BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
 
Uma jovem de 19 anos é a principal suspeita de esfaquear e matar um
homem de 42 anos em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Segundo testemunhas, a mulher
teria ficado revoltada porque o homem teria passado as mãos em suas nádegas.
O crime aconteceu na Rua Dom Vital, em um ponto próximo ao mercado
turístico, no Centro da cidade. Após ser agredida por Antônio Fernando Santos,
a jovem identificada como Sulamita Kelly Rodrigues Farias teria ido até a casa
dela e voltado para o local com um canivete.
Segundo as investigações, Antônio foi ferido com golpes de canivete na
região do tórax. A equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU)
foi acionado, fez os primeiros socorros e, em seguida, levou a vítima ao
hospital. Apesar de todos os esforços, o homem não resistiu aos ferimentos e
morreu.

Para o delegado Magno Neves, Sulamita pode responder pelo crime de
homicídio privilegiado, que é aquele cometido sob o domínio de violenta emoção,
seguido a injusta provocação da vítima. “Caso seja confirmado o abuso
anterior sofrido por ela, ela vai responder por homicídio privilegiado, no
lugar de homicídio qualificado. Ela fugiu do local, então isso deve ser apurado
de forma concreta e clara para que a justiça possa ser feita”, afirmou.
(Com informações do JC online. CONFIRA)

 
Desfiles foram adiados e aulas suspensas por causa das chuvas em
Garanhuns. A decisão foi tomada nesta quinta-feira, dia 14, após reunião da
equipe gestora da Secretaria de Educação com os gestores das escolas do campo
Julião Capitó, Salomão Rodrigues Vilela e Ernesto Gueiros, o sub-prefeito de
Iratama, Julio Cesar Câmara e o representante da Autarquia Municipal de
Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), Drailton Ferreira.
Os desfiles cívico-militares nos distritos de Iratama e Miracica aconteceriam
no próximo domingo, dia 17. Mas, durante a reunião, foi acordado que os eventos
serão adiados por tempo indeterminado, em decorrência das chuvas registradas
nos últimos dias em toda a região e pela previsão de continuidade do quadro
chuvoso. A Secretaria ainda informou que o foco principal é a segurança dos
envolvidos nas festividades, especialmente as crianças.

Além do adiamento dos desfiles, até o momento foi confirmada a
paralisação das aulas nas escolas municipais do campo Julião Capitó Filho;
Mozart Correia de Lima; Antônio Alves Cavalcante; Ernesto Gueiros; Salomão
Rodrigues Vilela e Deocleciano Monteiro Guedes. Outras unidades de ensino ainda
podem ser inseridas nessa lista após análise da Secretaria. A Secretaria de Educação
assegura que as aulas serão repostas após as condições do tempo favorecerem a
recuperação das vias de acesso às áreas onde funcionam as escolas.


 
A Polícia Militar realizou nessa quarta-feira, dia 13, a
Operação Força no Foco aqui em Garanhuns. Durante a ação foram apreendidos
materiais relacionados a jogos de azar em quatro estabelecimentos. Três homens
foram presos.
No bairro Heliópolis, a PM
apreendeu 11 conjuntos de máquinas, duas fontes e duas calculadoras. O material
foi levado para a Delegacia. Em seguida, no Centro, a Polícia identificou uma
casa de jogos de azar, sem ninguém responsável no momento. No local foram
apreendidas quatro cabines completas, seis CPUs e seis monitores.
Em mais uma ação no Centro, a
PM identificou outra casa e prendeu um homem de 27 anos. Também foram
apreendidos uma televisão, um teclado, uma fonte para computador, sete
monitores, duas cabines com monitores e sete controles de jogos.
As últimas apreensões
aconteceram também no Centro. No local um jovem de 20 anos foi preso e a PM
apreendeu 17 máquinas caça-níqueis, quatro gabinetes fechados com monitores e
CPUs, 13 CPUs, uma televisão, dois teclados, uma fonte, três dispositivos de
armazenamento, uma bolsa com material de informática, um caderno com anotações,
uma câmera de monitoramento e uma calculadora. Todo o material apreendido
durante a operação foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Garanhuns. (Com informações do G1/Caruaru. CONFIRA)


O engenheiro Carlos Carvalho é
o novo secretário de Planejamento e Gestão de Garanhuns. A posse realizada na
manhã de hoje, dia 15, no Gabinete do Prefeito Izaías Régis (PTB), contou com a
presença de secretários municipais, vereadores e membros da Imprensa local.
“Carlos chega como reforço à uma
equipe comprometida. Competência se faz quando se tem objetivos e cada pessoa
que tem o compromisso de receber o dinheiro público tem que dar resultados”,
declarou. O Secretário foi enfático ao confirmar que tem formação e experiência
suficientes para estar à frente da pasta que planeja e fiscaliza as ações do
Governo Municipal. “Planejamento não comporta acomodação. A partir de hoje
assumo um compromisso com os cidadãos e, acima de tudo, comigo mesmo”, falou.

Carlos tem 30 anos, é natural
de Maceió-AL, e atua como professor do Curso de Engenharia Civil na Autarquia
do Ensino Superior de Garanhuns (AEGA). No histórico profissional possui
experiência em Coordenação e Execução de Obras de Terraplenagem com controle
tecnológico; elaboração, gerenciamento e execução de projetos arquitetônicos,
elétricos e hidrossanitários de edificações comerciais, residenciais e de uso
misto; levantamento da estimativa de custos e orçamentos de obras e confecção
de Cronogramas Físico Financeiro.
(Com
informações e imagens de Edméa Ubirajara/SECOM/PMG)

 
A Câmara de Vereadores de Garanhuns vem deliberando sobre a autorização
ou não para que o Uber possa operar no Município.
As discussões tiveram inicio após o Vereador Ary Júnior (PTB),
apresentar uma emenda aditiva ao Projeto de Lei nº 027/2017, que regulamenta a
atividade de Taxista em Garanhuns, dando nova redação a Lei 2.847, em
vigor desde 1997.

A proposta de Ary é proibir que o Uber seja implantado no Município. “Fica vedado o transporte individual privado
remunerado de passageiros, através de carros particulares cadastrados ou não em
aplicativos digitais e em meio de plataformas tecnológicas, ou não”, prevê
a emenda do Parlamentar, que começou a ser apreciada na manhã de hoje, dia 13.
É que o vereador Marinho da Estiva (PHS)
pediu vistas da proposta,
justificando a sua decisão na necessidade de discutir melhor o tema, sobretudo
com a sociedade, ação que acontecerá na próxima sexta-feira, a partir das
19h30min, também na Câmara Municipal.

A emenda voltará a ser apreciada na próxima quarta-feira, dia 20. Apesar
de não ter sido votado hoje, além de Ary, os vereadores Zaqueu Lins (PRB), Alcindo
Correia (PCdoB), Professor Márcio (PHS) e Betânia da Ação Social (PTB) se pronunciaram a favor da
matéria. Projeto de Lei nº 027/2017, que regulamenta a atividade de Taxista em
Garanhuns, foi aprovado
em 1ª votação. 


ARY EMITE NOTA – O vereador Ary Júnior enviou a seguinte nota sobre o assunto: 

“Prezados Senhores e Senhoras
de Garanhuns, venho através desta nota, informar a população em geral, que
emenda realizada por mim ao Projeto de Lei dos Taxistas, não se coloca contra
qualquer empresa que queira se instalar em Garanhuns. Nós estamos buscando
apenas o lado da legalidade. A emenda trata de que é necessário que as empresas
se legalizem com o Município e com as Leis Federais, como regem o CTB (Código
de Trânsito Brasileiro). O que ocorre com a classe dos taxistas e moto-taxistas,
que são totalmente legalizados e fiscalizados perante a Lei. Essa preocupação
não é só minha, é dividida por todos os Vereadores que aprovaram por
unanimidade nas comissões, após 15 dias de discussões sobre a referida matéria”. 
(Com
informações e imagens de http://www.vecgaranhuns.com/)

Lívia Raquel, no Centro da Imagem. 
E os jovens talentos do esporte Garanhuense mostram que a tradição do
Município nos esportes tende a seguir forte. Prova disso é o destaque que
crianças e adolescentes locais vem tendo nas mais diversas modalidades
esportivas e em competições até em nível nacional.


Klivia Ramos

Manoela dos Santos

As atletas Manoela dos Santos, da Escola Municipal Mario Matos; e Klivia Ramos,
da Escola Municipal Padre Agobar Valença, conquistaram medalhas nos Jogos
Escolares da Juventude Mirim, para atletas de 12 a 14 anos, que vem sendo
disputados em Curitiba-PR. Elas, que são treinadas pela equipe da
WEFA/Garanhuns, conquistaram, respectivamente, a prata e o bronze nas
categorias de 30kg até 40kg e de 57kg até 62kg da luta olímpica.


Já outro representante da Cidade das Flores entrará na disputa nos próximos
dias. Trata-se do judoca Cauã Emerson, da Associação Presley Araújo de Judô,
que assim como Manoela e Klivia, representa Pernambuco nos Jogos após vencer os
Jogos Escolares Estaduais. Cauã vem seguindo os passos vitoriosos da sua prima,
a judoca Vitória Araújo, que também esta classificada para disputar os Jogos da
Juventude em novembro, em Brasília, competição que é considerada o maior
celeiro de atletas olímpicos do País.
LÍVIA RAQUEL – Outro talento de Garanhuns é a judoca Lívia
Raquel, que é treinada pelo professor Carlos Espinhara, da Academia Desafios de
Judô (DAJU). Ela disputa competições na modalidade Sub 15, -53 kg e vem
brilhando nos tatames estaduais. 

Lívia é a atual campeã das 2ª e 3ª fases do Campeonato Pernambucano. Ela também
conquistou as 1º e 3ª colocações nas fases dos Jogos Escolares de Pernambuco e
ainda tem em seu jovem, mas promissor currículo, os vice-campeonatos na
Seletiva do Brasileiro Regional e na seletiva do Brasileiro Geral, assim como
da 1ª fase do Pernambucano.

“Trata-se de um talento que fazemos questão de apoiar e incentivar. Tenho
certeza que com muito empenho, dedicação nos estudos e apoio, Lívia Raquel tem
tudo para se consolidar como uma grande judoca”, pontua o vereador Alcindo
Correia (imagem ao lado), que além de amigo da família, patrocina a Jovem Atleta garanhuense.
Lívia é filha do ex-atleta profissional de Futebol, Pinto, zagueiro respeitado,
que defendeu grandes clubes, dentre eles, o Sete de Setembro e a AGA. (Com informações e imagens de Arquivos Pessoais e da Fan-page dos Jogos escolares de Pernambuco) 


 
O Prefeito Izaías Régis (PTB) lançará
oficialmente o conceito do Natal de Garanhuns no próximo dia 21 de setembro, a
partir das 19 horas. O anuncio acontece defronte ao Palácio Celso Galvão, sede
da Prefeitura.
Na ocasião, serão apresentados
o conceito e a identidade visual do Evento. O Natal de Garanhuns acontecerá no período de 10
de novembro a 31 de dezembro
e deve novamente atrair turistas de todo o
Brasil para shows, apresentações culturais, desfile de Papai Noel e para
conhecer a decoração produzida nos mínimos detalhes por artesãos locais.
Nesta semana, o Governo
Municipal divulgou a lista dos 108 artistas aprovados na convocatória do Natal
de Garanhuns. Dentre os selecionados, nomes radicados na Cidade, como a Banda Neander,
Alexandre Revoredo e Andrea Amorim, bem como atrações regionais e nacionais,
como Edu & Maraial; Adilson Ramos e José Augusto. Vale registrar que a lista de habilitados não é
necessariamente aquela que vai compor a programação oficial. Os shows ocorrem
na Avenida Santo Antônio e em distritos da zona rural.



Confira a relação dos artistas habilitados para o Natal de Garanhuns clicando AQUI

 
O desporto garanhuense também
é forte no Ciclismo. Prova disso é que de um grupo de nove ciclistas locais,
cinco subiram ao pódio na Copa Alagoana de MTB, competição disputada na cidade de Lagoa
da Canoa-AL, no último domingo, dia 10.
Os destaques ficaram por conta
de Fernanda Gonçalves, 4º lugar na Categoria
Feminino; Alexandre Cerqueira Ferreira, 4º no Máster C; Alexandre Cerqueira Filho,
4º colocado no Turismo A e o empresário Ivan Gomes Júnior, da G Araújo, que ficou em
5º na categoria Máster C, mesma colocação de Genilson Pereira da Silva, na
Máster B.

A equipe que treina forte e já
se destaca em competições interestaduais também vem incentivando novos adeptos
a modalidade. É o caso de F
ernanda Gonçalves,
que é originária do Atletismo, mas que em sua primeira competição ciclística já
subiu ao pódio. Confira os demais atletas garanhuenses que participaram da
prova:
Wdlandia Karoline da Silva (3º lugar – Cicloturismo); André Luiz
Anselmo Gomes (8º lugar – Máster B); Lucas Cabral (8º lugar – Nelore 90+) e Eraldo
Gomes Barros (10º lugar – Turismo B).


 
Contando com a participação de
12 equipes, Garanhuns sedia nesse final de semana, a 3ª Copa Nordeste de Futsal
Feminino. Os jogos serão realizados na Quadra do SESC e a entrada do Público é gratuita.

Participam do Evento as
equipes do SESC/Prefeitura de Garanhuns; Seleção de Caruaru; Vitória; União-AL;
Nova Era; Guarapão; Real Capibaribe; Atlético Santa Cruz; Kadwell;  Sesi; Santa Cruz e Brinque Mais. Elas estarão
divididas em quatro grupos. A fase classificatória será realizada nesse sábado,
dia 16. As quartas, semifinais e final serão decididas no domingo, dia 17.



A competição conta com a organização
da desportista Emanoelly Silva, em parceria com o Governo Municipal de Garanhuns,
através da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer e o SESC/Garanhuns, bem
como de empresas locais.
CONFIRA OS JOGOS DA 1ª
FASE DA COPA NORDESTE DE FUTSAL:


SÁBADO – DIA 16.
13h – Sesc/Prefeitura de Garanhuns x Seleção de
Caruaru

13h40min – União-AL x Nova Era
14h20min – Real Capibaribe x Atlético Santa Cruz
15h – Sesi x Santa Cruz
15h40min – Seleção de Caruaru x Vitória
16h20min – Nova Era x Guarapão
17h – Atlético Santa Cruz x Kadwell
17h40min – Santa Cruz x Brinque Mais
19h20min – Vitória x Sesc/Prefeitura de
Garanhuns

20h – Guarapão x União-AL
20h40min – Kadwell x Real Capibaribe
21h20min – Brinque Mais x Sesi.

 
O Prefeito Izaías Régis (PTB)
dará posse ao novo secretário de Planejamento e Gestão de Garanhuns na manhã
desta sexta-feira, dia 15, às 10h, no Palácio Celso Galvão.
O engenheiro civil e professor
universitário Carlos Carvalho assumirá a pasta responsável pelo desenvolvimento
e acompanhamento dos projetos do Governo Municipal. A cerimônia de posse será
realizada no Gabinete do Prefeito, com a presença de Autoridades e Imprensa.

Carlos Carvalho tem 30 anos, é
natural de Maceió-AL, e atua como professor do Curso de Engenharia Civil na
Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns. Como Engenheiro Civil, possui
experiência em Coordenação e Execução de Obras de Terraplenagem com controle
tecnológico; elaboração, gerenciamento e execução de projetos arquitetônicos,
elétricos e hidrossanitários de edificações comerciais, residenciais e de uso
misto; levantamento da estimativa de custos e orçamentos de obras e confecção
de Cronogramas Físico Financeiro. Ele serviu como Oficial Temporário no
Exército Brasileiro, onde atuou no Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva
de Maceió-AL (NPOR) e no 71º Batalhão de Infantaria Motorizado.