Guardas Municipais
de Garanhuns estão sendo treinados para atuarem como agentes da autoridade no
trânsito. Ao todo, 32 servidores estão participando de um curso de formação que
teve inicio na semana passada e segue até o dia 30 deste mês. A capacitação é
resultado de uma parceria entre a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e
Transportes (AMSTT) e Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA).
de Garanhuns estão sendo treinados para atuarem como agentes da autoridade no
trânsito. Ao todo, 32 servidores estão participando de um curso de formação que
teve inicio na semana passada e segue até o dia 30 deste mês. A capacitação é
resultado de uma parceria entre a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e
Transportes (AMSTT) e Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA).
Na grade, os
participantes estão estudando a legislação vigente, noções de primeiros
socorros, entre outros tópicos de assuntos indicados pelo Departamento Nacional
de Trânsito (Denatran). Atualmente, são 15 guardas trabalhando na área de
trânsito. Após o treinamento, esse quadro ganhará reforço com mais 24
profissionais, totalizando 39 agentes nas ruas de Garanhuns.
participantes estão estudando a legislação vigente, noções de primeiros
socorros, entre outros tópicos de assuntos indicados pelo Departamento Nacional
de Trânsito (Denatran). Atualmente, são 15 guardas trabalhando na área de
trânsito. Após o treinamento, esse quadro ganhará reforço com mais 24
profissionais, totalizando 39 agentes nas ruas de Garanhuns.
De acordo com o
presidente da AMSTT, Elielson Pereira, com a formação desses guardas, tanto os
pedestres quanto o trânsito em si serão beneficiados. “O objetivo é melhorar a
fluidez e aproximar a população da guarda municipal por meio de um trabalho
dinâmico e cada dia mais capacitado”, enfatiza o titular da pasta. (Com informações e imagens de Cloves
Teodorico/SECOM/PMG)
presidente da AMSTT, Elielson Pereira, com a formação desses guardas, tanto os
pedestres quanto o trânsito em si serão beneficiados. “O objetivo é melhorar a
fluidez e aproximar a população da guarda municipal por meio de um trabalho
dinâmico e cada dia mais capacitado”, enfatiza o titular da pasta. (Com informações e imagens de Cloves
Teodorico/SECOM/PMG)
A atleta de fisiculturismo Karla Rocha, de 34 anos, conquistou o título de
Campeã Wellness Categoria 1,58 durante o Campeonato de Estreantes IFBB
Pernambuco, promovido pelo IFBBPE, no último sábado, dia 20, no Centro de
Convenções, em Olinda.
Campeã Wellness Categoria 1,58 durante o Campeonato de Estreantes IFBB
Pernambuco, promovido pelo IFBBPE, no último sábado, dia 20, no Centro de
Convenções, em Olinda.
Karla Rocha é a primeira Atleta Miss Fitness de Garanhuns. Ela treina há mais
de 10 anos, todavia intensificou os trabalhos nos últimos dois anos, sob a
orientação do treinador Gilson Albuquerque, da Vip Academia. “Karla é mãe de
dois filhos: um rapaz de 18 anos e uma menina de 9 e vem mostrando uma evolução
muito grande na modalidade, tendo desbancado participantes de Caruaru, Recife,
Ibimirim e João Pessoa na conquista desse título. O primeiro de muito outros”,
pontua, com otimismo, Gilson.
de 10 anos, todavia intensificou os trabalhos nos últimos dois anos, sob a
orientação do treinador Gilson Albuquerque, da Vip Academia. “Karla é mãe de
dois filhos: um rapaz de 18 anos e uma menina de 9 e vem mostrando uma evolução
muito grande na modalidade, tendo desbancado participantes de Caruaru, Recife,
Ibimirim e João Pessoa na conquista desse título. O primeiro de muito outros”,
pontua, com otimismo, Gilson.
“Estou feliz pela conquista e já venho treinando para a disputa Estadual
dessa modalidade que avalia a beleza, o percentual de gordura e a estética
corporal das atletas, entre outros itens”, pontua Karla Rocha. O Campeonato
Estadual acontece no próximo 1º de julho, na AABB, em Recife.
dessa modalidade que avalia a beleza, o percentual de gordura e a estética
corporal das atletas, entre outros itens”, pontua Karla Rocha. O Campeonato
Estadual acontece no próximo 1º de julho, na AABB, em Recife.
A Fiat anunciou ontem recall
dos veículos Fiat Bravo, Doblò, Doblò Furgão, Fiorino, Grand Siena, Idea,
Linea, Novo Palio, Palio Fire, Palio Weekend, Siena, Strada e Uno, modelos 2016
e 2017, para substituição do alternador. São no total 70.740 veículos afetados.
A Fiat foi a segunda montadora que mais emplacou carros no ano passado, com
304.980 veículos vendidos, de acordo com dados da Fenabrave, o que corresponde
a uma fatia de mercado de 15,4%.
dos veículos Fiat Bravo, Doblò, Doblò Furgão, Fiorino, Grand Siena, Idea,
Linea, Novo Palio, Palio Fire, Palio Weekend, Siena, Strada e Uno, modelos 2016
e 2017, para substituição do alternador. São no total 70.740 veículos afetados.
A Fiat foi a segunda montadora que mais emplacou carros no ano passado, com
304.980 veículos vendidos, de acordo com dados da Fenabrave, o que corresponde
a uma fatia de mercado de 15,4%.
De acordo com a empresa, uma
falha no alternador pode provocar irregularidade no funcionamento do motor o
que, no limite, pode levar ao seu desligamento inesperado, o que aumenta o
risco de colisão. Para analisar a necessidade de substituição da peça, o
proprietário dos veículos convocados para recall deve agendar uma vistoria
gratuita na concessionária a partir de 24 de maio.
falha no alternador pode provocar irregularidade no funcionamento do motor o
que, no limite, pode levar ao seu desligamento inesperado, o que aumenta o
risco de colisão. Para analisar a necessidade de substituição da peça, o
proprietário dos veículos convocados para recall deve agendar uma vistoria
gratuita na concessionária a partir de 24 de maio.
O tempo estimado de reparo é
de uma hora. Os proprietários dos veículos deverão agendar uma análise gratuita
a partir de 24 de maio. Dúvidas: 0800 707 1000 ou o site da empresa (www.fiat.com.Br).
de uma hora. Os proprietários dos veículos deverão agendar uma análise gratuita
a partir de 24 de maio. Dúvidas: 0800 707 1000 ou o site da empresa (www.fiat.com.Br).
Confira a Opinião do Senador publicada no Blog do Magno Martins:
“Há muito tempo, o PSB de
Pernambuco está sob o foco das investigações da Polícia Federal e outros órgãos
investigativos. A sociedade vem acompanhando os acontecimentos com muito
constrangimento. Ao longo do processo, esperamos esclarecimentos cabais. Mas essas
explicações nunca ocorreram de forma a afastar as fortes suspeitas que recaem
sobre este partido, pelas posturas e condutas adotadas por seus agentes
políticos.
Pernambuco está sob o foco das investigações da Polícia Federal e outros órgãos
investigativos. A sociedade vem acompanhando os acontecimentos com muito
constrangimento. Ao longo do processo, esperamos esclarecimentos cabais. Mas essas
explicações nunca ocorreram de forma a afastar as fortes suspeitas que recaem
sobre este partido, pelas posturas e condutas adotadas por seus agentes
políticos.
Nunca fiz julgamentos
antecipados, visto que essas denúncias envolvem, inclusive, figuras públicas
que já não mais estão presentes para se defender. No entanto,
considerando agora que as novas denúncias trazidas na delação da JBS atingem
frontalmente o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o prefeito do Recife,
Geraldo Julio, não poderia deixar de, ao lado da sociedade pernambucana, exigir
um esclarecimento definitivo sobre essa questão.
antecipados, visto que essas denúncias envolvem, inclusive, figuras públicas
que já não mais estão presentes para se defender. No entanto,
considerando agora que as novas denúncias trazidas na delação da JBS atingem
frontalmente o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o prefeito do Recife,
Geraldo Julio, não poderia deixar de, ao lado da sociedade pernambucana, exigir
um esclarecimento definitivo sobre essa questão.
Com relação ao governador, o
delator fala de propina de R$ 1 milhão. E relaciona ainda visitas e gestões
promovidas à época pelo atual governador e o atual prefeito do Recife
relacionadas a um grande montante de recursos que não estão declarados na
prestação de contas da campanha de Paulo Câmara. Se comprovadas as denúncias,
resta comprometida a legitimidade do mandato do governador, bem como sua
autoridade ética, moral e política.
delator fala de propina de R$ 1 milhão. E relaciona ainda visitas e gestões
promovidas à época pelo atual governador e o atual prefeito do Recife
relacionadas a um grande montante de recursos que não estão declarados na
prestação de contas da campanha de Paulo Câmara. Se comprovadas as denúncias,
resta comprometida a legitimidade do mandato do governador, bem como sua
autoridade ética, moral e política.
Desde o início da Operação
Lava Jato, o PSB de Pernambuco tem revelado um condenável protagonismo. Cabe
lembrar que, em outubro de 2014, o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto
Costa, já apontava em sua delação a participação de expoentes do partido. Tanto
Costa quanto o ex-presidente da Camargo Corrêa, Dalton Avancini, confirmaram
repasse de propina de R$ 20 milhões para a campanha do PSB em 2010. Um dos
operadores citados é o ex-presidente da Copergás, Aldo Guedes.
Lava Jato, o PSB de Pernambuco tem revelado um condenável protagonismo. Cabe
lembrar que, em outubro de 2014, o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto
Costa, já apontava em sua delação a participação de expoentes do partido. Tanto
Costa quanto o ex-presidente da Camargo Corrêa, Dalton Avancini, confirmaram
repasse de propina de R$ 20 milhões para a campanha do PSB em 2010. Um dos
operadores citados é o ex-presidente da Copergás, Aldo Guedes.
O PSB é o centro da Fair Play,
operação paralela à Lava Jato que investiga desde agosto de 2015 uma série de
irregularidades na Arena Pernambuco: superfaturamento, restrição à
competitividade na licitação do projeto, pagamento de propina via doações
oficiais e até eventuais crimes contra o sistema financeiro. Os principais
investigados são o prefeito Geraldo Julio e o governador Paulo Câmara. Eles
foram, respectivamente, presidente e vice-presidente do Comitê de Gestão
Público Privada do Governo de Pernambuco, responsável pela viabilização da
obra.
operação paralela à Lava Jato que investiga desde agosto de 2015 uma série de
irregularidades na Arena Pernambuco: superfaturamento, restrição à
competitividade na licitação do projeto, pagamento de propina via doações
oficiais e até eventuais crimes contra o sistema financeiro. Os principais
investigados são o prefeito Geraldo Julio e o governador Paulo Câmara. Eles
foram, respectivamente, presidente e vice-presidente do Comitê de Gestão
Público Privada do Governo de Pernambuco, responsável pela viabilização da
obra.
Ainda em 2015, várias
operações da Polícia Federal tiveram o PSB como alvo. Em julho, a Operação
Politeia apreendeu bens dos socialistas adquiridos com supostas práticas
criminosas. Em dezembro, a Operação Catilinárias evitou a destruição de provas
de integrantes do partido, citados em esquemas de corrupção na Lava Jato. No
mesmo mês, o PSB foi um dos principais investigados na Operação Vidas Secas,
que apura desvio de R$ 200 milhões na obra da transposição do rio São Francisco.
operações da Polícia Federal tiveram o PSB como alvo. Em julho, a Operação
Politeia apreendeu bens dos socialistas adquiridos com supostas práticas
criminosas. Em dezembro, a Operação Catilinárias evitou a destruição de provas
de integrantes do partido, citados em esquemas de corrupção na Lava Jato. No
mesmo mês, o PSB foi um dos principais investigados na Operação Vidas Secas,
que apura desvio de R$ 200 milhões na obra da transposição do rio São Francisco.
O PSB é o protagonista da
Operação Turbulência, deflagrada em junho de 2016, que investiga uma
organização criminosa, formada por 30 pessoas de várias empresas, suspeita de
ter movimentado mais de R$ 600 milhões desde 2010. Outra operação é a Vórtex,
que está apurando crimes de corrupção, direcionamento de licitação e lavagem de
dinheiro.
Operação Turbulência, deflagrada em junho de 2016, que investiga uma
organização criminosa, formada por 30 pessoas de várias empresas, suspeita de
ter movimentado mais de R$ 600 milhões desde 2010. Outra operação é a Vórtex,
que está apurando crimes de corrupção, direcionamento de licitação e lavagem de
dinheiro.
Em 2017, a delação do
ex-executivo da Odebrecht João Pacífico revelou que o PSB cobrava 3% dos
valores dos contratos que a empreiteira firmou em Pernambuco, a exemplo da
Adutora do Pirapama, da refinaria Abreu e Lima e do Complexo Prisional de
Itaquitinga.
ex-executivo da Odebrecht João Pacífico revelou que o PSB cobrava 3% dos
valores dos contratos que a empreiteira firmou em Pernambuco, a exemplo da
Adutora do Pirapama, da refinaria Abreu e Lima e do Complexo Prisional de
Itaquitinga.
Sobre essas graves questões,
não cabe agora hesitação, que tem sido a marca do governador. Pernambuco exige
resposta. Senador Armando Monteiro (PTB-PE)”.
não cabe agora hesitação, que tem sido a marca do governador. Pernambuco exige
resposta. Senador Armando Monteiro (PTB-PE)”.
Treze reeducandos fugiram na madrugada deste domingo, dia 21, da
Funase/Garanhuns, localizada no bairro Aloísio Pinto, aqui em Garanhuns.
Funase/Garanhuns, localizada no bairro Aloísio Pinto, aqui em Garanhuns.
A Central de Operações do 9º BPM informou ter enviado ao local várias
viaturas e grupamentos de policiais. Diligencias foram realizadas, mas apenas um
dos internos foi recapturado. Ele estava na zona rural de Garanhuns. A PM
informou que os infratores são da cidade do Recife.
viaturas e grupamentos de policiais. Diligencias foram realizadas, mas apenas um
dos internos foi recapturado. Ele estava na zona rural de Garanhuns. A PM
informou que os infratores são da cidade do Recife.
Ainda de acordo com informações da Policia, o grupo serrou a grade de
uma das celas, e com uma escada consegui fugir. O reeducando recapturado tem 17 anos e foi levado de volta
para a Funase. (Com informações de www.agresteviolento.com.br)
uma das celas, e com uma escada consegui fugir. O reeducando recapturado tem 17 anos e foi levado de volta
para a Funase. (Com informações de www.agresteviolento.com.br)
E depois de conquistar o 3º
lugar no Brasileiro de Beach Wrestling (dia 30 de abril, em Ubatuba-SP) e
também no Panamericano de Beach Wrestling (dia 8 de maio, em Lauro de
Freitas-BA), a atleta garanhuense Elaine Albuquerque participará do maior
evento de Boxe da atualidade, o Boxing for You, que acontece em Sorocaba-SP, no
próximo dia 17 de junho.
lugar no Brasileiro de Beach Wrestling (dia 30 de abril, em Ubatuba-SP) e
também no Panamericano de Beach Wrestling (dia 8 de maio, em Lauro de
Freitas-BA), a atleta garanhuense Elaine Albuquerque participará do maior
evento de Boxe da atualidade, o Boxing for You, que acontece em Sorocaba-SP, no
próximo dia 17 de junho.
Elaine terá como adversária
uma boxeadora de grande experiência, Adriana Araujo, bonze nos jogos olímpicos
de Londres. “Trata-se de uma atleta de nome, que tem vários combates e isso
está sendo muito bom para podermos estudar o jogo dela e trabalhar nos
treinos”, pontua Elaine, que complementa: “estou feliz por enfrentar uma
boxeadora que admiro muito. Quero dizer aos fans do Boxe que assistam meu
combate, vou dar o meu melhor no ringue do Boxing for You”, registrou Albuquerque.
A luta entre Elaine
Albuquerque e Adriana Araujo será transmitida ‘ao vivo’ pelo Band Sports. A
atleta conta com o patrocínio do Governo Municipal de Garanhuns, através da
Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer.
uma boxeadora de grande experiência, Adriana Araujo, bonze nos jogos olímpicos
de Londres. “Trata-se de uma atleta de nome, que tem vários combates e isso
está sendo muito bom para podermos estudar o jogo dela e trabalhar nos
treinos”, pontua Elaine, que complementa: “estou feliz por enfrentar uma
boxeadora que admiro muito. Quero dizer aos fans do Boxe que assistam meu
combate, vou dar o meu melhor no ringue do Boxing for You”, registrou Albuquerque.
A luta entre Elaine
Albuquerque e Adriana Araujo será transmitida ‘ao vivo’ pelo Band Sports. A
atleta conta com o patrocínio do Governo Municipal de Garanhuns, através da
Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer.
Dentro do planejamento técnico visando a disputa do Campeonato Brasileiro, a
judoca Vitória Araújo venceu nesse domingo, dia 21, a Copa Tabuleiro de Judô,
disputada em Maceió-AL, mais precisamente no Ginásio do Colégio Fantástico.
A Atleta, de apenas 15 anos, trouxe o título para a Cidade na categoria Sub 18
Feminino-Pesado (+70kg). Além de Vitória, também se destacaram na competição os
atletas Ana Caroline (campeã Sênior até 54kg) e Adrielle Alves (campeã na
categoria Sub 11), além de Wanderson Silva, Eduardo Cavalcante e Ruth Torres,
todos que integram a Associação Presley Araújo de Judô.
Feminino-Pesado (+70kg). Além de Vitória, também se destacaram na competição os
atletas Ana Caroline (campeã Sênior até 54kg) e Adrielle Alves (campeã na
categoria Sub 11), além de Wanderson Silva, Eduardo Cavalcante e Ruth Torres,
todos que integram a Associação Presley Araújo de Judô.
“Nessa semana, Vitória Araújo já volta aos treinos visando participar do
Campeonato Brasileiro de Judô, que será realizado na cidade de Lauro de
Freitas, na Bahia, entre os dias 10 e 11 de junho. Ela integrará a Seleção
Pernambucana durante a competição”, registra Presley Araújo, treinador da
Judoca Garanhuense, que conta com o patrocínio do Governo Municipal de
Garanhuns, através da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer.
Campeonato Brasileiro de Judô, que será realizado na cidade de Lauro de
Freitas, na Bahia, entre os dias 10 e 11 de junho. Ela integrará a Seleção
Pernambucana durante a competição”, registra Presley Araújo, treinador da
Judoca Garanhuense, que conta com o patrocínio do Governo Municipal de
Garanhuns, através da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer.
O atleta Marcos Antônio Pereira brilhou nesse final de semana e
conquistou o primeiro lugar em corridas disputadas em Caruaru-PE e em
Itabaiana-SE.
conquistou o primeiro lugar em corridas disputadas em Caruaru-PE e em
Itabaiana-SE.
No sábado, dia 20, Marcos Antônio trouxe para Garanhuns o título nos 8km da II
Caruaru Night Run (imagem no topo), prova disputada no Autódromo Ayrton Senna. Gilmar de
Oliveira (2º); Jair José (3º) e Daniel Henrique (4º) fecharam o pódio da
Corrida, que ainda foi marcada pela vitória de Miriam Franco e o 3º lugar de
Rosen Mayara, no feminino, e pela 1ª colocação de Jonas Bernardo, atleta de 64,
na categoria acima de 60 anos.
Caruaru Night Run (imagem no topo), prova disputada no Autódromo Ayrton Senna. Gilmar de
Oliveira (2º); Jair José (3º) e Daniel Henrique (4º) fecharam o pódio da
Corrida, que ainda foi marcada pela vitória de Miriam Franco e o 3º lugar de
Rosen Mayara, no feminino, e pela 1ª colocação de Jonas Bernardo, atleta de 64,
na categoria acima de 60 anos.
Já no domingo, dia 21, Marcos Antônio brilhou em Itabaiana-SE (imagem ao lado) ao vencer
a 2ª Corrida Rotary Nova Geração. A prova de 10km também foi marcada pela
vitória de Jonas Bernardo, na categoria acima de 60 anos e pela segunda
colocação de Mirian Franco, no feminino. Gleison Santos também foi destaque e
cruzou a linha de chegada em 4º na classificação geral. A equipe de Atletismo
de Garanhuns é treinada por Adejilson Mendes, o Bingo, e conta o patrocínio do
Governo Municipal de Garanhuns, através da Secretaria de Juventude, Esportes e
Lazer.
a 2ª Corrida Rotary Nova Geração. A prova de 10km também foi marcada pela
vitória de Jonas Bernardo, na categoria acima de 60 anos e pela segunda
colocação de Mirian Franco, no feminino. Gleison Santos também foi destaque e
cruzou a linha de chegada em 4º na classificação geral. A equipe de Atletismo
de Garanhuns é treinada por Adejilson Mendes, o Bingo, e conta o patrocínio do
Governo Municipal de Garanhuns, através da Secretaria de Juventude, Esportes e
Lazer.
O Portal V&C Garanhuns traz a informação
que a Agência do Trabalho está oferecendo vinte e oito novas oportunidades de
empregos aqui em Garanhuns. As vagas são as constantes do quadro abaixo, sendo
válidas para amanhã, dia 23. CONFIRA
CLICANDO NA IMAGEM ABAIXO:
que a Agência do Trabalho está oferecendo vinte e oito novas oportunidades de
empregos aqui em Garanhuns. As vagas são as constantes do quadro abaixo, sendo
válidas para amanhã, dia 23. CONFIRA
CLICANDO NA IMAGEM ABAIXO:
Os candidatos que se encaixem
nos perfis solicitados, devem se dirigir até a Agência do Trabalho de
Garanhuns, que fica localizada no Expresso Cidadão e na rua Amaury de Medeiros,
nº 20, bairro de Heliópolis. As vagas estão sujeitas a alterações no decorrer
do dia. É necessário levar a Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, número do
PIS/ NIT/ NIS. (Com informações e
imagens de http://www.vecgaranhuns.com/)
nos perfis solicitados, devem se dirigir até a Agência do Trabalho de
Garanhuns, que fica localizada no Expresso Cidadão e na rua Amaury de Medeiros,
nº 20, bairro de Heliópolis. As vagas estão sujeitas a alterações no decorrer
do dia. É necessário levar a Carteira de Trabalho, Identidade, CPF, número do
PIS/ NIT/ NIS. (Com informações e
imagens de http://www.vecgaranhuns.com/)
Usuários de telefonia móvel em
Pernambuco têm recebido chamadas suspeitas, originadas de números desconhecidos
e com DDDs de outros Estados. As principais queixas relatam que a pessoa do
outro lado da linha desliga ao ser atendida, e, em casos mais suspeitos, faz
questionamentos e ofertas questionáveis ao interlocutor.
Pernambuco têm recebido chamadas suspeitas, originadas de números desconhecidos
e com DDDs de outros Estados. As principais queixas relatam que a pessoa do
outro lado da linha desliga ao ser atendida, e, em casos mais suspeitos, faz
questionamentos e ofertas questionáveis ao interlocutor.
“Um número com o DDD do
Mato Grosso me ligava quase todo dia e derrubava a ligação quando eu atendia.
Depois, telefonaram pedindo para que eu confirmasse uma compra online, mas
nunca adquiri nada pela internet”, relata a professora Gilvanete Pereira.
A estudante Amanda Duarte descreve que a frequência desse tipo de chamada só
aumenta. “Ligam umas cinco vezes, no mínimo, entre a tarde e a noite,
todos os dias. Sempre que eu atendo, desligam”.
Mato Grosso me ligava quase todo dia e derrubava a ligação quando eu atendia.
Depois, telefonaram pedindo para que eu confirmasse uma compra online, mas
nunca adquiri nada pela internet”, relata a professora Gilvanete Pereira.
A estudante Amanda Duarte descreve que a frequência desse tipo de chamada só
aumenta. “Ligam umas cinco vezes, no mínimo, entre a tarde e a noite,
todos os dias. Sempre que eu atendo, desligam”.
Relatos de casos como esses
são comuns na Delegacia de Repressão ao Estelionato. O delegado Rômulo Aires
afirma que o objetivo das ligações é conseguir os dados pessoais de quem
atende. Segundo ele, mesmo que a chamada não seja atendida, ou que a pessoa não
repasse informações, ela pode vir a retornar a ligação pelo telefone fixo de
casa e, a partir daí, ter os dados rastreados ou repassar acreditando que seja
um contato feito por alguma instituição. Ligações provenientes de outros
Estados devem criar um alerta ainda maior. “Ocorre uma espécie de
intercâmbio entre esses criminosos. Os daqui mandam números para bandidos de
outros locais e vice-versa. Mesmo que quem liga não pergunte os dados logo de
cara, vai criando um ambiente favorável, induzindo a partir de uma boa
conversa. O que a gente observa é que quando ligam e não dizem nada é porque
estão criando um ambiente para ligar e falar”, explica.
são comuns na Delegacia de Repressão ao Estelionato. O delegado Rômulo Aires
afirma que o objetivo das ligações é conseguir os dados pessoais de quem
atende. Segundo ele, mesmo que a chamada não seja atendida, ou que a pessoa não
repasse informações, ela pode vir a retornar a ligação pelo telefone fixo de
casa e, a partir daí, ter os dados rastreados ou repassar acreditando que seja
um contato feito por alguma instituição. Ligações provenientes de outros
Estados devem criar um alerta ainda maior. “Ocorre uma espécie de
intercâmbio entre esses criminosos. Os daqui mandam números para bandidos de
outros locais e vice-versa. Mesmo que quem liga não pergunte os dados logo de
cara, vai criando um ambiente favorável, induzindo a partir de uma boa
conversa. O que a gente observa é que quando ligam e não dizem nada é porque
estão criando um ambiente para ligar e falar”, explica.
As principais vítimas desse
tipo de golpe são pessoas idosas e com dificuldades de comunicação. “Eles
ligam para um idoso e perguntam coisas relacionadas a benefícios, por exemplo.
Quase todo idoso recebe algum tipo de benefício, então, diante disso, eles
acabam acreditando na conversa e repassando os dados que eles pedem”,
afirma.
tipo de golpe são pessoas idosas e com dificuldades de comunicação. “Eles
ligam para um idoso e perguntam coisas relacionadas a benefícios, por exemplo.
Quase todo idoso recebe algum tipo de benefício, então, diante disso, eles
acabam acreditando na conversa e repassando os dados que eles pedem”,
afirma.
Tanto o delegado quanto a
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirmam de maneira unânime: nunca
se deve fornecer nenhum tipo de dado por telefone, nem mesmo se quem liga tiver
de posse de alguma informação sua. Outra orientação é não retornar ligações de
números que pareçam suspeitos. Quem estiver recebendo algum tipo de chamada
suspeita deve procurar a Delegacia portando os números que efetuaram as
ligações e registrar um boletim de ocorrência. (Com informações do Jornal do Commercio. CONFIRA)
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirmam de maneira unânime: nunca
se deve fornecer nenhum tipo de dado por telefone, nem mesmo se quem liga tiver
de posse de alguma informação sua. Outra orientação é não retornar ligações de
números que pareçam suspeitos. Quem estiver recebendo algum tipo de chamada
suspeita deve procurar a Delegacia portando os números que efetuaram as
ligações e registrar um boletim de ocorrência. (Com informações do Jornal do Commercio. CONFIRA)















































