BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020

Garanhuns segue forte nos esportes e os Atletas locais conquistaram novos e
importantes resultados no último final de semana.

No Atletismo, o destaque mais uma vez ficou para José Márcio Leão. Ele venceu
no último domingo, dia 3, a Etapa Recife do Circuito Qualidade Caixa. Já o
atleta Jair José, que também integra a equipe de pedestrianismo de Garanhuns, ficou na terceira colocação da prova, que teve um percurso de 10km. Já em
Fortaleza-CE, o destaque ficou por conta de Marcos Antônio Pereira e de Gilmar
de Oliveira. Eles conquistaram, respectivamente, a 2ª e 3ª colocações nos 10Km
da Corrida Uniforça, enquanto que Gleison Santos ficou em 2º nos 5Km.

Além de Leão, Jair, Pereira e Gilmar, outros atletas locais também brilharam em
Paulo Afonso-BA, durante a Corrida Duque de Caxias. Cicero Vieira e Jhon Lenon,
conquistaram a 2ª e 3ª colocações, respectivamente, na prova masculina de 5km,
enquanto Jonas Bernardo, de 64 anos, foi campeão na categoria 54+ e Olívio
Clemente ficou em 2º na categoria 30 a 39 anos.


Mas o principal destaque da prova disputada na Bahia foi a conquista de mais um
título da jovem Rosem Mayara, de apenas 15 anos. Como já havia feito na semana
anterior, em Maceió-AL, Mayara foi campeã na prova feminina de 5km. “Ela vem
treinando muito bem e já desponta como uma revelação no Atletismo. Estamos
trabalhando com calma, para não pular etapas, mas acreditamos que Mayara tem potencial para se tornar uma grande Atleta em
nível nacional”, pontua o técnico Adejilson Mendes, o Bingo.

Os Atletas Jair José, Gilmar de Oliveira, Gleison Santos, Marcos Antônio e
Cicero Vieira são patrocinados pelo Governo Municipal de Garanhuns, através do
Bolsa Atleta, e contam com o apoio da Uniodonto/Garanhuns.


VITÓRIA BRILHA NO JUDÔ – E a atleta
Vitória Araújo, de apenas 15 anos, segue brilhando nos tatames. A garanhuense,
que é patrocinada pela Prefeitura do Município, por meio da Secretaria de
Juventude, Esportes e Lazer, conquistou, recentemente, o 9º título seguido de
Campeã Pernambucana na Categoria Sub 18, durante a 3ª etapa do Campeonato
Pernambucano, promovido pela Federação de Judô Estadual. A Atleta da Associação
Presley Araújo de Judô também trouxe na bagagem o bicampeonato na Categoria
Sênior e na Categoria Pesado.


“Este foi o melhor ano para o Judô Regional, em um evento a nível
Estadual, pois além de Vitória Araújo, ainda tivemos mais quatro campeões:
Rafael Alexandre, na Categoria Sub 18; Cauã Emerson, na Categoria Sub 15;
Marceli Silva, na Categoria Sênior Estreante e Philipe Henrique na Categoria
Sênior Estreante +100kg. Também contamos com o destaque das atletas Ruth Torres
e Ana Caroline”, vibrou o técnico da Equipe, Presley Araújo. A atleta Vitória
Araújo conta com o apoio da Uniodonto/Garanhuns. 


 
Um Sargento do Corpo de
Bombeiros foi assassinado no início da manhã desta quarta-feira, dia 6, na rua Francisco
Branco, comunidade da Brasília, aqui em Garanhuns. José Armando de Oliveira
Rodrigues era lotado no Grupamento de Bombeiros Militar de Garanhuns.
De acordo com informações da
Polícia Civil, o Sargento chegava em casa, conduzindo uma Picape Strada, carregada
com rações para animais, quando foi alvejado por vários disparos de arma de
fogo, provavelmente revólver calibre 38. Populares informaram que visualizaram
uma moto se evadindo do local com dois elementos, que estes possivelmente sejam
os assassinos.

Familiares informaram que era
de costume ele sair cedo de casa para ir ao Sítio, na zona rural de Garanhuns,
onde tem uma propriedade. Devido ser um Cidadão que não tinha desafetos,
normalmente andava desarmado. O Crime está sendo investigado pelo Delegado João
Lins, da 22ª Delegacia de Homicídios de Garanhuns. Esse foi o 48º assassinato
registrado neste ano aqui em Garanhuns.
(Com
informações e imagens de http://www.agresteviolento.com.br/)

Foi suspensa a decisão judicial liminar que garantia que os custos da cirurgia de transplante de
intestino no pernambucano David Nilo da Silva fossem pagos pela União 
.
Em novo posicionamento, o desembargador federal Élio Wanderley pede que o
paciente seja reavaliado pelos médicos. Nessa terça-feira, dia 5, dom Fernando
Saburido (imagem abaixo), arcebispo de Olinda e Recife, fez uma visita para
prestar solidariedade a David.
A liminar anterior, que o paciente conseguiu no mês de agosto, garantia
a realização do procedimento no Hospital Jackson Memorial Medical, em Miami,
nos Estados Unidos da América (EUA). Todo o gasto médico, aéreo e de manutenção
da família no exterior, orçado em 5 milhões, seria pago pela administração
pública federal. Na nova decisão, emitida através do Tribunal Regional Federal
da 5ª Região (TRF5), o desembargador argumenta que os médicos que embasaram a
liminar da primeira instância não são especialistas em transplante de
intestino. Ele pede que o paciente seja reavaliado por uma equipe credenciada
pelo Ministério da Saúde (MS).
O Magistrado também afirma que essa equipe médica deve atestar as
condições clínicas, inclusive quanto à indicação de continuidade da nutrição
parenteral total – procedimento onde o paciente recebe, por via venosa, os
nutrientes de que precisa para se manter. Segundo a decisão, o protocolo do
Ministério da Saúde indica transplante para casos onde há possibilidade de
complicações agudas e crônicas.

Em entrevista à Rádio Folha, David Nilo afirmou que tratamento com mudanças na alimentação
não são suficientes para melhorar o quadro. “Já faço nutrição parenteral
total, e mudar apenas a alimentação não adianta porque eu tenho poucos
centímetros de intestino”, explicou. O pernambucano David Nilo da Silva
disse que recebeu a notícia da suspensão da liminar com tristeza e revolta.
“O Desembargador não soube ler o caso direito. Ele quer que a junta médica
avalie se o meu caso pode ser resolvido com uma boa nutrição para poupar
dinheiro dos cofres públicos, mas eu realmente preciso de um transplante. Infelizmente
as pessoas que se submeteram a essa cirurgia aqui no Brasil tiveram apenas seis
meses de sobrevida, enquanto a taxa de êxito para o meu caso nos Estados Unidos
é de 100%”, comenta o paciente.
David ainda diz que a vida mudou completamente enquanto
espera o transplante. “Minha vida parou, pessoal e profissionalmente. Eu
sou ligado a uma bomba de infusão 24h por dia – eu não posso sair de casa, não
posso comer, só posso tomar alguns líquidos. Sequer posso descer para brincar
com a minha filha no Parque do prédio”, comenta. Apenas a cirurgia custa 1
milhão e 300 mil dólares e a estimativa é que o paciente tenha que ficar nos
EUA por pouco mais de um ano para concluir o tratamento.

Em nota, o TRF5 afirma que o procedimento cirúrgico pode ser autorizado, mas
depende do resultado da reavaliação, “com ponderação dos riscos e das
alternativas terapêuticas que venham a ser apontados pelos profissionais
médicos avaliadores, sempre em atenção à garantia da integridade da vida e da
saúde” de David Nilo da Silva.

ENTENDA O CASO – O auditor de ONG David Nilo da Silva, de 35
anos, foi diagnosticado com o intestino necrosado em junho deste ano após
sentir fortes dores no estômago. A suspeita é que a situação pode ter
acontecido devido a uma cirurgia bariátrica, realizada há três anos. Partes dos
intestinos grosso e delgado do paciente foram removidos, e a equipe médica informou
sobre a necessidade de um transplante de intestino. Em agosto, o juiz federal
substituto Augusto César de Carvalho Leal determinou que a União deveria ser
intimada a custear o procedimento no hospital Jackson Memorial Medical.
(Com informações da Folha de Pernambuco. CONFIRA)


 
A Prefeitura de Ibirajuba, município distante 60,3 km de Garanhuns,
abriu, nessa terça-feira, dia 5, as inscrições para concurso público com 131
vagas. Profissionais de todos os níveis de escolaridade podem se inscrever, até
o dia 10 de outubro, por meio do site ou clicando AQUI. O salário
varia de R$ 937 a R$ 2,5 mil.
Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva prevista para o
dia 5 de novembro deste ano. Os Inscritos nos cargos de nível superior
passarão, também, por prova de títulos. A taxa de inscrição para o Certame varia
de R$ 57 a R$ 106. Os contratados devem cumprir carga horária de 20h a 40h,
exceto plantonistas e professores. O valor da hora-aula é de R$ 11,49.
São oferecidas vagas para Agente Comunitário de Saúde (4), Endemias (2), Vigilância Sanitária (2)
e Social (2); Assessor Técnico de Controle Interno (1); Assistente (1);
Assistente administrativo (4); Auxiliar de Farmácia (1); Contador (1); Coveiro
(2); Cozinheira (4); Eletricista Predial (1); Enfermeiro Plantonista (3); Gari
(8); Auditor (1); Médio: Cardiologista (1), Ginecologista (1), Ortopedista (1),
Pediatra (1), Clínico Geral (7), Obstetra (1) e Psiquiatra (1); Merendeira (8);
Motorista (13); Nutricionista (2); Operador de Máquinas Leves (2) e Pesadas
(2).
Também são oferecidas vagas para: Pedreiro (1); Procurador Municipal
(1); Professor: Ciências (2), Educação Física (3), História (1), Língua Inglesa
(2), Língua Portuguesa (4), Matemática (5), Ensino Fundamental I (22);
Psicólogo (1); Técnico Agrícola (2); Técnico em Enfermagem Plantonista (6) e
Vigilante (4). O prazo de validade do concurso público é de dois anos, a contar
da data de homologação do resultado final, prorrogável por igual período.


 
Essa é destaque na Folha de Pernambuco:
O Ministério Público, através
da Promotoria de Justiça de Garanhuns, instaurou um Inquérito Civil para seguir
apurando de quem foi a responsabilidade pelo desabamento de um prédio na Cidade,
em julho deste ano.
Segundo o Ministério Público
estadual, a necessidade de investigação se baseia no posicionamento dos Órgãos competentes,
entre eles, a Prefeitura, que revelou não possuir documentos ou processos
alusivos à regularização do imóvel. O inquérito deve coletar informações que,
futuramente, podem dar origem a ações judiciais. O Acidente deixou dois homens
mortos. Uma mulher e a filha, um bebê de 20 dias, foram soterradas, mas
sobreviveram.

ENTENDA O CASO – Um bloco de apartamentos do prédio tipo caixão
situado na rua Capitão João Paes, no bairro Aluísio Pinto, em Garanhuns,
desabou na manhã do dia 10 de julho, deixando quatro pessoas soterradas. A
bióloga Genicélia Arcoverde e a sua filha, um bebê de apenas 20 dias, foram
resgatadas logo após o desabamento e passam bem. O marido dela, Antônio
Arcoverde, 32, foi encontrado já sem vida, por volta das 17h. Um vizinho deles,
Edval Soares da Silva, 66, também foi retirado morto dos escombros após mais de
dez horas de buscas.
(Com informações da
Folha de Pernambuco. CONFIRA)


 
A Agência do Trabalho oferece,
para amanhã, dia 6, cinco vagas de Emprego aqui em Garanhuns. As oportunidades
são de Oficial de Serviços Gerais na Manutenção de Edificações. As vagas
constam no site da Secretaria da Micro e Pequena Empresa Trabalho e
Qualificação de Pernambuco.
De acordo com o Órgão
Estadual, para concorrer às vagas é necessário ter 6 meses de experiência,
comprovados na Carteira de Trabalho e ter o Ensino Fundamental Completo. O
salário ofertado é de R$ 958,37.
Os candidatos que se encaixem
no perfil solicitado devem se dirigir até a Agência do Trabalho de Garanhuns,
que fica localizada no Expresso Cidadão e na rua Amaury de Medeiros, nº 20,
bairro de Heliópolis. As vagas estão sujeitas a alterações no transcorrer do
dia. É necessário levar a Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, número do PIS/
NIT/ NIS. Para saber mais sobre
essas vagas, clique AQUI.


 
Depois de muita expectativa pela volta do Sete de Setembro aos
gramados, a data está marcada e a torcida está convocada. Nessa quinta-feira,
dia 7 de setembro, quando são comemorados os 67 anos de fundação do Clube, o
Guará do Agreste fará dois amistosos no Estádio Gigante do Agreste, ambos
contra o Náutico.


O primeiro, às 14h, será contra o time Sub-17 do Timbu. Depois, às
15h30min, o Sete enfrenta o time alvirrubro Sub-20. Além de festivos, os Jogos também
servirão como preparação para a Série A2 do Campeonato Pernambucano, que começa
no próximo dia 17 de setembro. Os ingressos já estão à venda, no valor de R$ 5.
Até a quarta-feira, as vendas serão no Estádio Gigante do Agreste e na Padaria
Novo Paladar, que fica na Avenida Duque de Caxias. Na quinta-feira, dia do
jogo, a venda será exclusivamente no Estádio.


Nesta terça-feira, dia 5, os jogadores da equipe alviverde treinaram
sob o comando do técnico Javier Diaz no município de Canhotinho, para poupar o
gramado do Gigante. Durante o treino, o trabalho foi, principalmente, de bolas
paradas e jogadas ensaiadas. Já nesta quarta o treino acontece a partir das 9h,
no Gigante do Agreste. Esta será a última movimentação visando os jogos contra
o Náutico.

“Mostramos que Garanhuns tem grandes profissionais, com capacidade de
executar grandes projetos. Quebramos aquele velho paradigma de que não é
possível uma empresa do interior executar, em grande nível, um Baile de
Formatura de Medicina! Foi a primeira formatura de um curso de Medicina fora da
Capital! Sim foi possível! Entramos pra a História!”. A afirmação, em tom de
desabafo, é do empresário Hélder Carvalho, da Studio C Formaturas e Eventos.
De acordo com Hélder, Garanhuns foi movimentada nessa última semana,
sobretudo economicamente, com a realização das solenidades de formatura dos
primeiros vinte e cinco Médicos do Curso de Medicina do Campus Garanhuns, da
Universidade de Pernambuco (UPE). Ainda segundo Carvalho, foram gerados cerca
de 200 postos de trabalho temporários e bares, restaurantes e hotéis foram
movimentados com o Evento da UPE, cuja produção, marcada pela qualidade,
criatividade e requinte, foi feita por empresas locais, como o Studio C; o
Chalé Recepções e Saullo Souza Decorações, além de profissionais de outras
áreas, que foi o caso da Bicho Eventos, contratada para realizar o show do Luan
Estilizado.

“Investimos em Garanhuns e contribuímos para o desenvolvimento da
Cidade, mas sentimos na pele esta indiferença, de alguns que vem da Capital e
acham que não temos capacidade, e que a Cidade só serve para vir fazer o Curso
e pronto. É bom que a sociedade saiba que algumas turmas estão estudando em
Garanhuns e a Formatura vai ser na Capital, pois acham que Garanhuns não tem
Empresas e nem capacidade de acomodar seus familiares”, pontuou Hélder
Carvalho.
O desabafo de Hélder é compartilhado pela empresária Patricia Luna, do
Chalé Recepções. “Se esta cidade não tem perfil para realizar uma conhecida
semana de comemorações de Formatura, como pode esta mesma Cidade receber mentes
brilhantes como estas que expressam este sentimento em um curso de graduação?
Como serão estes profissionais graduados em uma Cidade, que segundo eles é tão
abaixo da média? Porque vocês não foram admitidos em Universidades nas
Capitais?”, desabafou Luna, em postagem na rede social facebook.
De acordo com informações apuradas pelo Blog do Carlos Eugênio, a
iniciativa pela escolha do local da formatura é exclusiva das turmas de
formandos e não tem a intervenção do Campus Garanhuns da Universidade de
Pernambuco.
EVENTO MARCADO PELO SUCESSO – Desde a solenidade de colação de grau,
realizada nos salões da AGA, até o Baile de Formatura na casa de eventos
Armazém Nordoff, todos os detalhes foram projetados e executados com muito
profissionalismo. “A noite do último sábado, dia 2, foi sem dúvida um divisor
de águas em minha vida e principalmente na história da nossa empresa Chalé
Recepções”, comemorou Patricia Luna, após o Evento.

“Mostramos que temos estrutura e talento para promovermos grandes eventos.
Parabenizo cada formando da primeira turma de Medicina da UPE em Garanhuns e os
agradeço por nos dar a oportunidade de mostrar o nosso potencial. Tenho certeza
de que seguiremos mostrando que Garanhuns possui mão de obra qualificada para o
serviço de formaturas, também de cursos de Medicina, e que seguiremos
realizando o sonho de muitos formandos de vários cursos, sobretudo de Medicina
da UPE, que está em Garanhuns, e que deve acreditar em Garanhuns”, finalizou
Hélder Carvalho.


 
O Juiz Glacidelson Antônio da
Silva, da Vara da Fazenda Pública de Garanhuns, decidiu extinguir a ação de improbidade administrativa
impetrada pelo Ministério Público de Garanhuns contra o Prefeito Izaías Régis
(PTB) e o Procurador Geral do Município, João Pontes.
A Ação Civil Pública de Obrigação de Fazer com Pedido de Tutela
Provisória de Urgência Antecipada, cumulada com Ação de Improbidade
Administrativa, cumulada com Danos Morais e Pedido de Liminar ajuizada pelo MP
teve por base o Inquérito Civil nº 089/2016, que segundo àquele Órgão, “foi
instaurado para apurar irregularidades na carga-horária dos professores
recém-nomeados”, problema, que de acordo com o Ministério Público, “foi
solucionado no ano passado, mas este ano voltou a surgir, culminando com a edição
do Decreto 028/2017 para impor aos professores a remuneração em horas
(horas-relógio) ao invés de horas-aula”.
“Como o pedido principal é da obrigação de fazer, esta ação deve ser
mantida. Ressalte-se que a extinção da ação de improbidade administrativa não
causa qualquer prejuízo ao Ministério Público, que poderá ingressar com a ação
própria”, registrou o Juiz Glacidelson Antônio, em sua decisão. O Município de Garanhuns tem um prazo de 30
dias, a contar de 4/9/2017, para contestar a ação e cinco dias, para falar
sobre o pedido de Tutela de Urgência.
IZAÍAS EMITE NOTA QUANTO A DECISÃO DO JUIZ – Após tomar conhecimento da decisão do Juiz
titular da Vara da Fazenda Pública de Garanhuns, o Governo Municipal de
Garanhuns emitiu a seguinte nota a Imprensa:
“O Prefeito Izaías Regis Neto, em
face das últimas notícias acerca do ajuizamento de Ação Civil Pública, onde o
Promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Cidadania de Garanhuns, Dr. Domingos
Sávio, pede a condenação do Gestor e do Procurador do Município, por possíveis atos
de improbidade administrativa, vem a público trazer os seguintes
esclarecimentos:
O Prefeito recebeu com serenidade
a informação da propositura da ação pelos noticiários, ao passo que entende
incabíveis as argumentações do representante do Ministério Público do Estado de
Pernambuco, com o maior respeito a Ele e à Instituição que representa.
Em que pese as argumentações
açodadas por parte do parquet (Ministério Público), estas não possuem nenhuma fundamentação idônea
em relação ao tema levado aos autos. De modo que, o magistrado da Vara da
Fazenda Pública da Comarca de Garanhuns, Dr. Glacidelson Antônio da Silva,
rejeitou as argumentações de improbidade administrativa pela inviabilidade na
propositura desta, em face do Prefeito e do Procurador do Município.
O Prefeito Izaías Régis sempre
acreditou nas instituições e principalmente na Justiça. De modo que a notícia
da rejeição não lhe é estranha, principalmente em face da conduta dos agentes
públicos tomadas no dia a dia da Gestão da Prefeitura Municipal de Garanhuns.



As decisões tomadas pela Gestão atual
têm o escopo de preservar e defender o Patrimônio Público Municipal, o que será
demonstrado por sua defesa”.



 
Depois de questionar a
veracidade da informação, repassada pela Prefeitura de Garanhuns, de que o Desembargador Francisco José dos
Anjos Bandeira de Mello, da 2ª Câmara Cível, do Tribunal de Justiça de
Pernambuco (TJPE), determinou aos professores da Rede Municipal de Ensino de
Garanhuns, que retornassem imediatamente às suas atividades, em conformidade
com o calendário escolar pré-estabelecido pela Secretaria de Educação de
Garanhuns,
o diretor do Sindicato dos Professores de Pernambuco (SINPRO-PE),
George Sanguineto, emitiu nova nota em que orienta os Profissionais de Educação
a acatarem a decisão judicial.  
“Orientados pelo nosso Departamento Jurídico na pessoa de Dra. Karina,
precisamos voltar para as salas de aula às terças-feiras até que o SINPRO, dentro
do prazo legal, apresente resposta oficial à ação”, registou Sanguineto.
Segundo o diretor do SINPRO, “a
Prefeitura usou de má fé quanto
deturpou nosso ofício 93/2017 alegando que estávamos ali, entrando em um
movimento paredista, quando todos sabemos que estamos apenas cumprindo a
jornada que nos é paga, de acordo com o Projeto de Lei nº 028/2017, aprovado
pela Câmara de Vereadores”, registrou o Sindicalista, que reafirmou que a luta
dos Professores seguirá forte: “precisamos dar este passo atrás para chegarmos
à vitória definitiva. Lembrem-se: não estamos desistindo de nada, apenas
acatando “momentaneamente” uma ordem judicial”, frisou George
Sanguineto.
Para conferir a Nota na Integra clique AQUI.

 
NOTA DO SINPRO 

“No final de expediente da última sexta feira
1/8, o SINPRO foi notificado sobre o procedimento Ordinário 0483081-9 imputado
pelo Desembargador Francisco José dos Anjos Bandeira de Mello, concedendo
liminar ao Município de Garanhuns com relação a “não prestação das aulas
aos alunos da Rede pública municipal às terças feiras” sob pena de multa
estabelecida no valor de R$ 30.000,00 por cada dia de descumprimento.
Sabemos que, claramente, a Prefeitura usou de má fé quanto deturpou
nosso ofício 93/2017 alegando que estávamos ali, entrando em um movimento
paredista, quando todos sabemos que estamos apenas cumprindo a jornada que nos
é paga de acordo com o projeto de lei 028/2017 aprovado pela câmara de
Vereadores.
No entanto, neste momento, orientados pelo nosso departamento jurídico na
pessoa de Dra. Karina, precisamos voltar para as salas de aula às terças feiras
até que o SINPRO, dentro do prazo legal, apresente resposta oficial à ação .
Não há porque desanimar, este é um trâmite normal, sempre que os trabalhadores
começam sua luta, o poder público consegue liminares no intuito de barrar nosso
ímpeto aquilo que falávamos nas assembleias, sempre que tomamos decisões desse
porte corremos os riscos da mesma. Precisamos dar este passo atrás para
chegarmos à vitória definitiva. Lembrem-se ,não estamos desistindo de nada,
apenas acatando “momentaneamente” uma ordem judicial. Continuemos
Firmes na luta!”
George Sanguineto
 Diretor do SINPRO PE”.