BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 
Ao longo dos anos, o Prefeito
de Lagoa do Ouro, Marquidoves Vieira Marques, vem preparando o Município para
se tornar sustentável no quesito abastecimento d´água. E vem conseguindo. Hoje,
mais de 90% da zona rural de Lagoa do Ouro, inclusive o distrito de Igapó e o
povoado de Campo Alegre, contam com água encanada, sem que os seus moradores
tenham que pagar qualquer valor pelo benefício.
Barragem da Cova Triste
Bombeada da Barragem da Cova
Triste, localizada no município de Correntes e distante 13km de Lagoa do Ouro,
a água vai até a Estação de Tratamento D´água, a popular Caixa D´água,
localizada no bairro São Cristóvão. De lá, o líquido é distribuído por 11 redes
de abastecimento, que bombeiam a água da Cidade até as Localidades Rurais.
“Através de um sistema adutor moderno e que constantemente recebe manutenções,
chegamos a abastecer localidades com até 15km de distância da sede do
Município”, pontua o Prefeito Marquidoves, que complementa: “juntos, nossos
reservatórios têm capacidade de acumular cerca de 200 mil litros d´água. Trata-se
de um sistema de responsabilidade da Prefeitura, por isso quem recebe a água
não tem que pagar nada por ela”, chama a atenção o Prefeito.
Barragem do Distrito de Igapó
Vale registrar que o distrito
de Igapó é abastecido d´água por uma Barragem localizada em suas proximidades e
o povoado Campo Alegre recebe água da Barragem do Sítio Serra Grande. “Nessas
duas localidades, a população também conta com água encanada e não paga pelo
consumo”, acrescenta a secretária de Agricultura e Assistência Social,
Vanderléa Nascimento, que faz uma constatação: “Lagoa do Ouro só tem água hoje,
primeiramente, graças a Deus, e porque o Prefeito Marquidoves pensou no futuro
e construiu barragens lá atrás, inclusive a do Sítio Chiqueiro, que atendeu 50%
do Município no período da Seca, e a Barragem do Sítio Riacho da Palha, que é
administrada pela Compesa e abastece a Cidade, mas que também foi construída
pela Prefeitura”, observa a Secretária, que complementa: “também foram
construídas centenas de Barragens nas propriedades, atendendo aos agricultores
e pecuaristas de todo o Município”.

Barragem do Povoado de Campo Alegre
AÇÕES EMERGENCIAIS DURANTE A
SECA –
“Na seca que enfrentamos, se não fosse a ação da Prefeitura, teríamos
vivenciado a morte de muitos animais e a população teria sofrido muito”. A
constatação é da secretária Vanderléa Nascimento. É que de acordo com a titular
da pasta de Agricultura e Assistência Social, se não fosse o trabalho da
Prefeitura, que atuou em diversas frentes, usando carros-pipas, caminhões,
caçambas a até tratores, num trabalho realizado 24 horas por dia, o Município
teria ficado totalmente desabastecido.
Barragem do Sítio Chiqueiro
“As barragens secaram e foi
preciso usar a água da barragem do Sítio Coruja e, principalmente da barragem
do Sítio Chiqueiro para abastecer praticamente todo o Município. Também
utilizamos poços artesianos, que foram arrendados (em Campo Alegre) e
perfurados (nos sítios Labirinto e Coruja) para auxiliar o abastecimento. Além
das localidades rurais, do povoado Campo Alegre e do distrito de Igapó, também
reforçamos o abastecimento da Cidade aos sábados e domingos. Foi um período
muito difícil, em que tivemos que recorrer até a Barragem do Cajueiro, em
Garanhuns, quando a Prefeitura teve que comprar água para não deixar a nossa
população desabastecida”, relembra o Prefeito Marquidoves.

Barragem do Riacho da Palha
“Foi um verdadeiro mutirão,
quando usamos reservatórios de diversos tipos para levar água até a nossa
população. Foi sofrido, mas graças ao trabalho do Prefeito Marquidoves e da
nossa equipe, conseguimos superar a seca e ainda hoje, atendemos algumas
localidades de Igapó e de Campo Alegre com o reforço do carro-pipa”,
complementa Vanderléa Nascimento. 
“Atualmente as barragens de
Lagoa do Ouro encontram-se com bons níveis, inclusive a do Sítio Chiqueiro, que
com cerca de 90% de sua capacidade, segue pronta para abastecer o Município em
caso de novas emergências”, finaliza a secretária Vanderléa Nascimento.

Essa é destaque no Jornal do Commercio:
“Após quatro meses de
investigações, a Procuradoria-Geral de Justiça denunciou o promotor de
Execuções Penais, Marcellus Ugiette pela acusação de corrupção passiva. Outras
19 pessoas de uma mesma quadrilha, entre elas dois advogados e um ex-policial
militar, vão responder pelos crimes de organização criminosa e estelionato.
Ontem à tarde, o desembargador Antônio de Melo e Lima, da 2ª Vara Criminal do
Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), determinou a quebra do sigilo do
processo.
Os 20 réus foram alvos da
Operação Ponto Cego, deflagrada pela Polícia Civil, em 3 de agosto, para cumprir
19 mandados de prisão. O objetivo era desarticular a quadrilha suspeita de
crimes como estelionato, corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de
capital, advocacia administrativa e furto qualificado. No mesmo dia, mandados
de busca e apreensão foram cumpridos na casa de Ugiette e nas duas promotorias
que estavam sob sua responsabilidade.

De acordo com as
investigações, Ugiette teria interferido para que membros da quadrilha que já
estavam presos fossem transferidos para o mesmo presídio. Para a Polícia, o
objetivo do grupo era continuar a prática de crimes. Em troca da suposta
interferência, o Promotor teria recebido dinheiro e presentes. Há um mês ele
está afastado das funções, por determinação da Corregedoria do Ministério
Público. O advogado de defesa, Emerson Leônidas, confirmou que Ugiette foi
denunciado pelo crime de corrupção passiva, mas, segundo ele, por outro motivo.
“Foi por causa de um empréstimo pelo qual ele pagou mais de R$ 1 mil. Essa foi
uma justificativa para a sociedade, já que não puderam provar que ele
participou de qualquer organização criminosa. Disso, ele foi inocentado.” 
Relatório da Polícia Civil
enviado em maio ao TJPE classificou o promotor como “braço forte” de grupos
criminosos. Ugiette teria sido citado em escutas telefônicas pelo apelido de
Anjo. Como tem foro privilegiado, foi investigado pelo Grupo de Apoio
Especializado de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do MPPE. Em depoimento,
que durou mais de dez horas, negou as acusações e disse que nunca favoreceu
presos. Ugiette também responde a processo administrativo. Indícios de
irregularidades em processos que estavam sob sua responsabilidade foram
detectados e passam por análise da Corregedoria do MPPE. Um deles se refere a
um homicídio duplamente qualificado, que estava na promotoria desde 31 de maio
de 1999. Após 19 anos, a documentação não havia sido devolvida à Vara
competente para que o Magistrado desse andamento ao caso. A Corregedoria também
verificou que vários processos estão com prazos extrapolados.
Na última segunda-feira,
quatro promotores de Justiça começaram a atuar, nas duas Varas que estavam sob
a responsabilidade de Ugiette. Euclides Rodrigues de Souza Júnior e Clóvis
Alves Araújo assumiram a 54ª Promotoria de Justiça Criminal da Capital. A
portaria determinou que eles atuem até o dia 30 deste mês. Já os promotores
Fernando Falcão Ferraz Filho e Francisco das Chagas Santos Júnior ficaram
responsáveis pela 19ª Promotoria. Eles devem atuar até 31 de março de 2019,
conforme determina a portaria”.
(Com
informações do Jornal do Commercio de 05/09/2018)

 
A Secretaria de Educação de
Garanhuns em parceria com outros Órgãos, dentre eles o 71º BI Mtz, promove nessa sexta-feira, dia 7, o desfile cívico-militar que
homenageia o Dia da Independência. A partir das 8h, cerca de 30 instituições
irão desfilar pela Avenida Santo Antônio.
A solenidade será iniciada a
partir das 8h, com a cerimônia de hasteamento das bandeiras do Brasil,
Pernambuco e Garanhuns, com a presença de autoridades. Às 8h10min, a Banda Manoel
Rabelo irá passar pela Avenida Santo Antônio, abrindo o desfile. Ao todo, serão
40 instituições participantes distribuídas entre escolas públicas, privadas e
outros Órgãos. A revista da tropa Militar, que normalmente ocorre no início do
desfile, só deverá ser realizada após os desfiles cívicos, às 11h.

Já no dia 16, a Secretaria de
Educação irá promover um desfile cívico específico para os alunos do Maternal,
Infantil I e II. O Evento tem o intuito de promover uma maior segurança para as
crianças e acontecerá no Parque Euclides Dourado.
DISTRITOS — Ainda nessa sexta-feira, dia 7, acontece o desfile do
distrito de São Pedro, que terá inicio às 15h. Os demais distritos de Garanhuns
(Iratama e Miracica) receberão as apresentações no dia 9 de setembro, às 9 e
15h, respectivamente. (Com informações
de
Daniela Batista/SECOM/PMG e imagens de Divulgação)

A deputada Estadual Priscila Krause (DEM) utilizou sua conta no Twitter
para questionar a promessa de campanha do Governador Paulo Câmara (PSB) de
conceder um 13º salário aos beneficiários do programa Bolsa Família em
Pernambuco. A parlamentar, que é componente da Comissão de Finanças da
Assembleia Legislativa, afirmou que a Gestão Estadual só oficializou nessa
segunda-feira, dia 3, o calendário de pagamento dos servidores efetivos,
comissionados, aposentados e pensionistas referente ao mês de agosto. Ainda
assim, a liberação ocorrerá apenas no feriado, quando os bancos estão fechados,
dificultando o acesso aos valores e o pagamento de contas atrasadas.
“É preciso que o candidato tenha mais responsabilidade com o que
promete numa campanha eleitoral. Nós já viemos de um processo muito traumático
em dois mil e quatorze, quando o PSB prometeu mundos e fundos ao eleitorado e
não cumpriu praticamente nada”, registrou. A Deputada Estadual afirmou que, ao
contrário dos últimos meses, quando o Governo divulgava o calendário até o dia
31 de cada mês, a Secretaria da Fazenda está atrasando a divulgação mês a mês,
acendendo o alerta sobre as reais dificuldades de caixa do Governo Estadual. No
Governo Anterior, o calendário de pagamentos era anunciado logo no mês de
janeiro.

“A gente está em pleno período eleitoral e está claro que estão
esticando a corda. Quando tentam passar que somos um dos únicos Estados que
pagam em dia, na verdade não trazem a verdade dos fatos. Fizemos um rápido
levantamento e a maior parte dos estados nordestinos inclusive já quitou a
folha de agosto, alguns até já pagaram a primeira parcela do décimo terceiro.
Como parlamentar, é preciso trazer a verdade dos fatos porque a real situação
fiscal de Pernambuco é outra, ao contrário já teriam feito o pagamento como
ocorreu na Bahia, no Ceará e na Paraíba. A mania de fazer promessa baseada em
irrealidades precisa parar”, afirmou.

De acordo com Priscila, tais dificuldades de caixa – em contraponto ao
aumento da arrecadação, fruto de incrementos nas alíquotas de impostos – estão
sendo encobertas pelo Palácio das Princesas. Nas previsões da parlamentar, o
Executivo estadual terminará 2018 com restos a pagar acima de R$ 1,5 bilhão,
estouro do limite máximo de comprometimento da receita corrente líquida com
despesas com pessoal e novo déficit orçamentário. “É nosso papel alertar,
registrar esses dados, visto que na propaganda do PSB cabe tudo”, acrescentou.

O Blog está a disposição do Governo de Pernambuco para publicar a sua versão quanto as posições defendidas pela Deputada Priscila Krause nesta reportagem. 

 
O Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou os resultados
do índice de 2017 e a Rede Municipal de Garanhuns atingiu uma média maior do
que a estipulada para os Anos Iniciais no Índice Anterior. Nos Anos Finais, a
média da Rede Municipal de Garanhuns ficou em 3,7, um resultado 0,3 menor que a
meta projetada, que era de 4,0. O Índice de Desenvolvimento de Educação Básica
(Ideb) tem o intuito de medir a qualidade do aprendizado nacional e construir
metas para melhoria de ensino, por meio da realização de uma prova que ocorre a
cada dois anos.
Aqui em Garanhuns, a meta
estipulada em 2015 foi de 4,4 para os Anos Iniciais e o resultado, nesse novo
resultado, chegou a 4,7. “É na educação de base, nos anos iniciais, que
começamos a desenvolver o poder que a Educação tem em nossas vidas e no futuro
da sociedade. Estamos contentes com o resultado e iremos continuar trabalhando
para superar novos números”, avaliou a secretária de Educação, Eliane Vilar.
“Nós sabemos que isso também é
resultado de investimento público que conseguimos fazer nos últimos anos. É
preciso reconhecer esse esforço que estamos tendo com os pequenos, com as
futuras gerações, seja na escola ou na creche, é preciso dar infraestrutura
para que as coisas funcionem e o desempenho dos estudantes cresça. Esse
indicador diz muito sobre como estamos trabalhando por esse desenvolvimento”,
chamou a atenção o Prefeito Izaías Régis. (Com
informações de
Daniela Batista/Cloves Teodorico e imagens de Camila Queiroz/SECOM/PMG)

 
Desta terça-feira, dia 4, até
o próximo dia 4 de outubro estão abertas as inscrições para Seleção de Estagiários
de Direito para a Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE). Os estudantes aprovados atuarão na sede
da instituição, no Recife, e nas Regionais de Caruaru, Arcoverde, Petrolina e
na sub-regional de Garanhuns.

Serão oferecidas 29 vagas e
pela primeira vez a seleção será unificada – 
com a realização de provas na capital e no interior pernambucano, para
os inscritos na ampla concorrência e para os estudantes egressos do Ensino
Médio das escolas públicas de Pernambuco. As inscrições custam R$ 40 e os
interessados em participar do certame – 
organizado pelo Instituto
Sustente 
– podem acessar o
endereço 
www.pge.pe.gov.br/?estagios.

A prova da seleção será
aplicada no dia 21 de outubro
 e
contará com 50 questões objetivas de Direito Constitucional, Direito Administrativo,
Direito Financeiro, Direito Tributário, Direito Civil, Direito Processual
Civil, Direito Empresarial, Direito do Trabalho e Direito Processual do
Trabalho. 
Os estudantes selecionados vão cumprir uma jornada de 20
horas semanais,
 com o pagamento de
uma bolsa no valor de R$ 840 + auxílio transporte. O período de estágio é de um
ano, renovável por mais um. 
Clique AQUI
e acompanhe como será feita 
a Distribuição das Vagas. (Com informações da Folha de
Pernambuco. CONFIRA)

AMPLA
CONCORRÊNCIA: 


Recife – 9 vagas + 1 para
portadores de necessidades especiais
Petrolina – 2 vagas
Arcoverde – 1 vaga
Caruaru – 3 vagas

PARA ESTUDANTES DE DIREITO
EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS:


Recife – 10 vagas
Petrolina – 1 vaga
Arcoverde – 1 vaga
Garanhuns – 1 vaga


A Prefeitura de Garanhuns
convocou sete candidatos aprovados no último Concurso realizado pelo Governo de
Garanhuns. Foram convocados dois Agentes Comunitários de Saúde; duas Assistentes
Sociais; um Coveiro; um Procurador e um Psicólogo. As Portarias estão
publicadas no Diário Oficial dos Municípios de hoje, dia 4.
São os seguintes os convocados:
PSF MANOEL CAMELO
109371 JAQUELINE DE BARROS GUEDES 2º
102004 JULIANA RESENDE DE MELO OLIVEIRA 3º
ASSISTENTE SOCIAL
123793 WANESSA
CORDEIRO HOLANDA 19º
118873 DUCIANA
RAIMUNDO MILENO 20º
COVEIRO
110373 TIAGO
HORÁCIO RIBEIRO 3º
PROCURADOR
123449 RAFAEL PONTES DE MIRANDA ALVES 5º
PSICÓLOGO
130855 CLESINETE CABRAL DE ALMEIDA 15º
Os convocados deverão comparecer, impreterivelmente, até o dia 6 de setembro de
2018, das 8h30min às 14h, na
Secretaria de Administração/Departamento de
Recursos Humanos, situado na Avenida Rui Barbosa, nº 1440, Heliópolis, para
realizar o agendamento da data da apresentação dos exames exigidos à Junta
Médica Especial.


O Ministério Público de Pernambuco ingressou na Justiça com ação civil
pública por improbidade administrativa contra o Prefeito de Garanhuns, Izaías
Régis (PTB), pela suposta prática de atos ilícitos no ano de 2014.
De acordo com o texto da ação, o Tribunal de Contas do Estado apontou,
na análise da prestação de contas do Governo Municipal, que o Município descumpriu
a Política Nacional de Saneamento Básico ao se omitir de elaborar o Plano
Municipal de Saneamento Básico; abriu créditos adicionais em percentual
superior ao permitido na Lei Orçamentária Anual; deixou de apresentar
programação financeira e cronograma de desembolsos em conformidade com a Lei de
Responsabilidade Fiscal; promoveu contratações temporárias em excesso, com um
percentual de 76% dos profissionais admitidos no ano de 2014 através desse
expediente, que deveria ter caráter transitório e excepcional.


Em resposta a ação do Ministério Público, a Prefeitura Municipal
de Garanhuns, através de sua Procuradoria, registrou as “alegações se baseiam
apenas em ressalvas contidas na aprovação, por unanimidade, das contas do
prefeito Izaías Régis, relativas ao exercício de 2014, realizadas pelo Tribunal
de Contas do Estado de Pernambuco – TCE, por meios dos seus Conselheiros”.

De acordo com o Promotor
Domingos Sávio “há fortes indícios de
conduta dolosa do demandado, caracterizando violação aos princípios da
legalidade e da moralidade administrativa”, detalhou. Já a Prefeitura, observa que
a ação do MPPE não tem fundamento. “Estamos vivenciando o manejo de uma
ação sem fundamento, considerando que, conforme já declarado e comprovado, a
prestação de contas do exercício de 2014 foi aprovada por unanimidade pelos
Conselheiros do TCE, onde categoricamente afirmaram inexistir dano ou falhas
ilegais, permanecendo apenas falhas formais incapazes de levar à rejeição ou
que caracterizassem qualquer dano ao erário do Município”, pontua trecho da nota
distribuída pela Prefeitura a Imprensa.

Ainda segundo a Prefeitura, caberia
ao Ministério Público “trazer elementos que não deixem dúvida a respeito de que
o agente agiu deliberadamente com dolo (vontade consciente de praticar os atos
estabelecidos nos referidos permissivos legais), o que nem de longe conseguiu
demonstrar nessa Ação Civil Pública, pois claramente é inexistente”, registra a
Nota assinada pela Procuradoria Municipal, que complementa: “temos a clara convicção,
por acreditarmos na Justiça, que a abusividade dessa Ação deve e será rechaçada
pelo Poder Judiciário, tendo em vista que não estão caracterizados nenhum dos
atos que levem à improbidade administrativa como defendido e não comprovado”.
De acordo com o Ministério Público, caso seja condenado, o Prefeito poderá
incorrer nas penalidades previstas na Lei de Improbidade Administrativa, que segundo
o MP, incluem o ressarcimento integral de eventuais danos ao erário; perda da
função pública; suspensão dos direitos políticos por três a cinco anos;
pagamento de multa de até cem vezes o salário de Prefeito; e proibição de
contratar com o Poder Público. Todavia, ainda de acordo com o MPPE, a Justiça
garantirá ao Prefeito a ampla defesa e os recursos a ela inerentes. (Com informações do Portal do MPPE.
CONFIRA)
Clique AQUI para conferir a Nota
da Prefeitura na Integra.

NOTA 
A Prefeitura Municipal de Garanhuns, através de sua Procuradoria, vem se
pronunciar diante das informações do ajuizamento de uma Ação de Improbidade
Administrativa promovida pelo Ministério Público de Pernambuco – MPPE.
Informamos que tais alegações se baseiam apenas em ressalvas contidas na
aprovação, por unanimidade, das contas do prefeito Izaías Régis, relativas ao
exercício de 2014, realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco –
TCE, por meios dos seus Conselheiros.
Temos o maior respeito à instituição do Ministério Público,
principalmente quando é esta a defensora e guardiã da Constituição e dos
Direitos Fundamentais, entretanto, no caso presente, estamos vivenciando o
manejo de uma ação sem fundamento, considerando que, conforme já declarado e
comprovado, no documento anexo, a prestação de contas do exercício de 2014 foi
aprovada por unanimidade pelos Conselheiros do TCE, onde categoricamente
afirmaram inexistir dano ou falhas ilegais, permanecendo apenas falhas formais
incapazes de levar à rejeição ou que caracterizassem qualquer dano ao erário do
município.
Com efeito, é importante observarmos que, para a caracterização das
condutas ilícitas consideradas como sendo de enriquecimento ilícito e ofensa
aos princípios, respectivamente, os artigos 9º e 11° da Lei de Improbidade
Administrativa é essencial a evidência do dolo do agente, ou seja, caberia ao
Ilustre Ministério Público, autor da Ação de Improbidade Administrativa, trazer
elementos que não deixem dúvida a respeito de que o agente agiu deliberadamente
com dolo (vontade consciente de praticar os atos estabelecidos nos referidos
permissivos legais), o que nem de longe conseguiu demonstrar nessa Ação Civil
Pública, pois claramente é inexistente.
Temos a clara convicção, por acreditarmos na Justiça, que a abusividade
dessa ação deve e será rechaçada pelo Poder Judiciário, tendo em vista que não
estão caracterizados nenhum dos atos que levem à improbidade administrativa
como defendido e não comprovado na inicial. Temos certeza e confiança no poder
judiciário que dará a palavra final reconhecendo a inexistência dos atos ditos
ímprobos, por ser o judiciário guardião da verdade e da justiça, o que
consequentemente demonstrará a legitimidade e correção absoluta na conduta do
gestor e defensor deste amado município.

 
O cidadão pode ser “o grande
aliado” do Tribunal de Contas do Estado (TCE) na operação “Tome conta das
eleições”, anunciada ontem pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado
(TCE), Marcos Loreto, e o diretor de Controle Municipal daquela instituição,
Antonio Cabral. A iniciativa tem a finalidade de fiscalizar o gasto público nas
184 prefeituras do Estado para que não haja o chamado “uso da máquina” em prol
de candidatos.
“O nosso objetivo é evitar o
desvio de recursos públicos com vistas ao financiamento das campanhas
eleitorais”, resume Antonio Cabral. No pleito de outubro serão eleitos o
governador, senadores, deputados federais e estaduais. Com a campanha, o TCE
quer evitar que prefeituras banquem algumas despesas para ajudar os candidatos
que estão concorrendo à eleição deste ano. Por isso, o Tribunal ficará de olho,
principalmente, nos seguintes gastos municipais: combustíveis, shows e eventos culturais
– incluindo infraestrutura –, aquisição de material didático, consulta e
assessorias jurídicas e contábeis; doação assistencial, como as de cestas
básicas; medicamentos, transporte escolar, locação de veículos, contratações
temporárias, repasses realizados para organizações da sociedade civil e
convênios realizados com o Fundo Estadual de Apoio aos Municípios (FEM), entre
outros.



O Tribunal já solicitou as
movimentações bancárias aos Municípios. As 184 prefeituras do Estado devem
receber visitas dos 160 auditores da área de fiscalização da instituição este
mês. “É uma atuação preventiva para inibir os excessos. O nosso papel é se
antecipar ao problema”, conta Marcos Loreto. Os administradores municipais que
cometerem irregularidades envolvendo as questões citadas acima poderão ser
multados e responder administrativamente junto ao TCE. De imediato, a
irregularidade será encaminhada ao Ministério Público Eleitoral (MPE). Também
será enviada ao Ministério Público do Estado que pode fazer uma denúncia, caso
julgue pertinente. A operação também tem como parceiros o Tribunal de Contas da
União (TCU), as polícias Civil e Militar e o MPE.
(Com informações do Jornal do Commercio. CONFIRA)


 
O Governo de Lagoa do Ouro
segue investindo em tecnologia para melhor equipar o Hospital Municipal José
Josy Duarte. Recentemente foram adquiridos dois novos aparelhos para o Bloco
Cirúrgico do Hospital: um Carro de Anestesia e um Monitor Multiparamétrico.
O Carro de Anestesia é um
conjunto de aparelhos integrados que servem para administrar gazes durante a
Anestesia Inalatória. É composto por vários sistemas de condução de gases e
monitores para verificar as funções fisiológicas do Paciente a ser anestesiado.
Já o Monitor Multiparamétrico tem como função monitorar o ECG
(Eletrocardiograma); a frequência cardíaca; a pressão sanguínea não invasiva
(pressões arteriais sistólica, diastólica e média), a saturação de oxigênio
arterial funcional e a frequência respiratória.

“Ambos os equipamentos são
utilizados, juntamente com outros, pela equipe de Médicos, Enfermeiros e
Anestesistas que atuam nas intervenções cirúrgicas realizadas no Hospital
Municipal de Lagoa do Ouro. Com isso, estamos tornando os procedimentos mais
rápidos e seguros para os profissionais e, sobretudo, para os pacientes”,
registra a secretária de Saúde, Vanderluce Calado.

CIRURGIAS REALIZADAS – Ainda
de acordo com a Secretária de Saúde, no Hospital de Lagoa do Ouro são
realizados cerca de 80 procedimentos cirúrgicos por mês. Dentre os
procedimentos agendados que são realizados no Hospital José Josy Duarte, estão:
cirurgias para retirada da Vesícula Biliar; Apendicite; Hérnia; Miomas; Parto
Cirúrgico (Cesariana); Laqueaduras; Histerectomia e retirada de Cistos e
pequenos sinais, entre outros.

“Graças às ações do Prefeito
Marquidoves, contamos com um dos Blocos Cirúrgicos mais modernos e bem
equipados da Região, inclusive com estrutura aprovada pela Agência Pernambucana
de Vigilância Sanitária (APEVISA) e cumprindo todas as normas do Ministério da
Saúde. Toda essa qualidade nos possibilita atender a demanda da população do
Município com eficiência”, finaliza a secretária Vanderluce Calado.