BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 
O advogado Jailson Costa é o
novo Procurador Municipal de Garanhuns. A portaria que o coloca à frente da
Procuradoria deverá ser publicada nesta quarta-feira, dia 4, no Diário dos
Municípios/AMUPE. Ele substitui o advogado João Pontes, que alegando projetos
pessoais, deixou o Governo Izaías Régis no final do mês passado.  
Entre as atribuições do
titular da pasta está exercer a representação jurídica, judicial e
extrajudicial do Poder Executivo e das suas entidades de direito público
interno, prestar apoio em assuntos jurídicos ao Prefeito do Município;
normalizar e promover a uniformização de jurisprudência administrativa no
âmbito do Município e zelar pela observância de legalidade dos atos
administrativos e das atividades administrativas.
PERFIL – Jailson Costa é
advogado atuante nas áreas do Direito Civil, Penal, Administrativo e
Trabalhista. Atuou como Procurador Geral do Município de Quebrangulo (AL);
assessor Jurídico da Câmara Municipal de Bom Conselho (PE); assessor Jurídico
das Prefeituras Municipais de Paulo Jacinto (AL) e de Major Isidoro (AL);
assessor Parlamentar no Gabinete do Deputado Fernando Gaia Duarte (Assembleia
Legislativa de Alagoas) e também atuou como vereador no município de
Quebrangulo (AL), por quatro mandatos.
Jailson também foi Diretor
Presidente do Fundo Municipal de Previdência do Município de Quebrangulo (AL);
Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Quebrangulo (AL); Membro da
Diretoria Executiva da União dos Vereadores de Alagoas (UVEAL) como
vice-presidente e Membro da Diretoria Executiva da União dos Vereadores de
Alagoas (UVEAL) – Conselheiro Fiscal. Até setembro deste ano, estava como
Procurador Geral do Município de Anadia (AL).


 
Além de buscar estimular o hábito da leitura nas
crianças, o Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns (Filig)
se volta também para atividades formativas direcionadas a agentes de educação e
profissionais que atuam com crianças ou comunicação. Por isso, vai promover
dois ateliês gratuitos, nos dias 3, 4 e 5 de outubro, no Polo Caramiolas, que
será realizado no Sesc Garanhuns. As inscrições ainda estão abertas e podem ser
realizadas online.
A primeira atividade é o “Ateliê de Narrativas Visuais –
Breve história do livro ilustrado”, que vai acontecer nos próximos dias 3 e 4,
das 17h às 22h. Quem vai comandar a atividade é Odilon Morais, de São Paulo.
Ele é professor, ilustrador e autor de premiados livros, como Traço e Prosa e
Pedro e Lua. O requisito para se inscrever é que o interessado seja escritor,
ilustrador, designer ou artista visual. São 20 vagas e o cadastro pode ser
realizado neste link: https://www.sympla.com.br/atelie-de-narrativas-visuais__188433.
Já para os estudantes e profissionais de Pedagogia ou que
lidem com atividades que busquem o desenvolvimento de crianças, o Filig vai
trazer Alessandra Roscoe, do Distrito Federal, para ministrar o “Ateliê de
Leitura na Primeira Infância”. Além de jornalista e escritora, ela coordena o
projeto Uniduniler Todas as Letras – Festival Itinerante de Leitura, com
foco em leituras afetivas para bebês e idosos. Serão três turmas. Na
quarta (4), uma acontece das 8h às 12h e a segunda, das 14h às 18h. Na
quinta-feira (5), o horário é apenas pela manhã, das 8h às 12h. São 60 vagas ao
todo. Inscrições: https://www.sympla.com.br/atelie-de-leitura-na-primeira-infancia__188425
FILIG – O
Festival marca o ápice de uma série de atividades que vêm sendo realizadas em
Garanhuns ao longo do ano. O projeto é realizado pelo Ministério da Cultura
(MinC), por meio da Lei de Incentivo à Cultura, idealizado pela Proa Cultural e
Ferreira Costa, com apoio da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), Prefeitura
de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação Municipal, do Serviço Social
do Comércio (Sesc) e da UFRPE – Unidade Acadêmica de Garanhuns.

O Festival, que traz nesta terceira edição o tema “Nas
entrelinhas das imagens narrativas”, vai acontecer de 5 a 8 de outubro. Com
toda a programação aberta ao público e curadoria assinada por Luciano Pontes,
haverá atividades no Parque Ruber Van Der Linden (Pau Pombo) e na unidade do
Sesc da cidade. Entre as atividades previstas, estão exposições, conversas com
autores, oficinas de criação, apresentações artísticas e arrecadação de livros
infantis.


A Câmara de Vereadores de Garanhuns promoveu Sessão
Solene na última sexta-feira, dia 29, para homenagear personalidades e entidades
que contribuem para com o desenvolvimento do Município.


O apresentador Fernando Rodolfo (imagem abaixo), do TV Jornal
Notícias/SBT, recebeu a medalha Jornalista Ulisses Pinto – Mérito Jornalístico.
A comenda foi concedida pelo Legislativo Garanhuense, atendendo a uma
proposição do vereador Tonho de Belo. Já o empresário Hélio França, que ao lado
do irmão Hélder Carvalho (imagem ao lado), comanda as empresas Studio C na Cidade, foi
agraciado com o Título de Cidadão Honorário de Garanhuns. A vereadora Betânia da
Ação Social propôs a comenda, aprovada por unanimidade pelos Parlamentares.

O Médico Paulo Batista também esteve entre os
homenageados e recebeu a Medalha Dr. Fernando Firmo Pires, de Mérito a Saúde.
Já a senhora Josemere Feitosa e o 9º Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco,
representado pelo comandante Paulo César, foram agraciados com a Medalha Luiz
Souto Dourado. Os vereadores Luzia da Saúde; Ary Júnior e Carla Patrícia foram
os autores dos projetos que resultaram nas homenagens. Já a Secretária de
Educação de Garanhuns, Eliane Vilar, foi agraciada com a Medalha Aurora
Cristina Rolim de Andrade – Destaque Feminino. A proposição foi do Vereador Zaqueu
Lins.

“Agradeço ao Vereador Zaqueu
Naum pela generosa homenagem que me foi concedida. Tenho consciência que jamais
pude levar a cabo qualquer desafio que me foi entregue. Todos só puderam ser
conduzidos porque o Senhor nos capacita. Mas me senti extremamente feliz. 
Uma honraria que leva o nome dessa grande e autêntica mulher,
Aurora Cristina, é uma homenagem elevada ao quadrado”, pontuou Eliane Vilar, em
postagem em sua rede social. (
Com imagens de Ayane Melo/Divulgação/Facebook)      


Foi divulgado nesta segunda-feira, dia 2, o calendário de abastecimento
de água emergencial para Garanhuns. De acordo com a Companhia Pernambucana de
Saneamento (Compesa), o motivo da mudança foi um rompimento na Adutora do
Cajueiro e um estouramento na Adutora de Mundaú.
O gerente Regional Igor Galindo informou que as equipes técnicas estão
trabalhando nos reparos desde a última sexta-feira, dia 29. Segundo o calendário
emergencial, nesta segunda estão sem água as áreas 2, 3 e 4. Terça e
quarta-feira, as áreas 1, 2 e 4. Na quinta e na sexta, as áreas 1, 3 e 5. E no
sábado, as áreas 2 e 5. O abastecimento retorna à normalidade no domingo, dia
8, com todas as áreas sendo abastecidas.
VEJA AS LOCALIDADES QUE COMPÕEM
CADA ÁREA:
ÁREA 1 – Heliópolis,
Brahma, Viana e Moura, Av. Caruaru, Rua Abílio Camilo Valença, Vila Militar,
João Capão, Rua Cecília Rodrigues, Rua Manoel Sipriano da Cruz, São José,
Centro Parte Alta, Rua 13 de Maio, Rua São Domingos, Rua Manoel Borba, Rua Dr.
José Mariano, Lot. Caixa, Cond. Serra Branca, Manoel Chéu, Rua Capitão Tomaz
Maia, Bellevue, Rua Serra Branca, Brasília, Rua Santa Terezinha, Av. Satirio
Ivo, Magano, Marly Lopes, UPA, Praça Campos Sales, Rua Julião Cavalcante, Cond.
Garoa.
ÁREA 2 – Vila Do
Quartel, Vila Lacerdópolis, Arco Iris, Alamedas, Paulista, Village, Monte
Verde, Vale Verde, Rua Clara Nunes, CAIC, Jardim Petrópolis, Rua Felipe
Camarão, Parte Alta de Aluísio Pinto, Rua Frei Henrique de Coimbra, Rua Belém,
Rua João Paulo da Silva (R8), Rua Estácio de Sá (R8), Rua Princesa Isabel (R8),
Rua Tomaz Antônio Gonzaga (R8), Rua João Cândido (R8), Rua Pero Vaz de Caminha,
Rádio 7 Colinas, Rua Tomaz Antônio Gonzaga, Indiano, Monte Sinai, Rosa Mística,
Manoel Camelo, Parque Fênix, Cohab I, São Carlos, Vale do Mundaú, UFRPE, Mont
Serrat, Trecho I da Rua Pe Agobar Valença.
ÁREA 3 – Aluísio
Pinto, Centro Parte Baixa, Liberdade, Celso Galvão, Agamenon Magalhães, Rua São
Miguel, Rua Dr. Jardim, Pau Pombo, Rua Nogalia Lima, Rua Augusto Calheiros, Av.
Lions, Av. Dr Dourado, Rua Severiano Peixoto, Rua Antonio Penante, Praça Dom
Pedro II, Rua Melo Peixoto, Rua Júlio de Melo, Av. Rotary, João da Mata,
FUNASE, Parte Alta da Boa Vista, Zé Leitão, João Da Mata, Rua Minervino
Apolinário, Rua Capitão José Jardim, Av. Sul; Rua das Tabocas, Cohab II, Cidade
das Flores, Lot. Lula, Antônio Cordeiro, Riacho da Espera, Cohab III.
Área 4 – Vila Canadá.
Área 5 – Cristo do
Magano.
(Com informações do G1 Caruaru. CONFIRA)


 
A Prefeitura de
Garanhuns publicou no Diário Oficial dos Municípios/Amupe, a prorrogação por
mais dois anos do Concurso Público, realizado em 2015, para o provimento de 253
vagas efetivas na Administração Municipal.
A prorrogação
vale desde ontem, dia 1º de outubro, e possibilita que os aprovados possam ser
chamados pela Secretaria de Administração a qualquer tempo até a nova data
limite, que passou a ser 1º de outubro de 2019.

Neste Concurso,
foram convocados 731 candidatos aprovados, dos quais 589 tomaram posse e 89
desistiram. Os últimos que foram chamados serão empossados na última sexta-feira,
dia 6. Dúvidas quanto à prorrogação podem ser esclarecidas na Secretaria de
Administração, que fica localizada na Av. Rui Barbosa, nº 1440, ou pelos
telefones: (87) 3762-7050/3762-7051/3762-7053.

 
Um Colombiano foi encontrado morto na tarde de ontem, di
1º, na zona rural de Garanhuns. Esse é o 53º homicídio registrado neste ano na
Cidade das Flores.
Julian Andres Marulanda
Ocampo, de 31 anos, foi encontrado morto, com as mãos amarradas e apresentando
perfurações provocadas por disparos de arma de fogo na cabeça. O Corpo foi
encontrado no Sítio Riacho da Espera. Até o momento, a autoria e motivação do
crime são desconhecidas.

A equipe da Divisão Especial
de Apuração de Homicídios (DEAH), da Polícia Civil, fez o levantamento do local
do crime e encaminhou o corpo para o Instituto de Medicina Legal (IML), em
Caruaru. O caso será investigado pela 22ª Delegacia de Homicídios.
(Com informações e imagens de http://www.agresteviolento.com.br/)


O técnico Javier Diaz foi
demitido após o Sete de Setembro ser derrotado pelo Bonito por 3×0 na tarde de
ontem, dia 1º, pelo Pernambucano da Série A2.
Com uma campanha irregular,
marcada por duas derrotas, um empate e uma vitória, a equipe garanhuense soma 4
pontos na Competição e está na quarta colocação do grupo “B”, com dois pontos a
frente do Chã Grande, lanterna da chave.

No confronto dessa
quarta-feira, dia 4, válida pelo returno, os Setembrinos voltarão a enfrentar o
Decisão, desta feita no Estádio Gigante do Agreste. A partida acontece as 15h e
o Guará do Agreste terá em seu comando o técnico Cicero Monteiro (imagem ao lado). Ele já
comandou o Salgueiro e seu último trabalho foi no Flamengo-PI. O novo Técnico terá
que contornar alguns problemas para que a equipe engrene na Competição, dentre
eles, o pequeno elenco. É que o Sete possui apenas 17 atletas regularizados
junto a Federação Pernambucana de Futebol (FPF).
(Com imagens do globo.esporte.com)


 
Com um tempo de duas horas, vinte e sete minutos e vinte
e um segundos, o atleta garanhuense Marcos Antônio Pereira venceu na manhã de
hoje, dia 1º, a 8ª Maratona Internacional Maurício de Nassau, promovida em
Recife. Com essa nova conquista, Marcos Antônio chegou ao tricampeonato da
prova de 42km.
“Essa conquista foi surpreendente, já que Marcos havia
disputado no último final de semana a Maratona de Foz do Iguaçu. Em menos de
sete dias ele conseguiu se recuperar e ainda trouxe o título para Garanhuns.
Essa conquista foi especial”, registra Adejilson Mendes, o popular Bingo, treinador
do Atleta Garanhuense.

Jair José (imagem ao lado) também foi destaque na prova.
Ele ficou em terceiro na Meia Maratona Maurício de Nassau, prova que apresenta
um percurso de 21km. Tanto Marcos Antônio, quanto Jair José são patrocinados
pelo Governo Municipal de Garanhuns, através do Bolsa Atleta. Jair também conta
com o apoio da Uniodonto/Garanhuns.


O empresário Adezildo
Alves Godoy, conhecido popularmente por Godoy, de 55 anos, morreu em acidente registrado
no inicio da manhã de hoje, dia 1º, na BR 424, em Caetés. Ele era proprietário
do Supermercado Godoy, localizado no Indiano.


De acordo com o Blog
Arlete Santos Notícias, uma colisão frontal envolvendo um Toyota Corolla, conduzido
por Godoy, e uma carreta, motivou a morte do Empresário. Com o impacto da colisão,
Godoy sofreu politraumatismo e veio a óbito ainda no local.



O Corpo ficou
preso às ferragens, sendo retirado pelo Corpo de Bombeiros. As Policias
Rodoviária Federal e Civil compareceram ao local e o corpo de Godoy foi
encaminhado ao IML, em Caruaru.
(Com informações e imagens de http://www.arletesantos.com.br/)



 
O Governo do Estado mudou a
estratégia e reduziu de oito para seis meses o tempo do curso de formação de
praças da Polícia Militar. A ideia é abreviar a duração dos módulos – que vão
desde aulas de direito, passando por defesa pessoal e práticas de tiro – na
tentativa de acelerar medidas para conter os índices de violência.
Na última sexta-feira, dia 29,
1.324 novos alunos participaram de solenidade no Centro de Convenções. A
previsão é de que os praças estejam na rua até abril de 2018, de acordo com a
Polícia Militar. Após a formação, os novos policiais serão encaminhados aos locais
críticos de segurança em todo o Estado, de acordo com estudos do setor de
inteligência da Secretaria de Defesa Social e Polícia Militar, para atender as
demandas.

“A divisão do efetivo é feita
de forma pensada, estruturada, para que atenda toda a demanda do Estado. Então,
Grande Recife, Agreste e Zona da Mata vão receber de imediato esse reforço.
Algumas cidades mais urgentemente do que outras, mas todos os necessitados
serão contemplados”, explicou o secretário da pasta, Antônio de Pádua.
(Com informações do Jornal do Commercio.
CONFIRA)