BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020

Três criminosos armados com facas invadiram a Igreja Evangélica Assembleia de Deus durante o culto na noite dessa segunda-feira, dia 13. A ação criminosa foi registrada na rua Capitão Pedro Rodrigues, na comunidade da Brasília, aqui em Garanhuns. A Igreja fica localizada nas imediações da Codeam.

De acordo com a Polícia Militar, o trio roubou um celular e dinheiro das pessoas que estavam no Templo Evangélico. De acordo com o G1, as Vítimas informaram que os criminosos se passaram por evangélicos, antes de praticarem o assalto.

Ainda segundo a PM, buscas foram feitas nas proximidades, mas ninguém foi preso.O caso foi levado para a Delegacia de Polícia Civil, que investiga o caso. (Com informações e imagens da TV Asa Branca e do G1 Caruaru)

 
Um mar de gente
deve tomar as ruas de Garanhuns nas primeiras horas dessa quarta-feira, dia 15
de novembro, feriado da Proclamação da República. É que cerca de 20 mil
católicos do Município e de Cidades vizinhas são esperados na 13ª Romaria
Diocesana ao Santuário da Mãe Rainha, aqui em Garanhuns.

Trata-se de um
evento religioso que teve inicio há alguns anos numa iniciativa da Paróquia de
São Sebastião, na Boa Vista, a época coordenada pelo Padre Edson Viana, que
atualmente serve a Igreja em Lajedo, e que deve participar da Romaria,
juntamente com fiéis e Sacerdotes das paróquias de Garanhuns. O Bispo
Diocesano, Dom Paulo Jackson, também caminhará junto aos católicos e presidirá
uma das celebrações eucarísticas no Santuário.


A concentração
para esse, que é um dos maiores movimentos de fé no Agreste Meridional,
acontece por volta das 4h, nas Paróquias participantes. Já a chegada dos
peregrinos ao Santuário está prevista para as 8h. No local, representações de
praticamente todas as cidades do Agreste Meridional e até de outros Estados,
devem aguardar os caminhantes. 
A Polícia
Militar, a AMSTT, a Guarda Municipal e os Grupos Paroquiais garantirão a
ordenação e a segurança dos participantes ao Evento Religioso.


 
Estudantes de duas
escolas estaduais do Agreste Meridional tiveram suas ideias inovadoras expostas
na 23ª Ciência Jovem, em Recife, entre os dias 9 e 11 de novembro. O evento foi
organizado pelo Espaço Ciência, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e
Inovação do Governo do Estado, que contempla projetos realizados por estudantes
de escolas públicas e privadas.

Ivison Jonatha Teixeira
de Carvalho e Tamires Gomes Cavalcante, da Escola Senador Aderbal Jurema,
localizada no Indiano, aqui em Garanhuns, levaram para a feira o aquecedor
solar que desenvolveram na escola, como forma de buscar uma fonte de energia
sustentável. O produto final foi fruto do Trabalho de Conclusão do Fundamental
(TCF), uma política da Secretaria de Educação de Pernambuco para incentivar a
iniciação científica no Ensino Fundamental.
Outra ideia que
ganhou espaço na edição do “Ciência Jovem” deste ano veio da EREM Professora Ismênia
Lemos Wanderley, de Brejão. José Alcides Macena e Victor Barros, sob a
orientação da professora Aline Santana, compartilharam a experiência de
produzir sabão ecológico a partir do óleo usado no preparo das refeições da
escola. E o resultado é convertido para a própria comunidade escolar: a
produção é destinada para o uso na lavagem de utensílios na escola e nas
residências dos próprios estudantes. O trabalho ainda envolve a fabricação de
perfumes e sabonetes artesanais, o que vem incentivando o interesse pelas aulas
de Química na escola.



Ao todo, 270
projetos foram expostos na 23ª Ciência Jovem. Participaram trabalhos de todos
os estados do Brasil, além de representantes do México, Paraguai, Chile e
Colômbia. A organização estimou a visita de cerca de 10 mil pessoas entre os
dias de exposição.



 
Em aparte
proferido nessa segunda-feira, dia 13, durante discurso do líder de oposição,
Silvio Costa Filho (PRB), sobre a Operação Torrentes (saiba mais clicando AQUI), o deputado Estadual Álvaro Porto (PSD)
destacou que o Governo do Estado precisa esclarecer o saque suspeito de R$ 2
milhões que teria tido como destino a sede do PSB estadual, a dois dias da
eleição de 2014.
“A Polícia
Federal falou, está nos autos. Não é oposição que está dizendo”, afirmou.
Realizada pela PF na última quinta-feira, DIA 9, a Operação Torrentes apura o
desvio de recursos de recursos federais repassados para o socorro às cidades e
população atingidas pelas enchentes de 2010 e 2017 na Mata Sul. A Casa Militar
estaria no comando do esquema de desvios, segundo a PF.
O saque dos 2
milhões, de acordo com a PF, foi feito das contas de uma das empresas privadas
envolvidas nas fraudes. Por rastreamento de ligações telefônicas de acusados, o
portador do dinheiro se comunicou com um Coronel da PM logo após o saque. Em
seguida, o Coronel se deslocou para a sede do PSB. A investigação aponta que
isso ocorreu no dia 3 de outubro de 2014, dois dias antes do pleito que elegeu
o atual governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB).

Álvaro Porto
disse que era preciso parabenizar a PF pela atuação que vem fazendo em todo o
Brasil e acrescentou que mais esclarecimentos eram esperados pelos
pernambucanos. “O que foi dito é que desde 2010 (ano das primeiras
enchentes) o crime organizado está dentro do Palácio (do Campo das Princesas),
na sala ao lado do Gabinete do Governador. Isso é um absurdo. A gente não pode
se calar diante de uma denúncia dessa. Isso tem que ser apurado. Nós da
oposição estamos cobrando, mas quem tem que dar uma resposta é o Governador. Ele
tem que esclarecer o que vem ocorrendo dentro do Palácio.

O Deputado também
cobrou explicações sobre a nova tragédia que as enchentes causaram este ano na
Mata Sul. “De quem é a culpa? É por conta das barragens que não foram
concluídas por causa do desvio de verba. Isso tem que ser apurado e os
verdadeiros culpados têm que ir pra cadeia”, alertou. (Com informações e imagens da Assessoria)


 
O júri popular que condenou o trio conhecido mundialmente como os Canibais
presos em Garanhuns completou três anos no dia de ontem, 13. A expectativa,
agora, é que um novo julgamento seja marcado pela Justiça, já que eles ainda
respondem a processo por mais duas mortes registradas aqui em Garanhuns.
Jorge Beltrão Negromonte da Silveira; Isabel Cristina Torreão Pires e
Bruna Cristina Oliveira da Silva foram condenados em 2014 pelo homicídio
quadruplamente qualificado da Jéssica Camila da Silva Pereira, de 17 anos,
em Olinda. Essa teria sido a primeira vítima do trio. Jorge, considerado o
mentor dos crimes, pegou a maior pena: 23 anos de reclusão. Isabel e Bruna
pegaram 20 anos de prisão cada uma. 
Segundo as investigações, os canibais planejavam os crimes, assassinavam
as mulheres, esquartejavam e depois praticavam canibalismo. Com os restos
mortais, ainda recheavam salgados – como empadas e coxinhas – e vendiam aqui em
Garanhuns. Lá, fizeram duas vítimas em 2012, ano em que foram presos. Desde
então, o processo por essas duas mortes segue em tramitação na Primeira
Vara Criminal de Garanhuns, que já decidiu que eles irão a julgamento, porém
essa etapa do processo ainda não tem data definida.

O trio será julgado pelas mortes de Alexandra Falcão, 20 anos, e
Giselly Helena, 31. Segundo as investigações, os acusados criaram uma
seita imaginária chamada Cartel, que tinha por objetivo diminuir a densidade
demográfica. Para isso, deveriam exterminar mulheres que tivessem filhos, mas
sem condições de criá-los.
(Com
informações do Ronda JC/JC Online. CONFIRA)




 
As obras de recuperação de uma ponte no Sítio Papa-Terra, reivindicadas
pela população, sobretudo através do programa Arraiá do Gláucio Costa, da
Marano FM, irão precisar de uma estruturação maior para serem executadas e por
isso o prazo de finalização será estendido.
É que segundo a Prefeitura, foram encontradas aflorações de água que
precisarão de um trabalho de recuperação de solo; aprofundamento de estrutura e
colocação de brita, entre outras ações.  Ainda de acordo com o Governo
Municipal, isso ocorreu porque o fluxo natural das águas perenes do riacho
local foi modificado. De acordo com laudo técnico, os danos não ocorreram
apenas no local do bueiro tubular existente. Todo o entorno, antes e depois da
estrada, foi danificado. O levantamento topográfico e o projeto da
estrutura também indicaram que será necessária a regularização de uma área de
15 metros às margens do local da passagem danificada, sem comprometer o meio
ambiente, nem causar transtornos aos empreendimentos próximos. 

O laudo explica ainda que a atividade de Engenharia Civil e Ambiental
deve ser executada com o máximo cuidado. “Estamos prezando pela segurança da
população que passa pelo via e a utilização consciente dos recursos
públicos.  Se não fizermos o que foi indicado pelo laudo, o material
poderá ser desperdiçado e isso não pode acontecer”, explica o secretário de
Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, João Paulo Sobral. A finalização da
passagem molhada só será possível após a chegada do material completo já
solicitado. As Secretarias de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente; Obras e
Serviços Públicos, bem como da pasta de Planejamento trabalham nesta ação. (Com informações e imagens de Edméa Ubirajara/SECOM/PMG)



 
Na manhã de hoje, dia 13, o
Comandante do 9°BPM, Tenente-coronel Paulo César Gonçalves, se reuniu com o comandante
da Guarda Municipal de Garanhuns, João Paulo, que representou o comando da AMSTT, a fim de fechar o planejamento e
consequente execução de ações de segurança nos pontos turísticos de Garanhuns.
“Ficou acordado que no Cristo do
Magano teremos segurança todos os dias da semana, sendo que das 8 às 13h, a
cobertura se dará por parte da AMSTT e à tarde, das 13 às 17h, ficará por parte
da Polícia Militar, garantindo  aos
turistas o acesso a visitação do local com segurança”, pontuou o Comandante
Paulo César.
A ação, denominada de Operação
de Proteção ao Turista conta uma Viatura Específica, adquirida através do Plano
de Ação do Comando do 9°BPM, com o apoio da Diretoria de Articulação Social e
Direitos Humanos/PMPE junto à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco. Além
do Cristo do Magano, essa operação vem sendo colocada em pratica no Relógio das
Flores; Parque Euclides Dourado; Parque Ruber Van Der Linden; Santuário Mãe
Rainha; Columinho; Polo Heliópolis e demais locais que se fizerem necessário a
presença da Segurança dessas instituições, a exemplo do centro da Cidade,
durante a realização do evento A Magia do Natal.


“Essa guarnição está sendo
composta pelos Policiais recém-chegados ao 9°BPM. Esses novos Policiais
Militares também estão sendo empregados no recobrimento dos setores comerciais
e bancários; nas Patrulhas Maria da Penha e Escolar e nas Blitzes e bloqueios
operacionalizados na Cidade”, finaliza o Tenente-coronel Paulo Cesar. 


 
Afastado dos cargos públicos desde que deixou a Prefeitura de Garanhuns,
em dezembro de 2004, o ex-prefeito Silvino Duarte (PTB) pode voltar a cena
política em 2018. Reportagem do Blog do Jornalista Roberto Almeida registra a
possibilidade de Duarte disputar a eleição para o cargo de Deputado Estadual no
próximo ano, fazendo, inclusive, dobradinha com o Deputado Federal Jorge Côrte
Real (PTB), que disputará a reeleição.
Apesar de ainda não ter se pronunciado a respeito do assunto, Silvino
vem se movimentando nos bastidores, todavia para alguns analistas políticos da
Cidade, o alvo do Ex-prefeito não é a disputa estadual e sim a Sucessão
Municipal de 2020, quando termina a gestão do Prefeito Izaías Régis. “Essa
candidatura a Deputado será um trampolim para a volta de Silvino a Prefeitura”,
garante, em reserva, um aliado do Petebista, que inclusive integrou o primeiro
escalão num dos Governos de Duarte.

A possível dobradinha entre Silvino e Jorge Côrte poderá sinalizar uma
reaproximação entre Duarte e o Prefeito Izaías Régis (PTB). É que depois de
desistir da candidatura a Prefeito, em 2012, e apoiar Régis, Silvino não teve
muito espaço na Gestão Petebista, e essa dobradinha com Côrte Real, que deve
ter o aval do Senador Armando Monteiro, pode marcar um novo capítulo dessa união,
desde que Izaías mude de ideia em relação a 2020, já que trabalha abertamente
para preparar o Vice-prefeito Haroldo Vicente (PSC) para sucedê-lo, após o
término do seu mandato. 


Um Jovem de 19 anos foi assassinado
por assaltantes na manhã de hoje, dia 13, em Jucati. O estudante Fábio de Moura
Silvestre foi morto com um tiro de revólver na rua Francisco Alves, quando se deslocava para a Escola. Ele foi surpreendido por dois indivíduos, em uma moto, que o alvejaram com tiro de arma de fogo no
pescoço, após a Vítima te se assustado e tentado fugir do assalto. Ele chegou a
ser socorrido a um Posto de Saúde da Cidade, mas não resistiu a gravidade do
ferimento e faleceu minutos depois.



Numa ação rápida, o efetivo Policial
da Cidade ao tomar conhecimento do fato, bem como das características dos
bandidos, e contando com o reforço das Guarnições da Aérea e do efetivo do
GATI, conseguiu prender a dupla na BR 423, nas proximidades de Jupi. Na
abordagem foram encontrados com Otoniel Soares dos Santos, de 26 anos, e residente
em Jupi; e com Juliano Carlos Bernardo da Silva, de 19 anos, e residente em
Jupi, um revólver calibre .32, com 4 munições, sendo uma intacta; duas pinadas
e uma deflagrada, além de um simulacro de pistola.

Com a Dupla também estavam com
os seguintes materiais, que segundo a PM, foram provenientes de roubo realizado
num estabelecimento comercial em Capoeiras: 30 pares de sandálias tipo Havaianas;
1 TV LG; 1 DVD de marca Philips; 4 aparelhos celulares; uma sacola contendo R$ 23
reais em moedas e uma cédula de R$ 20 reais. A dupla foi Presa e encaminhada a
Delegacia da Polícia Civil para que sejam tomadas as providências cabíveis.
(Com informações e imagens de www.agresteviolento.com.br)


 
Um grupo de Turistas foi assaltado enquanto visitava o Cristo do
Magano, aqui em Garanhuns. O roubo foi registrado na manhã de ontem, dia 12. O
grupo veio de Maceió para prestigiar o evento “A Magia do Natal” e foi
surpreendido por três assaltantes enquanto contemplava a vista da Cidade
naquele atrativo turístico.
Armado, um dos assaltantes, com a ajuda dos demais, tomou todos os
pertences das Vítimas, dentre eles: celulares, documentos, dinheiro e cartões
de crédito. Os turistas, muito assustados, conseguiram acionar a Polícia
Militar, que fez rondas, mas não conseguiu localizar os autores do roubo.

Nos últimos dias, foram registrados outros assaltos no Cristo do Magano,
tanto que o Comando do 9º BPM destinou uma Patrulha, dotada de viatura específica,
visando garantir a segurança dos visitantes do Cristo do Magano e de outros
atrativos turísticos da Cidade. “Os assaltantes se escondem na ribanceira e estão
desdenhando da ação policial, já que basta a viatura descer o Magano, para que
novos assaltos voltem a ocorrer no Cristo”, revelou um morador das imediações,
em reserva ao Blog. (Com informações de
http://www.vecgaranhuns.com/