BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
A Polícia Civil realizou nessa sexta-feira, dia 28, a devolução de 324
aparelhos de telefones que foram roubados e furtados na Região
Metropolitana do Recife. As entregas foram realizadas pela Operação ‘Delivery’,
na Sede Operacional da Polícia Civil, na Rua da Aurora, no bairro de Santo
Amaro, na área central do Recife.  
De acordo com as informações, os aparelhos foram recuperados em ações
dos policiais e estavam distribuídos em todas as delegacias do Grande
Recife. Os suspeitos que foram abordados com celulares roubados podem ser
indiciados por roubo ou receptação de objeto roubado. Os donos dos
celulares foram localizados através do cadastro do programa Alerta Celular, da
Secretaria de Defesa Social (SDS), que foi lançado em 2017 e pela parceria com
as operadoras de telefonia. 
“É importante que a população acredite no trabalho da Polícia e cadastre
o seu telefone no programa”, afirmou Joselito Amaral, chefe da Polícia
Civil. “Essa é uma pequena mostra da quantidade de aparelhos celulares que
estão hoje nos cartórios da delegacia, recuperados através de um intenso
trabalho investigativo”, contou. 
PROGRAMA ALERTA CELULAR – O cadastro do IMEI do seu celular deve ser feito antes de qualquer
ocorrência no site da SDS (www.sds.pe.gov.br),
no campo ‘Alerta Celular’. O Celular será entregue a Vítima do roubo ou furto
após receber um e-mail da pasta ou uma ligação da Polícia Civil sobre a
recuperação do aparelho. O IMEI do celular é um número
de identificação do aparelho e cada um tem um número exclusivo,
assim como chassi dos veículos. Para descobrir o IMEI do celular
basta digitar: *#06# e o número irá aparecer na tela. Em seguida, é só
cadastrar o número no site da SDS. (Com
informações do
JC Online.
CONFIRA)

 
Diferentemente do
enfrentamento anterior, que ocorreu na última terça-feira, dia 25, na TV
Jornal, quando todos os candidatos praticamente uniram-se para confrontar o Governador
Paulo Câmara (PSB), o debate que ocorreu na TV Clube ontem a noite, dia 28, mostrou-se
mais equilibrado, com questionamentos mais distribuídos de um candidato para o
outro.

Além de Paulo e Armando,
participaram Maurício Rands (PROS), Dani Portela (PSOL) e Julio Lossio (Rede).
Lossio, no primeiro debate televisivo do qual participou desde o início da
campanha eleitoral, alfinetou todos os demais candidatos e fez promessas
ousadas, como reduzir em 80% o índice de homicídios do Estado, garantindo que,
se isso não ocorrer no primeiro ano do seu governo, promoverá um
“autoimpeachment”.
Paulo Câmara tentou ao máximo
evitar o confronto direto com Armando, direcionando suas perguntas aos demais
participantes do debate. Quando criticado por alguma ação de Governo, recorreu
à exposição de números e de dados e à desqualificação dos concorrentes,
afirmando que eles não têm experiência na administração pública.

Armando, por sua vez, usou
todas as oportunidades que teve para, além de apresentar suas propostas,
criticar o principal oponente. “Hoje (ontem), pudemos confrontar propostas,
projetos e duas visões: a da propaganda, a desse mundo oficial, que falseia,
que mente; e a realidade de Pernambuco, que nos coloca um quadro de dificuldade
em várias áreas muito sensíveis”, disparou Monteiro, 
que num determinado momento
do Evento, emendou: “você votou em mim, Paulo, em 2010, ao não ser que você
tenha acatada a orientação do seu Chefe na época”, referindo-se ao fato de ter
sido apresentado (Armando), como candidato ao Senado por Eduardo Campos, nas
eleições de 2010.
 Clique AQUI para assistir ao Debate na Integra.


Amanhã, dia 30,
tem Corrida de Rua aqui em Garanhuns. Trata-se da 1ª Corrida de Aniversário do
Grupo Amigos que Correm, competição que conta com o apoio do Governo Municipal
de Garanhuns, através da AMSTT, e das secretarias de Turismo e Cultura;
Juventude, Esportes e Lazer e da Secretaria de Saúde.

A largada está
prevista para as 8h, defronte ao Parque Euclides Dourado. “Além da Corrida com
estrutura de staff e ambulância, teremos uma série de atrações e serviços.
Destaque para uma aula de Dança com Pabinho; DJ; Chuva de Prata; Bolhas de
Sabão; Salão de Beleza; Massagem; Serviços de Fisioterapia e de uma tenda com
produtos Fit”, pontua Vanessa Bezerra, que preside o Grupo Amigos que Correm, promotor do Evento.


A entrega dos
Kits que começou ontem, dia 28, segue hoje, sábado, dia 29, das 13 as 17h, na
sede da Secretaria de Juventude, Esportes e Esportes, que fica localizada no
Parque Euclides Dourado. É necessário entregar um quilo de ração para gatos ou
cachorros no ato de entrega do Kit. O evento também conta com o apoio da
Unopar/Garanhuns e o patrocínio de Empresas Locais.



 
A pesquisa Datafolha divulgada na noite desta sexta-feira, dia 28, indicou
um cenário semelhante ao levantamento anterior, de 20 de setembro, com o Governador
Paulo Câmara (PSB), que busca a reeleição, na liderança na disputa ao Governo
de Pernambuco. O socialista possui 38% das intenções de voto, enquanto o seu
principal adversário, o senador Armando Monteiro (PTB) apresentou 30%. 
O Socialista conseguiu ampliar a diferença em relação a Armando, que no
último levantamento era de três pontos percentuais, configurando empate
técnico, e agora subiu para oito pontos. A margem de erro é de três pontos para
mais ou para menos. 
Os demais candidatos alcançaram até 3% das intenções de voto. Julio
Lossio (REDE) permaneceu com 3%, Maurício Rands (PROS) oscilou positivamente de
2% para 3% e Dani Portela de 1% para 2%. Simone Fontana (PSTU) e Ana Patrícia
Alves (PCO) seguiram com 1% cada. Os votos brancos e nulos somam 16% e os que
não sabem ou não opinaram correspondem a 6%. 
 

REJEIÇÃO – No quesito rejeição, quando é perguntado ao
eleitor em qual(is) candidatos o eleitor não votaria de jeito nenhum, Dani
Portela lidera com 31%, seguida de Julio Lossio (31%), Paulo Câmara (31%),
Simone Fontana (31%), Armando Monteiro (30%), Ana Patricia Alves (29%) e Maurício
Rands (29%). Os que rejeitam todos os candidatos ou não votariam em nenhum são
9% e os que votariam em todos ou não rejeitam nenhum correspondem a 2%. Os que
não sabem são 6%. 
SEGUNDO TURNO – Em um eventual segundo turno, Paulo
Câmara possui 43% das intenções de voto e Armando Monteiro, 38%. Os votos
brancos e nulos somam 16% e os que não sabem ou não opinaram são 3%. 
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo. Ela foi realizada entre os dias 26 e 28 de setembro e ouviu 1.302 eleitores de 55 Municípios de Pernambuco. O nível de confiança é de 95%, ou seja, há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem a realidade. (Com informações do JC Online. CONFIRA)

 
O Facebook anunciou nesta sexta-feira, dia 28, que até 50 milhões de
contas foram violadas em uma falha de segurança explorada por hackers. A
grande rede social disse que ficou sabendo nesta semana do ataque que permitiu
aos hackers roubar “tokens de acesso”, o equivalente a chaves
digitais que permitem que eles acessem suas contas.
“Está claro que os invasores exploraram uma vulnerabilidade no
código do Facebook”, disse o vice-presidente de gerenciamento de produtos,
Guy Rosen, em um post de blog. “Corrigimos a vulnerabilidade e
informamos à polícia”. O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, disse que
os engenheiros descobriram a violação na terça-feira e a corrigiram na noite de
ontem, quinta-feira, dia 27. “Não sabemos se alguma conta foi mal
utilizada”, disse Zuckerberg. “Este é um problema sério”.

Como precaução, o Facebook está temporariamente retirando o recurso
“ver como” – descrito como uma ferramenta de privacidade para
permitir que o usuário veja como seu próprio perfil aparece para outras
pessoas. O Facebook disse que foi necessária uma “medida de
precaução” adicional para redefinir os tokens de acesso para outras 40
milhões de contas onde o recurso vulnerável foi usado. Isso exigirá que esses
usuários façam login novamente no Facebook. 
(Com informações do JC Online. CONFIRA)

 
O Tribunal de Contas de
Pernambuco (TCE-PE) recomendou a Câmara Municipal de Capoeiras a rejeição de
contas da Prefeita Neide Reino (PSB), relativas ao Exercício Financeiro de 2015.

De acordo com o TCE-PE, a
decisão se deve ao não recolhimento da importância de R$ 741.835,57, referentes
às contribuições patronais devidas ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS).
O valor, de acordo com o Tribunal de Contas, representa 69,46% do total devido
no exercício (R$ 1.067.961,89). Ainda segundo o TCE, a ausência de recolhimento
integral das contribuições previdenciárias colaborou para ocorrência de um
expressivo déficit de execução orçamentária, no valor de R$ 12.784.591,11,
equivalente a 30,49% da receita arrecadada no Exercício.

O Julgamento do Processo TCE-PE
N° 16100060-5 foi realizado pela Segunda Câmara do TCE no último dia 13 de
setembro. O Conselheiro Carlos Porto foi o relator do processo. O Blog do Carlos
Eugênio está a disposição da Prefeita Neide Reino (PSB) para publicar sua versão
quanto aos fatos trazidos a conhecimento público nesta reportagem.
 

A Comissão Permanente de
Concursos Acadêmicos da Universidade de Pernambuco (CPCA/UPE) divulgou, ontem,
dia 27, a concorrência do seu Processo de Ingresso 2019 da Instituição. Os
números referem-se a procura de candidatos por vaga entre cotistas e
não-cotistas (universal). Para esse ano, 11.157 candidatos se inscreveram para
a terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), concorrendo a 1.740
vagas, de 54 cursos de graduação distribuídas em 11 campi, distribuídos nas
regiões Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul, Agreste e Sertão.

O curso de Medicina, ofertado
no campus da UPE em Serra Talhada, é o mais concorrido do SSA 3 da UPE, no
sistema universal, com 39,75 candidatos na disputa de uma vaga. Em segundo
lugar vem medicina em Garanhuns, com 30,75 candidatos por vaga e, em terceiro,
o bacharelado em engenharia da computação, no campus Benfica, com 20,88. No Sistema
de Cotas o mais disputado foi o curso de odontologia, em Arcoverde, com 32
feras concorrendo a uma vaga, seguido do curso de enfermagem no campus de
Petrolina com 28,50 candidatos por vaga e, em terceiro, o de psicologia no
campus de Garanhuns com 18,50.

O presidente da CPCA/UPE, professor Ernani Martins, lembrou que os candidatos
devem ficar atentos ao período de divulgação do cartão informativo contendo os
locais de prova, que serão liberados a partir do próximo dia 5 de novembro. O
documento poderá ser emitido através do endereço: http://processodeingresso.upe.pe.gov.br.

NOVIDADE: A novidade do Processo
deste ano foi a criação dos cursos de Engenharia de Software, ofertado no
campus de Garanhuns, e Administração, no campus Mata Sul (Palmares). As provas
da 3a fase do SSA serão realizadas nos dias 18 e 19/11 pela manhã. Já as provas
da 1a e 2a fases da seleção acontecem nos dias 02 e 03/12, pela manhã e a
tarde, respectivamente. Outras informações através dos telefones: (81)
3183-3660 e 3183-3791, no e-mail: [email protected] ou ainda no
endereço eletrônico: http://processodeingresso.upe.pe.gov.br.
(Com Informações do Diário de
Pernambuco. CONFIRA)


 
Para garantir o direito à liberdade de expressão e manifestação do
pensamento no ato público marcado para amanhã, dia 29, intitulado Mulheres
contra Bolsonaro, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à
Polícia Militar de Pernambuco que os Militares façam o uso eventual da força em
conformidade com os princípios da legalidade, necessidade, razoabilidade e
proporcionalidade.

A recomendação, que foi acatada pelo Comando Geral da PM, destaca que,
no ato público suprapartidário, os PMs devem, a fim de evitar a consequente
responsabilização administrativa, civil e criminal, atuar adequadamente na
eventual utilização da força e no emprego de instrumentos de menor potencial
ofensivo. “Deve ser, nos limites da lei, assegurada a todas as pessoas
participantes do referido ato público a liberdade de expressão e manifestação
do pensamento, sem sofrer nenhum tipo de violência ou embargo perpetrada por
particulares e/ou agentes públicos”, considerou o promotor de Justiça Westei
Conde y Martin Junior.

O Promotor entendeu pela necessidade de expedir recomendação em virtude
da proximidade das Eleições Gerais 2018 e o acirramento de ânimos entre
parcelas da população, por conta de suas preferências eleitorais, podendo
resultar em provocações, intimidações e outros atos de violência.

 
Essa é destaque no Portal Agreste Violento:
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) divulgou nessa
quinta-feira, dia 27, o resultado do Recurso Impetrado pela Assessoria Jurídica
do candidato a Deputado Estadual
do
ex-prefeito de Águas Belas
, Genivaldo
Menezes (PCdoB). Segundo a Assessoria, por unanimidade, foi decidido que
Genivaldo está apto a concorrer às eleições do próximo dia 7 de outubro.
“Agradeço primeiramente a Deus e a minha Assessoria Jurídica, que
esteve ao meu lado todo o tempo buscando que a justiça fosse feita. Vamos à
vitória no dia 7 de outubro”, registrou Genivaldo, que garantiu que vai intensificar
a Campanha nos municípios de Águas Belas (sua principal base eleitoral), Garanhuns,
Bom Conselho, Iati, Itaíba, Petrolândia e Canhotinho, entre outros.

Genivaldo teve o registro impugnado no inicio deste mês, após o TRE acolher
uma recomendação do Ministério Público Eleitoral, sob o argumento de que Câmara
Municipal de Águas Belas rejeitou as contas relativas ao seu mandato de
Prefeito. Ele teria sido alcançado pela Lei da Ficha Limpa.

PROPOSTAS PARA O AGRESTE – “A principal proposta de Genivaldo é a defesa
da Adutora do Agreste que levará água para os Municípios que dependem da
conclusão da obra. Entre as propostas apresentadas por Genivaldo também estão
temas como agricultura familiar; turismo no interior do Estado; fortalecimento
da cultura indígena e quilombola; engajamento em ações que beneficiem a
bacia leiteira; recuperação e proteção de sítios arqueológicos com pinturas
rupestres e iniciativas voltadas à empregabilidade dos jovens”, pontua a
assessoria do Candidato em material distribuído a Imprensa e publicado no
portal Agreste Violento.

O conceito da Magia do Natal
2018 foi apresentado ao público na noite dessa quinta-feira, dia 27, com
apresentações da Orquestra Manoel Rabelo e da cantora Andrea Amorim, além da
encenação sobre o Natal e uma grande homenagem aos artesãos que produzem a
decoração do Evento. A cerimônia ocorreu no Teatro Luiz Souto Dourado do Centro
Cultural Alfredo Leite Cavalcanti e contou com a presença do Prefeito Izaías
Régis, do vice-prefeito Haroldo Vicente, vereadores, secretários, empresários e
a sociedade garanhuense. A Magia do Natal irá abrilhantar a cidade entre os
dias 16 de novembro a 31 de dezembro — com decoração até 6 de janeiro.

Os principais homenageados da
noite foram os artesãos que fazem parte do processo de ornamentação da Cidade.
A formatação do projeto de decoração é idealizada e executada pela equipe da
Secretaria de Turismo e Cultura e pelos artesãos da Associação da Casa do
Artesão. O Evento, que já se consolidou no calendário turístico da Cidade, une
a decoração de ruas, avenidas e praças, e as apresentações realizadas nos mais
variados polos do evento. Este ano, são quase cem pessoas, que estão
trabalhando para trazer ainda mais brilho para a Cidade.


“Os artesãos e a equipe da
Secretaria de Turismo e Cultura já vêm trabalhando há algum tempo, com muito
amor e dedicação para transformar Garanhuns em um lugar mágico. A Magia do
Natal é sucesso todos os anos, porque a equipe veste a camisa. A marca foi
lançada antecipadamente para que os empresários da cidade tenham tempo hábil
para se organizar, para que possamos abrilhantar cada vez mais nossa cidade.
Iremos continuar o grande trabalho que, graças a Deus, tive o privilégio de
trabalhar e aprender com Michele Régis, Socorro Régis, Gerlane Melo, do Sebrae
e antiga secretária de Turismo, e Cirlene Leite, antiga secretária de Cultura,
nos anos anteriores nesse projeto idealizado pelo nosso prefeito Izaías Régis.
A ele também o meu muito obrigada pela confiança. Foi dada a largada para a
Magia do Natal 2018”, enfatiza a secretária de Turismo e Cultura, Neile Barros.

A cerimônia de divulgação
contou com a encenação da peça “O verdadeiro sentido do Natal”, protagonizada
por a contadora de histórias da Biblioteca Ler É Preciso, Jackelinne
Brasileiro, e as crianças do Centro de Referência em Assistência Social
(Cras’s) dos bairros Magano e Boa Vista. A peça também explorou o tema de
inclusão social ao ter uma criança cadeirante como atriz. A cantora garanhuense
Andrea Amorim cantou três canções inéditas, compostas  especialmente para o  evento. Ela foi acompanhada pelo músico e
produtor Aldecy Souza.

Este ano, diversos pontos da Cidade
receberão decorações e atrações direcionadas para todos os tipos de públicos,
incluindo apresentações musicais e contações de histórias. Todas as peças estão
sendo confeccionadas por artesãos locais, trabalham diariamente para garantir a
qualidade de cada peça. A decoração ficará instalada na cidade até dia 6 de
janeiro, quando é comemorado o Dia de Reis. Em 2017, o Natal em Garanhuns —
desde 2013, recebia o nome de Natal Luz — passou a ser chamado de “A Magia do
Natal”.

“A nossa expectativa para esta
edição é ainda maior, pois o Natal tem gerado novos empregos e aumentado a
circulação econômica no Município. Os investimentos dos hotéis, restaurantes e
atrativos nesses segmentos já começaram e as perspectivas são excelentes para a
economia local. Esperamos muitas pessoas em todos os dias do maior Natal do
Norte e Nordeste e um dos maiores do Brasil”, registrou o Prefeito Izaías Régis
(PTB), ao discursar durante o Evento.

PROGRAMAÇÃO — As apresentações acontecerão em 10 bairros e nos três
distritos de Garanhuns como atividade itinerante do evento; e em frente à
Prefeitura nas sextas-feiras, sábados e domingos do período. Os desfiles de
Papai Noel, um dos marcos da festa, permanecem pela avenida Santo Antônio, área
central da cidade, nos sábados e domingos. Ao todo, serão mais de 40 dias de
apresentações culturais em toda a cidade. 
Os desfiles do Papai Noel somam mais de 10 momentos incríveis de
encantamento.

O Palco Prefeitura, instalado
na avenida Santo Antônio, em frente ao Palácio Celso Galvão, receberá nomes
nacionais como Guilherme Arantes, Quinteto Violado, The Fevers, Renata Arruda,
Joanna, The Rossi, Gilliard, Orquestra Super Oara e Agnaldo Timóteo. A grade
completa que deve ser divulgada no próximo mês, tem em sua maioria artistas e
grupos garanhuenses. (Com informações de
Daniela Batista e Jacqueline Menezes/imagens de Camila Queiroz/SECOM/PMG)