BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020

O estudante Augusto Sérgio Belarmino Leite, da Escola Estadual Professora
Elvira Viana, recebeu a medalha de ouro durante a solenidade de premiação da Olimpíada
Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBEMP), que aconteceu no último
dia 14, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Augusto esteve acompanhado da gerente
da GRE, do Agreste Meridional, a professora Adelma Elias (imagem acima).

Com 13 anos de idade, o estudante do 8º ano do Ensino Fundamental,
conseguiu se destacar entre 18 milhões de estudantes de todo o País. “Estava
muito ansioso pelo resultado da Olimpíada porque havia estudado bastante e
sabia que tinha feito uma boa prova. Enquanto esperava o resultado, dizia para minha
mãe: vou ganhar a Medalha de Ouro, sei que vou! Estou muito feliz”, comentou o Aluno
que, de acordo com os Professores da Escola, se destaca em todas as
disciplinas. 
Os estudantes Elian Alessandro Lima dos Anjos e Letícia Costa Oliveira
Silva, ambos da Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, também
aqui de Garanhuns, também fizeram bonito na OBEMP. Eles marcaram a presença no
pódio recebendo Medalhas de Bronze. Além deles, outros 44 estudantes do Agreste
Meridional foram contemplados com Menção Honrosa na Competição.

A OBMEP é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada. A ação
é financiada pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Ciência,
Tecnologia, Inovações e Comunicações. A premiação realizada nesta semana
corresponde ao resultado da edição de 2016.
(Com informações e imagens da GRE-AM)


 Essa é destaque no portal V&C Garanhuns:
“Uma reunião no Palácio Celso Galvão,  nessa quinta-feira, dia 16,
entre representantes da Comissão de Aprovados da Guarda Municipal e o Prefeito Izaías
Régis sinalizou um possível reforço no efetivo da  Guarda Municipal de
Garanhuns para o início de 2018.
Durante o momento foi tratada a possível convocação, por parte do
Governo Municipal de Garanhuns, de aprovados no último concurso da Guarda
Municipal, justamente para reforçar o efetivo da Instituição, dando-lhe maior
eficiência, valorização e capacidade de atuação. Também participaram do encontro, a
vereadora Betânia da Ação Social (que intermediou o contato) e Elielson Pereira, presidente da AMSTT.

Segundo a Comissão, o esforço da Vereadora, que solicitou  a
reunião junto ao Chefe do Executivo, foi importante para a causa que eles
abraçaram. “Mais uma vez o Prefeito mostrou o seu real interesse em
convocar novos Guardas para resolver alguns problemas de segurança pública nos
patrimônios públicos, inclusive mencionou a criação de uma Guarda Municipal ostensiva
para auxiliar a Polícia Militar”, revelou um representante da Comissão dos Guardas, que não teve sua identidade registrada, em nota enviada ao V&C. Uma reunião junto a Procuradoria do Município, a
presidência da AMSTT e membros da Comissão será marcada, para que possam ser
definidas as possíveis convocações”.
(Com informações de http://www.vecgaranhuns.com/)


 
O Monsenhor Benevenuto Sátiro
de Araújo, de 71 anos, recebeu alta médica e já está de volta a Garanhuns. Ele foi
diagnosticado com uma Isquemia Cerebral na última segunda-feira, dia 6, sendo
levado em seguida para o Hospital Albert Sabin, em Recife, onde permaneceu
internado até hoje, dia 16.
Apesar de o problema de saúde
que acometeu o Sacerdote não ter sido considerado grave. Ele ficará em repouso nos
próximos dias, voltando aos poucos a suas atividades de Vigário Paroquial da
Catedral de Santo Antônio, auxiliando o Padre Roberto Júnior (imagem acima). 

Próximo de completar 45 anos
de sacerdócio,
o Monsenhor Bené (como é
carinhosamente conhecido),
administrou por cerca de um ano a Diocese de
Garanhuns, entre os anos de 2014 e 2015, durante a Vacância Bispal, entre a
saída de Dom Fernando, que 
assumiu o
Ordinariado Militar do Brasil, e a chegada de Dom Paulo Jackson. 

 
O 9º Batalhão da Polícia Militar, sediado aqui em Garanhuns, recebeu na
manhã desta quinta-feira, dia 16, a apresentação oficial de 40 novos policiais.
O Batalhão também recebeu três novas viaturas para as operações da Patrulha
Maria da Penha, Proteção ao Turista e Patrulha Escolar.
“A violência aumentou no Brasil todo nesses últimos anos e aqui em
Pernambuco não foi diferente. A partir do momento que nós contratamos 1.500
novos policiais militares que já estão nas ruas, decidimos que era preciso
reforçar o efetivo de todo o Estado. Estamos também, a partir de janeiro, mandando
Delegados para preencher todas as delegacias de Pernambuco. Então, o Agreste
Meridional terá um reforço importante (com os 40 policiais). A partir do mês de
março do próximo ano, são outros 1.300 policiais que irão às ruas (em todo o
Estado)”, disse o Governador Paulo Câmara (PSB).

Câmara também anunciou a criação de uma nova Companhia Independente da
Polícia Militar, que terá sede em Lajedo. Além de Garanhuns, os 40 novos Policiais
vão atuar nas cidades de Capoeiras, Jucati, Jupi, Lajedo, Calçado, Caetés, São
João, Angelim, Canhotinho, Paranatama, Brejão, Saloá, Palmeirinha, Correntes,
Lagoa do Ouro, Terezinha, Bom Conselho, Iati e Águas Belas. O Prefeito de
Garanhuns, Izaías Régis (PTB), considerou a chegada do novos policiais um
avanço, todavia registrou que o número é insuficiente para reforçar as 22 Cidades
do Agreste Meridional. “40 homens é muito pouco, mas já melhora”, chamou a
atenção Régis.
(Com informações do
G1/Caruaru. CONFIRA)

Os Vigilantes que prestam serviço ao Hospital Regional Dom Moura, aqui em Garanhuns, reclamam que estão com os salários atrasados desde o último mês de setembro deste ano. A informação foi veiculada, com exclusividade, pelo Blog Arlete Santos Notícias.

De acordo com Vigilantes ouvidos em reserva pela Jornalista, no último mês de setembro, os profissionais prestavam serviço através da empresa RIMA Segurança, que ao  reincidir o contrato com o Governo do Estado, deixou o último mês de pagamento em aberto, mas com a promessa de que em poucos dias, efetuaria o compromisso, promessa que até então não foi cumprida. Ainda segundo os Vigilantes, o Governo do Estado fez o repasse do dinheiro, que supostamente seria usado para pagar aos Vigilantes. 


“Com a rescisão do contrato entre Governo de Pernambuco e a empresa Rima Segurança, os Vigilantes migraram para a empresa Mandacaru Segurança, que a exemplo da empresa anterior, recebeu o repasse da verba referente ao primeiro mês de serviço prestado e até então não efetuou o pagamento referente ao mês outubro”, publica Arlete. Com esse novo atraso, os Vigilantes estão passando por dificuldades, inclusive para alimentar as suas famílias.


Ainda de acordo com o Blog Arlete Santos Notícias, o Sindicato da Categoria já foi acionado e as Empresas foram notificadas para efetuar os pagamentos. O Blog do Carlos Eugênio está a disposição das Empresas e Órgãos citados para publicar as suas versões quanto aos fatos registrados nessa reportagem. (Com informações de http://www.arletesantos.com.br/)

Para equilibrar as finanças municipais, o Prefeito de Palmeirina, Marcelo Neves (PSB), resolveu reduzir, temporariamente, o próprio salário e o salário dos Secretários Municipais. 

De acordo com reportagem publicada no Blog Falando com o Agreste, através do Decreto 044, Neves decidiu reduzir em 25% os seus vencimentos e dos membros do primeiro escalão do Governo. “Nesse instante de dificuldades do Brasil, nosso governo vai para o sacrifício interno, visando preservar a manutenção do emprego dos trabalhadores. Para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, ou a gente demite, ou se sacrifica, preferimos o nosso próprio sacrifício”, pontuou Marcelo Neves. Recentemente, servidores comissionados também foram afastados para reduzir as despesas. 

Segundo o Prefeito, as dificuldades trazidas pela crise financeira nacional e o pagamento de precatórios advindos de débitos das duas últimas gestões, inclusive do seu ex-aliado e principal cabo eleitoral, o ex-prefeito Eudson Catão, vem inviabilizando a atual Gestão, que sofre para manter salários em dia e prestar serviços essenciais aos cidadãos palmeirinenses. 

SITUAÇÃO É GERAL – Em coletiva realizada em Recife, na última terça-feira, dia 14, a a Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) expôs a grave situação financeira dos Municípios. A entidade estima que pelo menos 50 cidades de Pernambuco precisarão demitir funcionários. “É uma situação caótica. Já vínhamos fazendo ajustes e cortes. Agora o pior corte de todos é desempregar pessoal. Tirar mães e pais de famílias, que ficam sem perspectiva de sobrevivência, porque não têm renda”, informou José Patriota, que é prefeito de Afogados da Ingazeira e preside a AMUPE. (Com informações de http://www.falandocomoagreste.com.br/


A Polícia Militar prendeu um
assaltante na noite de ontem, dia 14, no Parque Euclides Dourado. Ele tentou
roubar o celular de um frequentador do Parque e foi dominado pelos Guardas
Municipais até a chegada da PM.

De acordo com o portal V&C
Garanhuns, a Vítima disse que o assaltante se aproximou e, simulando estar
armado, anunciou o assalto, pedindo o celular. Após perceber que o ladrão não
estava armado, a Vítima se recusou a passar o aparelho e acionou a Guarda
Municipal, que fez buscas no interior do Parque, localizou o suspeito, o deteve
e acionou a Polícia.

O Assaltante, auxiliar de
pedreiro, de 18 anos, e de identidade não registrada, foi detido, reconhecido
pela Vítima, sendo conduzido para a Delegacia. Informações colhidas junto a
Gerência do Parque dão conta que o assaltante já vinha sendo monitorado a
alguns dias. “Já havíamos acionado a Policia Militar, que inclusive vem
atuando no Parque com policiais a paisana, que trabalham no setor de
inteligência”, pontuou Josenildo Wanderley, que gerencia o Euclides Dourado. (Com informações de 
http://www.vecgaranhuns.com/)


Começam quinta-feira (16) as matrículas para alunos novatos na rede estadual de ensino. As inscrições são exclusivamente online, e vão até 30 de dezembro. Há 82.080 vagas, sendo 16.987 no Recife, 18.671 na Região Metropolitana e 46.422 no interior. Outras 93.167 vagas foram automaticamente preenchidas por alunos que vão migrar da rede municipal para as escolas estaduais. A rede estadual terá capacidade, portanto, para receber 175.247 novos estudantes no próximo ano.

Quem quiser já pode acessar o site para pesquisar as escolas, que aparecem por bairro e nível de ensino. Encontrar o nome do colégio não significa, no entanto, que haverá vagas disponíveis. É importante que os pais ou responsáveis pelo aluno (se menor de idade) saibam as seguintes informações para colocar no ato da reserva da vaga: nome completo, data de nascimento, escola de origem, escola que pretende estudar com série e turno, além de nome do responsável com endereço e telefone para contato.


São 32.266 vagas para o ensino fundamental, incluindo anos iniciais e finais. Outras 49.814 para o ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). As escolas de referência – aquelas que funcionam em horário integral – somam 10.056 vagas, das quais 3.342 no Grande Recife e 6.714 no interior.

ACESSO – Quem não tem acesso a computadores ou internet pode procurar escolas estaduais que têm laboratórios de informática para realizar a reserva da matrícula. O início do ano letivo está previsto para começar em 5 de fevereiro de 2018. A rede estadual possui 1.057 escolas distribuídas por todos os municípios de Pernambuco e atende aproximadamente 603 mil estudantes. (Com informações do JC Online. CONFIRA)


A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Finanças, realiza até o fim do mês de dezembro, a campanha do “Refis”, para regularização de débitos junto à Prefeitura. A iniciativa tem o intuito de promover a adesão dos munícipes para que estes possam negociar e quitar suas pendências relacionadas a impostos e taxas do Governo Municipal. Para convocar a população, a Secretaria está realizando um trabalho de panfletagem nas principais vias da cidade, além de veicular comunicados nos bairros através de carro de som e propagandas de rádio.

É possível negociar impostos como IPTU, ISS e demais taxas em atraso à vista, com desconto de 100% no valor dos juros e multas. O contribuinte pode também optar pelo parcelamento de até 12 vezes da dívida, com 75% de desconto nos juros e multas. Ou em até 36 vezes, tendo desconto de 50%.

Tais acordos só poderão ser feitos até o dia 29 de dezembro de 2017, último dia útil do ano, como forma de facilitar a quitação, como explica o secretário municipal de Finanças, Flávio Eloia. “A campanha é importante para todas as partes, permitindo a satisfação do contribuinte, que está em débito, além de aumentar a arrecadação do Município. Lembrando que esta é a última oportunidade para negociação de dívidas, pois a lei do Refis só será válida até o final deste ano”, afirmou. 

Os interessados podem realizar o pagamento total ou parcelado acessando o portal da Prefeitura, no site: www.garanhuns.pe.gov.br, ou procurando a Secretaria de Finanças, no Palácio Celso Galvão, localizado na avenida Santo Antônio, nº 126, no Centro. Mais informações podem ser obtidas no telefone (87) 3762-7016. (Com informações e imagens de Aquiles Soares|SECOM|PMG)


Em coletiva para expor a grave situação financeira dos municípios e alertar para a necessidade de corte de gastos em várias prefeituras, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) anunciou que irá a Brasília, na próxima semana, em busca da liberação de verbas, por parte do Governo Federal. A entidade estima que pelo menos 50 cidades de Pernambuco precisarão demitir funcionários.

De acordo com o presidente da associação, José Patriota, a instituição irá tentar ajuda do Congresso e do presidente Michel Temer (PMDB), para sanar as contas dos Municípios. Ele pretende convencer o governo a liberar 1% do total de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), para que as prefeituras possam quitar o décimo terceiro salário.

Segundo a Amupe, R$ 196 milhões são necessários para fechar as contas. No Brasil inteiro são R$ 4 bilhões. “São 120 municípios em estado de calamidade pública. Vamos solicitar uma ajuda financeira emergencial, para que possamos sair desta situação”, disse. “É uma situação caótica. Já vínhamos fazendo ajustes e cortes. Agora o pior corte de todos é desempregar pessoal. Tirar mães e pais de famílias, que ficam sem perspectiva de sobrevivência, porque não têm renda”, informou Patriota.

A Amupe ainda está realizando o levantamento do total de prefeituras que farão cortes de pessoal, assim como o valor que será economizado pelas administrações. “É imprevisível. Um tira 100 pessoas, outro tira 400. É uma grande quantidade. Mas este mapeamento ainda não está fechado”.

Na sua visão, “as pequenas cidades são as mais afetadas com a crise”. “Os programas sociais não são suficientes para absorver essa situação. O Bolsa Família é muito pouco para atender as necessidades básicas”, destacou.

O Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB) esteve presente ao evento e chamou a atenção da necessidade, de o Governo do Estado também fazer a sua parte nessa ajuda aos Municípios. “As dificuldades são enormes. Durante a Coletiva, também cobrei um momento com o Governo do Estado, para que possamos ver de que forma o Poder Executivo Estadual pode ajudar aos Municípios. Uma das formas seria repassar os valores devidos, que estão em atraso”, chamou a atenção Régis. (Com informações da Folha de Pernambuco e imagens de Camila Queiroz|Secom|PMG)

Clique AQUI e confira reportagem do NETV para saber mais sobre a situação nos Municípios Pernambucanos.