dias 27 de março; 30 de abril e 22 de maio.
Na programação, está a oferta
de serviços de aferição de pressão arterial, exames de glicemia, tipagem
sanguínea, corte de cabelo, avaliação física e nutricional, orientação sobre
saúde bucal, teste de acuidade visual, corte de cabelo, manutenção de óculos,
orientação sobre Cadastro Único, passe livre, Benefício de Prestação Continuada
(BPC), Carteira do Idoso, roda de leitura e degustação de receitas feitas a
partir de reaproveitamento de alimentos.

“Queremos prestar esse serviço
à população com o intuito de promover a qualidade de vida para todos”, afirma a
gerente do Sesc/Garanhuns, Ivânia Barros. O projeto é realizado em parceria com
o Senac, Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, Óticas Diniz,
Lagam e Associação Comunitária do Vale do Mundaú.


 
O Jornalista, Radialista e Escritor Aurimar Ferreira
lançará um novo Livro. Trata-se da terceira edição de “Timidez. Não a deixe Falar
por Você”. O Evento de lançamento acontecerá hoje, dia 21, a partir das
20h, na Câmara de Vereadores de Garanhuns.


O Livro reúne relatos de pessoas comuns, artistas,
políticos, empresários, esportistas e do próprio Autor de como superaram a
timidez. A Obra, além de poder ser usada como uma “guia” para levar as pessoas
a superar a timidez, também pode vir a ser a solução para quem convive com o
problema. Lançado em outubro de 2010, pela Exterior Editora, “Timidez. Não a deixe
Falar por Você” já foi divulgado em vários estados brasileiros e também na Itália.
“Esse trabalho é resultado de experiências vividas por mim, que me defino como um
ex-tímido crônico. Perdi inúmeras oportunidades na vida devido a minha timidez
e agora mostrarei, através do livro, que é possível conviver com o problema”,
ressalta o Escritor.

Atualmente na Rádio Jornal Garanhuns, Aurimar atua há
mais de 20 anos na área de comunicação, com passagens por rádios, jornais,
revistas, Assessoria de Imprensa e em Instituições de Ensino. Ele também
ministra palestras e cursos de Expressão Verbal/Desinibição ao Falar em Público.
“Timidez. Não a deixe Falar por Você” está a disposição do público para
comercialização nas bancas de revistas ou através do e-mail:
[email protected].
 


 
O Prefeito de Caetés, Armando Duarte (PTB), convocou os primeiros candidatos
aprovados no Concurso promovido naquele Município em Outubro de 2018 e
homologado no último mês de Janeiro.
Foram convocados candidatos para os cargos de Assistente Administrativo
Educacional; Auxiliar de  Serviços Educacionais; Professor de Magistério; Pedagogia;
Português; Geografia; Matemática; Historia; Ciências e de Educação Física.

A relação de todos os convocados está publicada no Diário Oficial dos
Municípios de hoje, dia 19. Também está publicada, na mesma edição, uma nova
relação de homologação do Certame, agora incluindo os candidatos aprovados fora
das vagas.
Para conferir a relação dos
nomeados, clique AQUI, acesse o Diário Oficial dos Municípios do dia 19 de
janeiro e confira a partir da página 20.
(Com informações do Portal V&C
Garanhuns.
CONFIRA)


 
Apesar da antiga promessa de diminuir as despesas com aluguéis de
delegacias, a Polícia Civil de Pernambuco continua gastando cifras milionárias
anualmente. No total, 111 imóveis estão alugados no Estado. Somados, custam R$
411.339,15 aos cofres públicos todos os meses. Isso significa que quase R$ 5
milhões são gastos por ano. Os dados foram obtidos pelo 
Ronda JC por meio da Lei de Acesso à
Informação.
No bairro de Afogados, Zona Oeste do Recife, fica o imóvel mais caro
pago pela Polícia Civil. O Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais
(Depatri) – que abriga as delegacias de Roubo e Furtos, Roubo e Furto de
Veículos, Roubo de Cargas e a de Repressão ao Estelionato – custa mensalmente
R$ 114.856. Ou seja, quase R$ 1,4 milhão por ano. O valor do aluguel do Depatri
aumentou quase R$ 300 mil anuais na gestão do delegado Joselito Kehrle. Até
2017, o pagamento mensal custava R$ 96,8 mil. Um levantamento do Sindicato dos
Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) denunciou que pelo menos 14 imóveis alugados estavam
com os pagamentos atrasados.
 
SEM RESPOSTA – Ainda no mês
de dezembro, a Polícia Civil alegou que vinha diminuindo os gastos com
aluguéis, devolvendo imóveis e adquirindo outros por meio de parcerias com o
Poder Judiciário e com as prefeituras. Dezessete imóveis teriam sido devolvidos
em 2018, segundo a assessoria. Durante dois meses, o 
Ronda JC enviou inúmeros e-mails solicitando a
lista dessas delegacias que teriam mudado de endereço, mas até a manhã desta
segunda-feira, dia 18, nenhuma resposta foi dada.
DELEGACIAS SEM DELEGADOS – Enquanto o Governo do Estado investe R$ 5
milhões por ano com aluguéis de delegacias, 29 delegacias não contam com
delegados titulares, o que dificulta as investigações e conclusão de inquéritos
em andamento. O maior problema está nos municípios do Interior de Pernambuco. Como
solução e para diminuir os prejuízos à população, que está refém do medo, a
Polícia Civil determinou que delegados de outros municípios acumulem as
delegacias. Na prática, há mais de dez profissionais que trabalham em dois
municípios, por exemplo.
(Com informações
do Ronda JC/JC Online. CONFIRA)