BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
A Equipe de Atletismo de
Garanhuns conquistou expressivos resultados na 15ª Corrida de São Gonçalo,
disputada nesse sábado, dia 21, em Maragogi-AL.

Confirmando o seu favoritismo, o
atleta Marcos Antônio Pereira conquistou a vitória geral, enquanto que Josueldo Francisco, da equipe Pé de Vento, cruzou a linha de chegada em 2º e o garanhuense Gleison Santos
ficou com a 3ª colocação da Prova de 8,4Km (imagem ao lado)

No feminino, também só deu
Garanhuns, com a atleta Miriam Farias conquistando a vitória, tendo Denise Ferreira
na 2ª colocação. 
Já na categoria acima dos 60 anos, o título da Corrida de São
Gonçalo ficou com o garanhuense Jonas Bernardo. A Equipe é treinada por
Adejilson Mendes, o Bingo, e conta com o patrocínio do Governo de Garanhuns.
Miriam Farias e Denise Ferreira também brilharam em Maragogi-AL. 
Jonas Bernardo ficou com o título na Categoria acima dos 60 anos. 
PRÓXIMO DESAFIO – E a Equipe Garanhuense de Atletismo já retoma os
treinamentos nessa segunda-feira, dia 23, visando fazer bonito também na Corrida
de São Sebastião, que terá um percurso de 10km e será disputada no próximo
sábado, dia 28, no município de Riacho das Almas-PE.   

O radialista Marcelo Jorge, traz em seu Blog (www.marcelojorgecom.blogspot.com.br)
a informação de que em Brejão, a Prefeita Beta Cadengue (PSB) recebeu uma verdadeira
“herança maldita”, do seu antecessor, o ex-prefeito Ronaldo Ferreira.
De acordo com Jorge, que
apresenta o Programa Falando com o Agreste, de segunda a sexta-feira, das 12 as
13h, na Marano FM, a Prefeita de Brejão, Beta Cadengue (PSB) ao
assumir, se deparou com uma verdadeira frota “fantasma”. “Equipamentos,
veículos e máquinas que deveriam estar servindo à população, adquiridos e pagos
com dinheiro público, estavam sucateados em garagens municipais. Ônibus,
tratores, ambulâncias e unidades móveis que foram recebidos em plena condição
de uso em 2013, encontravam-se deterioradas, faltando peças e alguns até já são
considerados irrecuperáveis. Beta não teve dúvidas: Determinou que os veículos
fossem “guinchados” até as ruas de Brejão e expôs à população a mazela
“herdada”. O cenário foi estarrecedor gerando críticas à gestão anterior”, publicou
Marcelo.
Ainda segundo o Radialista, a “Prefeita
revelou também que acionou os órgãos de fiscalização do Estado para que o ex-gestor
seja responsabilizado por má gestão de recursos públicos. Além disso, a
estrutura física de parte dos prédios públicos também está comprometida, bem
como o pagamento de funcionários e previdência municipal”, registrou Marcelo
Jorge. 
(Saiba mais sobre essa pauta clicando AQUI).
RESPOSTA EM TOM FORTE – Apesar da ação de Beta Cadengue e da sua
repercussão, o ex-prefeito Ronaldo Ferreira (PTB), até o momento, não se
pronunciou quanto a exposição dos veículos e equipamentos sucateados nas ruas
de Brejão.
Em contato com o Blog do
Carlos Eugênio, o professor Paulo Moraes (imagem ao lado),
na condição de cidadão brejonense e de filiado ao PRB de Brejão, considerou a
medida da Prefeita como lamentável. “Estamos acompanhando cenas lamentáveis de
uma briga que cabe a Justiça decidir sobre quem está com a razão. A Prefeitura não
é um teatro a céu aberto para que a população seja ridicularizada de tal forma.
As “sucatas” e bens inservíveis foram deixadas também pela gestão
passada do PSB. O que pedimos é mais maturidade e menos desculpas para não
cumprir as promessas de campanha”, disparou o Professor, que foi candidato a Vice-prefeito
na chapa do empresário Janduhy Bezerra, derrotada por Beta Cadengue nas urnas.

A Situação Administrativa no município de Brejão rendeu a cobertura da
TV Asa Branca, afiliada Rede Globo. Confira reportagem da jornalista Amanda
Dantas, veiculada no ABTV 2ª Edição:



 
Promover a descentralização
das atividades econômicas no Estado e contribuir para a geração de emprego e
renda em todos os Municípios. Foi o que defendeu o governador Paulo Câmara, nessa
sexta-feira, dia 20, durante cerimônia de lançamento da pedra fundamental do
Shopping Carpina, na Zona da Mata Norte. O empreendimento, que vai gerar cerca
de 1,3 mil empregos diretos, chega para reforçar a comercialização local e
estimular o desenvolvimento social e econômico de Carpina e região. A previsão
de conclusão é para o primeiro semestre de 2018. 

“Estou muito satisfeito, como Governador,
em poder incentivar investimentos como esse. Esse ato de hoje é mais uma prova
de que as empresas acreditam em Pernambuco, sabem que investir aqui dá
certo”, destacou Paulo Câmara. O chefe do Executivo destacou ainda os
benefícios econômicos e sociais que a implantação do equipamento vai
proporcionar. “Carpina vai ter agora um complexo comercial que vai induzir
o desenvolvimento na região, além de capitalizar e incentivar o
empreendedorismo local, vai oferecer à população uma nova perspectiva”,
pontuou. 

Tendo como atividade
predominante a agroindústria, Carpina é um forte produtor da cana-de-açúcar,
que emprega grande parte da mão-de-obra local. Com a chegada do novo polo
comercial, serão gerados cerca de 300 empregos diretos durante o período de
obras. Após a conclusão, outras mil vagas serão ofertadas para a população,
fortalecendo o mercado de trabalho e estimulando a comercialização no
município.
ESTRUTURA – O Shopping Carpina contará com mais de 70 lojas na
primeira fase. O espaço vai contemplar três salas de cinema, praça de
alimentação, alameda de serviços, área de lazer e games. Com um terreno de
30.000 m² de área construída, o centro comercial receberá um investimento total
de R$ 30 milhões da Petribú Empreendimentos para a primeira etapa.  



GARANHUNS – Enquanto isso, a população do
Agreste Meridional aguarda o inicio das obras de construção do Garanhuns Garden
Shopping, cuja pedra fundamental foi lançada no dia 16 de julho de 2015 (imagem ao lado),
contando inclusive com a presença do Governador Paulo Câmara.



O objetivo inicial
da
Tenco Shopping Centers – empresa
responsável pelo Empreendimento, seria inaugurar o Centro de Compras
no
Dia das Mães deste ano (14 de maio), porém o projeto sofreu adiamentos por conta
de problemas burocráticos e segue sem definição de prazo para o inicio das
obras.

Estão abertas as
inscrições para o Curso de Férias de ‘Minichef’ no Senac Garanhuns. A
programação é uma opção para manter as crianças ocupadas durante as férias.
As Inscrições podem
ser realizadas na unidade do Senac até a data de início das aulas, dia 23. As
vagas são limitadas. O valor é de R$ 150. Estão disponíveis facilitações no
pagamento que pode ser à vista, no cartão ou parcelado.



O curso de
‘Minichef’ acontece de 23 a 27 de janeiro, das 14 às 17h. Podem participar
crianças de 5 a 10 anos. O Senac Garanhuns fica na Rua Maria Ramos, nº 22, Heliópolis. 
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (87) 3764-2703.


 
Um caminhão carregado com fraldas descartáveis avaliadas
em R$ 146 mil foi recuperado pelas Polícias Militar e Rodoviária Federal na
noite da última quarta-feira, dia 18, em Águas Belas. O motorista do veículo
foi encontrado na BR 424, em Garanhuns.
Agentes da PRF receberam informações de que um
caminhão havia sido roubado em Águas Belas e dirigiram-se ao Município em busca
do veículo. Durante o deslocamento, a equipe foi ao encontro do Motorista, de
identidade não registrada, e solicitou o apoio da Polícia Militar para
localizar o veículo na Região.

Quando chegaram próximo ao antigo posto fiscal da BR
423, o caminhão foi encontrado às margens da rodovia com as portas destravadas.
No interior da cabine foram abandonados a carteira do condutor com R$ 124,00 em
cédulas e documentos diversos. O caminhão e a carga foram encaminhados à
Delegacia de Polícia Civil local, para registro da ocorrência e posterior
devolução à empresa responsável.

Durante três dias, Garanhuns será a capital pernambucana da Engenharia e da
Agronomia. Isso porque o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de
Pernambuco (Crea-PE) traz para a cidade a 3ª edição do Seminário de Lideranças
Regionais. De sexta-feira, dia 27, a domingo, 29, , conselheiros – novos e
veteranos, inspetores regionais e presidentes de entidades de classe debatem
procedimentos do Conselho e o futuro das profissões da área tecnológica. 
O evento será realizado no Garanhuns Palace Hotel e a programação conta com
palestras e reuniões temáticas.  


Na sexta-feira, dia 27, o presidente do Crea-PE, Evandro
Alencar, faz, a partir das 19h, a abertura dos trabalhos na cidade. Em seguida,
o engenheiro agrônomo Emídio Cantídio ministra palestra magna com o tema
“Educação, Conhecimento e Sociedade: Novos Desafios nas suas 
inter-relações”. Ainda na noite da sexta-feira, o engenheiro civil Almir Cirilo
fala aos participantes sobre o Pernambuco Tridimensional – PE3D, programa
desenvolvido pelo Governo de Pernambuco que fez o mapeamento digital a laser,
em alta resolução dos 98 mil quilômetros do território pernambucano. 
O programa usa a metodologia de aerofotogrametria. Com o
trabalho, é possível conhecer cada metro quadrado de Pernambuco com detalhes. O
mapeamento usa escalas de 1:1.000. O PE3D tem enorme potencial de utilização
para as intervenções que requerem detalhamento preciso do terreno, como
estradas, ferrovias, barragens, sistemas de irrigação, redes de água, esgotos,
energia, gás, serviços de mineração e toda a gama de empreendimentos públicos e
privados de maior porte.
No sábado, dia 28, a partir das 9h, os líderes do Sistema
Confea/Crea e Mútua em Pernambuco participam da palestra: “Ética: Uma abordagem
multidisciplinar”, ministrada pelo engenheiro agrônomo Mário Amorim. No turno
da tarde, a programação será voltada para conselheiros – novos e veteranos,
inspetores regionais e presidentes de entidades de classe. Na ocasião, eles
participam de debates sobre instrumentos legais básicos, procedimentos
administrativos, atribuições profissionais e estudos de casos.



Para o domingo, a programação conta com a realização da
primeira reunião Plenária de 2017, onde serão empossados novos conselheiros,
definidas a nova diretoria, comissões e demais funcionamento do Plenário do
Crea-PE.

A Polícia Civil, através da 2ª Delegacia de Garanhuns, disponibilizou a
população, imagens de vídeos gravadas pelo sistema de segurança de uma
lanchonete, localizada no bairro de Heliópolis, aqui em Garanhuns, que
registram o exato momento em que um assaltante invade o estabelecimento
comercial e agrede os funcionários para roubar.


Ainda de acordo com a Civil, o assalto ocorreu por volta das 22h30min,
do último domingo, dia 15. O Suspeito usou de muita agressividade e conseguiu
roubar certa quantia em valores, em seguida desapareceu e não foi encontrado
pela Polícia.



As imagens também revelam que
o Criminoso não usou arma para render as vítimas, mas há informações que dois
elementos com essas características e utilizando uma motocicleta na cor preta
haviam praticado outros roubos na Cidade, com uso de arma de fogo. Qualquer
informação a respeito deste indivíduo dever ser repassada a referida Delegacia.
(Com informações e imagem de http://www.agresteviolento.com.br/)



 
Em reunião com o
procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, na tarde dessa
quinta-feira (19), foram empossados nos cargos os subprocuradores-gerais de
Justiça, o chefe e o coordenador do Gabinete do Procurador-Geral e o
secretário-geral do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o Promotor
Alexandre Bezerra, que por muitos anos esteve a frente da 1ª Promotoria de Justiça
da Cidadania de Garanhuns. Ainda durante o Encontro, Dirceu empossou o diretor
da Escola Superior do MPPE, os coordenadores dos Centros de Apoio Operacional
às Promotorias de Justiça (Caops).
Além da posse formal dos integrantes da equipe, o encontro marcou a
primeira reunião da nova gestão, com a apresentação das diretrizes para a
atuação institucional. Francisco Dirceu Barros declarou, ao abrir a reunião,
que ao compor a equipe buscou enfatizar critérios como competência, engajamento
e lealdade ao Ministério Público. “Somos uma equipe, conto com o trabalho árduo
de todos, pois temos o grande desafio de aproximar o MPPE da sociedade”,
concluiu.
Em seguida, o secretário-geral do MPPE, promotor de Justiça Alexandre
Bezerra, apresentou o orçamento da Instituição para o ano de 2017. Segundo ele,
apesar das restrições orçamentárias, o Ministério Público de Pernambuco deve
seguir buscando a excelência. “Confiamos na qualidade do nosso quadro de
membros e servidores para otimizar os serviços prestados à sociedade, com
criatividade e inovação”, afirmou Bezerra. (Com
informações do Portal do MPPE. CONFIRA)


 
O resultado do processo licitatório para a contratação da organizadora
do concurso para o provimento de cargos no Tribunal de Justiça de Pernambuco
(TJPE) foi homologado na última terça-feira, dia 17, pelo presidente do Poder
Judiciário de Pernambuco, desembargador Leopoldo Raposo.
A empresa prestadora de serviços técnicos especializados de organização
e aplicação de provas será o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação
(IBFC), que venceu a licitação e será convocado para a assinatura de contrato e
definição de cronograma de atividades.
Segundo o TJPE, ainda não há previsão para divulgação de edital e início
de inscrições. A decisão foi publicada na página 41 da edição 13/2016 do Diário
da Justiça eletrônico (DJe) dessa quarta-feira, dia 18. (Com informações da Folha de Pernambuco. CONFIRA)


A Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) abriu
as inscrições para a seleção de estagiários do curso de Direito. São oferecidas
20 vagas, além de formação de cadastro reserva. O estágio será de 20 horas
semanais e os contratos terão duração de um ano, com possibilidade de
prorrogação por igual período. O valor da bolsa é de R$ 840.

Podem se candidatar os estudantes matriculados entre o 5º e 8º períodos ou
entre o 3º e 4º anos (se o regime escolar for seriado). Os estagiários poderão
desempenhar atividades orientadas pelos procuradores do Estado nas
Procuradorias Consultiva, do Contencioso e da Fazenda. A supervisão do estágio
será feita pelo Centro de Estudos Jurídicos (CEJ) da PGE-PE.
A seleção dos candidatos será feita por meio de prova composta de 50 questões
objetivas de múltipla escolha que inclui conteúdos de Direito Constitucional,
Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Financeiro, Direito
Processual Civil, Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho, Direito
Civil e Direito Empresarial. O exame tem aplicação marcada para o dia 19 de
fevereiro.
Os interessados têm até o próximo dia 3 de fevereiro para confirmar a inscrição
no site DA organizadora do processo seletivo, o Instituto Nosso Rumo,
ou clicando AQUI. O valor da taxa de participação é de R$ 26,10. (Com informações da Folha de Pernambuco.
CONFIRA)