BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
Avançar o sinal vermelho é uma infração gravíssima e
gera 7 pontos na Carteira de Habilitação do Condutor, além de multa de R$
191,00. Mas a infração também pode gerar outros transtornos quando juntamente
com a imprudência, a ação gera um acidente.
Foi justamente o que aconteceu na noite de ontem, dia
29, aqui em Garanhuns. É que de acordo com publicação do Blog Arlete Santos
Notícias,
por volta das 22h, a Unidade de Resgate dos Bombeiros foi
acionada para socorrer o motociclista Jonas Gomes, de 23 anos, residente no
Sitio Arandu, zona rural de Brejão. É que Ele avançou o sinal vermelho na avenida
Dantas Barreto, mais precisamente ao lado da Eletropiso, no centro de
Garanhuns, e colidiu com um veiculo Siena, de placas e condutor não registrados.



Ainda de acordo com a
jornalista Arlete Santos, Jonas Gomes foi socorrido ao Hospital Regional Dom Moura.
Ele sofreu ferimentos nos braços e nas pernas, foi medicado, ficando m
observação médica.
(Com informações de http://www.arletesantos.com.br/

Clique em player e confira o exato momento do Acidente. O Vídeo foi enviado ao Blog pelo professor Lincoln Cardoso: 


O Calendário Eleitoral do
pleito municipal deste ano prevê que a partir desse sábado, dia 2, os Agentes Públicos, cujos cargos estejam em disputa, não poderão
mais fazer pronunciamento em emissoras de rádio e de televisão fora do horário
eleitoral gratuito. Atento a legislação, o Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis
(PTB), cumpriu uma extensa agenda de entrevistas nas emissoras de Rádio de
Garanhuns, ocasião em que fez uma prestação de contas da sua gestão à frente do
Governo Municipal.

A agenda de Régis teve inicio na Rádio Jornal. Entre outras pautas, o
Prefeito registrou durante entrevista ao radialista Eduardo Peixoto, assuntos
relacionados às obras municipais, a oposição a sua Gestão, bem como de projetos
futuros. Da Rádio Jornal, Izaías seguiu para a Marano FM, onde concedeu entrevistas
aos radialistas Marcos Cardoso, no programa Manhã Total, e Marcelo Jorge, no Falando
com o Agreste.

Com Cardoso, Izaías abordou assuntos relacionados às denúncias da
oposição; ações realizadas nas áreas da saúde, educação e no segmento rural,
bem como os investimentos nos serviços de iluminação pública e de geração de
empregos. Já diante de Marcelo Jorge, o Prefeito Garanhuense tratou do Festival
de Inverno e das ações municipais viabilizadas durante a Gestão que completa três
anos e seis meses, dando uma atenção especial aos reajustes viabilizados nos
salários dos Servidores Municipais. (Imagens: Ezandra Ribeiro/Divulgação)



Clique em Player e ouça as
entrevistas de Izaías nas emissoras de Rádio de Garanhuns. 



Rádio Jornal Garanhuns – Ronda Policial com Eduardo Peixoto:


Rádio Marano FM – Programa Manhã Total com Marcos Cardoso:



Rádio Marano FM – Programa Falando com o Agreste com Marcelo Jorge:



A programação oficial do 26º Festival de Inverno de Garanhuns deverá ser
divulgada até o próximo dia 10 de julho, faltando apenas 11 dias para o inicio
do Evento, que neste ano acontece entre os dias 21 e 30 de julho. A informação
foi repassada pelo Prefeito Izaías Régis (PTB), após reunião com técnicos do
Governo do Estado.
“Estamos trabalhando com a hipótese de contratarmos Roupa Nova ou Marisa
Monte e Biquini Cavadão, porém estamos aguardando a posição do Ministério
Público sobre as denuncias vazias dos Vereadores da Oposição para que tenhamos
um Festival ainda mais bonito, incrementando a excelente programação que o Estado
esta preparando”, registrou o Prefeito Izaías Régis.  


O Prefeito não confirmou, mas técnicos da Prefeitura já adiantaram que Roupa
Nova ou Marisa Monte estariam na programação do dia 22. Já a banda Biquini
Cavadão fecharia a programação artística do Evento, no sábado, dia 30 de julho,
mantendo a tradição de uma atração do segmento de pop rock encerrando o
Festival de Inverno. 
Especulações também apontam que artistas como Fagner, Alcione, Zeca
Baleiro, Fafá de Belém, Elba Ramalho e
Alceu Valença devem integrar a
programação, formatada pelo Governo do Estado, que já anunciou que a grade
artística será composta por artistas nordestinos. O FIG deste ano homenageará
Naná Vasconcelos.
MONTAGEM DA ESTRUTURA – E parte da estrutura do FIG já começa a ser
montada. Os trabalhos dos camarotes da Praça Mestre Dominguinhos já foram
iniciados, já os palcos nos polos do FIG deverão começar a ser montados no
próximo dia 5. 



Diante dos cortes nos investimentos dos recursos para o 26º FIG, que
chegam a cerca de 30%
em relação à
edição de 2015 (de R$ 7,8 milhões em 2015 para R$ 5,4 milhões neste ano), a
estrutura do Evento terá alguns
rearranjos. 

O palco do parque Euclides
Dourado será utilizado para poupar a montagem de outros. O polo circense terá
a montagem da lona, mas economizará energia elétrica e segurança. Já o Pavilhão
do Artesanato será excluído e a atividade utilizará a estrutura local do
Sebrae; apresentações de artes cênicas serão transferidas para o Centro
Cultural. Já a Praça da Palavra utilizará o prédio da biblioteca da Prefeitura
de Garanhuns, que fica localizada no Parque Euclides Dourado. Por fim, o
pavilhão que abrigava shows de música pop e forró será reduzido ao palco,
eliminando coberta e piso. “Assim, estamos diminuindo uma enormidade de custos,
uma economia de R$ 2,4 milhões”, afirma o Secretário de Cultura, Marcelino
Granja.


A partir de amanhã, dia 1º, os
serviços das autoescolas em Pernambuco podem ficar até 30% mais caros. Os
estudantes que se matricularem em julho deverão arcar com o reajuste, porque o
processo para tirar a habilitação passará a inclui um simulador de direção e a
telemetria (um celular com software instalado nos carros que fotografa o aluno
durante as aulas práticas).
O valor do aumento ainda não
definido porque os donos de Centro de Formação de Condutores (CFC) contam com a
possibilidade de prorrogação do prazo para que esses itens se tornem
obrigatórios. Em outros Estados, o reajuste implicou um acréscimo de R$ 300 no
serviço. O processo inclui 17 aulas práticas e oito no simulador. O preço da
hora­-aula no equipamento varia entre R$ 60 e R$ 75.



A previsão é de que as
máquinas comecem a ser usadas em agosto, quando os alunos que se matricularem
em julho vão passar para a etapa de aulas práticas. Até lá, as autoescolas
esperam receber os equipamentos, mas diante desse momento de fragilidade
política, é possível que ocorra a prorrogação. Em Pernambuco, existem 305
Centros de Formação de Condutores.
(Com
informações do Jornal do Commercio)


Depois de reivindicar ao
Governo de Pernambuco a compra de quatro novas bombas para o Sistema de Abastecimento
de Água de Garanhuns, o empresário e ex-vereador Mário Faustino fez uma visita
nessa quarta-feira, dia 29, a uma das estações de bombeamento da Compesa para acompanhar
o funcionamento das novas engrenagens hidráulicas, que levam água das barragens
do Cajueiro, Mundaú e Inhumas para Garanhuns, São João e o Distrito de São
Pedro. Ao todo, segundo Faustino, foram adquiridos pelo Governo do Estado,
quatro motores bombas, que somados, custaram aos cofres públicos cerca de R$ 1
milhão de reais.
Na estação elevatória EEAB II,
localizada no Castainho, Mário pôde observar de perto que dois, dos quatro
motores bombas adquiridos pelo Governo do Estado, já estão em pleno
funcionamento, distribuindo uma vazão de 240 metros cúbicos de água por
segundo. Além dos equipamentos recém adquiridos, a Estação também conta com uma
terceira bomba para o caso de uma emergência. Trata-se da chamada “bomba de
reserva fria”, utilizada no caso de quebra de uma das duas que estão em
atividade.
 

Na barragem do Cajueiro, está
em operação a estação de bombeamento EEAB I. Lá, de acordo com a Compesa, serão
instalados outros dois conjuntos de motores bombas. No momento, uma obra que
edifica as bases de sustentação dos dispositivos, impede a instalação dos
equipamentos, mas de acordo com informações do Gerente da Compesa de Garanhuns,
Igor Galindo, não por muito tempo, já que obra segue seu curso normal e deve
ser finalizada em breve, abrindo margem, assim, para que as bombas possam ser
instaladas na sala de máquinas da estação.
“O Governador Paulo Câmara foi sensível a nossa
demanda. O abastecimento de água de Garanhuns que sofria com constantes quebras
dessas bombas, agora está em fase final de resolução. Isso mostra o compromisso
do Governador com nossa cidade e com a Região Agreste Meridional. Duas bombas
já estão funcionando e as outras duas devem entrar em operação em breve. A
conquista não é minha! A conquista é dos quase 150 mil habitantes de
Garanhuns”, comemora Mário Faustino. (Com
informações e imagens de http://www.blogdogidisantos.com.br/)


A ossada não é humana. Essa foi a conclusão do exame antropológico feito
pelo Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife, nos fragmentos do ossuário
descobertos aqui em Garanhuns, mais precisamente na comunidade da Liberdade, e que causou polêmica a relacionar o fato com a possibilidade
de uma nova vítima do trio de Canibais presos aqui no Município.
A confirmação foi dada à Folha de Pernambuco por fonte ligada ao IML, que informou
que, apesar do término da perícia feita por um especialista em antropologia, o
laudo deverá ser assinado pelo legista e entregue às autoridades de
investigação nos próximos dias.
Na descoberta do material, há quase duas semanas, em frente a um imóvel
que fica próximo à residência em que o trio de canibais morava, o Delegado Titular
do Município, João Lins, protocolou ofício no IML de Caruaru solicitando
perícias minuciosas nos fragmentos. O Investigador, que soube da notícia por
meio da reportagem da Folha, informou que, mesmo com
a conclusão, as investigações preliminares do caso não serão encerradas. “Essa
notícia não causa surpresa para nós, pois no levantamento feito no dia da
descoberta não encontramos nenhum indício que comprovasse que a ossada era
humana. Mas, a partir de agora, vamos traçar alguns passos”, destacou o Delegado.
Segundo Lins, o primeiro passo será um requerimento à Justiça solicitado
autorização para que o trio de canibais (Jorge Beltrão Negromonte, Isabel
Cristina Torreão e Bruna Cristina Oliveira) sejam ouvidos pelo investigador.
“Segundo informações de testemunhas, o trio morou de aluguel na casa em
que a ossada foi encontrada durante um ano e meio. Queremos interroga-los para
que eles esclareçam algumas dúvidas da investigação”, explicou o Delegado.



O
segundo passo será a execução de escavações no interior da residência. “Já
identificamos o proprietário e ele nos autorizou para este trabalho. Será
necessário para a identificação de novos indícios, porém estamos dependendo da
entrega do laudo para iniciarmos o planejamento”, complementou João Lins.
(Com informações da Folha de Pernambuco e
imagens do Agreste Violento. CONFIRA)

O Senador Armando Monteiro
(PTB) visita três cidades do Agreste Meridional nessas quinta e sexta-feira,
dias 30 de junho e 1º de julho.
De acordo com informações de
sua assessoria, Armando estará amanhã, a partir das 21h, no município de Caetés,
onde ao lado do Prefeito Armando Duarte (PTB) e lideranças locais, prestigiará a
festa de encerramento dos Festejos Juninos naquele Município.
O Senador pernoitará em Garanhuns,
de onde segue na sexta-feira, dia 1º, para Águas Belas. Naquele Município,
Monteiro participará de uma plenária com o Prefeito Genivaldo Menezes (PT) e com
o pré-candidato a prefeito Luiz Aroldo (PT), no Sindicato dos Trabalhadores
Rurais. A agenda tem inicio às 9h30min.


De Águas Belas, o Senador retorna
para Garanhuns, onde concede entrevista ao programa Falando com o Agreste, da Marano FM, ao meio-dia, e em seguida almoçará com o Prefeito Izaías Régis (PTB). A saída de Monteiro de
Garanhuns está prevista para as 15h, seguindo com destino ao município de
Surubim, onde cumpre agenda política e de inaugurações de obras. Já no sábado,
dia 2, a agenda do Senador Petebista será nos municípios de Camaragibe e
Recife.

VISITA A IATI –  A visita ao
município de Iati, prevista para o próximo sábado, dia 2, foi adiada pela
assessoria do Senador e deverá acontecer ainda neste mês de julho. No município,
o Prefeito Padre Jorge vinha preparando uma grande recepção para o Senador e
sua comitiva, com direito a carreata pelas principais ruas da Cidade,
churrasco, apresentações culturais e show ao vivo. 

“Vamos apenas adiar a festa
para receber o senador Armando Monteiro e os deputados Silvio Costa e Silvio
Costa Filho, que são majoritários em Iati. Será um grande momento para a nossa
cidade, que através do seu povo, quer agradecer a atenção que Armando e os
Silvios Costa têm por nossa gente”, registrou o Padre Jorge, que inaugura obras
na Cidade nessas quinta e sexta-feira e realiza o encerramento dos festejos
juninos nesse sábado, dia 2, com shows de Nando Azêvedo e Forrozão Chacal, na
Praça Central da Cidade.




O Governo de Garanhuns irá pagar, de forma antecipada, no próximo dia 18
de julho, a primeira parcela do 13° Salário aos Servidores Municipais. De
acordo com informações do secretário de Administração, Bruno Gomes, a
iniciativa irá aquecer a economia local, injetando um valor de aproximadamente R$
3 Milhões de reais.


O pagamento da primeira parcela do 13° salário, equivalente a 40% do
valor total do Salário, será paga aos servidores efetivos, cargos
comissionados, assim como aposentados e pensionistas. As Secretarias Municipais
será pago um montante de R$ 1.850.151,44. A Autarquia do Ensino Superior de
Garanhuns (AESGA) pagará aos seus servidores a quantia de R$ 327.017,53. Já o Instituto
de Previdência dos Servidores de Garanhuns (IPSG) efetuará o pagamento de R$ 726.833,14
aos seus segurados.

A folha de pagamento referente ao mês de julho seguirá seu calendário
normal. Quanto à segunda parcela do 13° salário, que corresponde a 60% do
salário total, a previsão é que esta seja quitada no mês de dezembro. 


O Festival de Inverno de Garanhuns deste ano terá “um recorte
nordestino”, de acordo com o secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino
Granja, – o que significa que a programação, que deve ser anunciada em 10 dias,
priorizará artistas locais. Essa não é uma medida meramente protecionista ou de
valorização, mas de economia.
Este ano, a verba do FIG, que já vinha decaindo nos últimos anos, terá
uma redução de 30% em relação à edição de 2015. Serão R$ 5,4 milhões investidos
no evento; em 2015, o valor foi de R$ 7,8 milhões. A redução segue o padrão do
plano de contingenciamento de gastos do Governo do Estado. Em 2014, o orçamento
foi de R$ 9,5 milhões.
“O FIG continuará sendo um grande Festival de arte. Ano passado
homenageou o Pará; este ano, o Nordeste, o que não diminui em nada a qualidade
artística, porque a cultura nordestina é fundante da nacional. Temos vários
expoentes”, completa Granja. A programação continuará a ter 10 dias corridos e
será aberta no dia 21 de julho com um concerto magno, “nos moldes da Mimo de
Olinda”, na Catedral de Santo Antônio. “Na sexta-feira, na praça Guadalajara, a
noite será em homenagem a Naná (Vasconcelos)”, completou. As negociações com os
artistas que comporão a grade ainda estão em curso.
O corte impactará diretamente na quantidade de shows, exceto naqueles
programados para fins de semana. “Não arbitramos cachês, mas a redução no
número de show vai diminuir o gasto global”, diz Marcelino Granja. O fato de
homenagear o Nordeste vai trazer economia com passagens aéreas, transporte e
hospedagem, assegura o gestor. “Teremos redução nas diárias da própria equipe,
reestruturando todo processo para torná-lo mais eficaz”, continuou.

Na estrutura, haverá alguns rearranjos, utilizando o palco do parque Euclides
Dourado para poupar a montagem de outros. O polo circense terá a montagem da
lona, mas economizará energia elétrica e segurança, por exemplo.
O Pavilhão do Artesanato será excluído e a atividade utilizará a
estrutura local do Sebrae; apresentações de artes cênicas serão transferidas
para teatros, como o da estação. Já a Praça da Palavra utilizará o prédio da
biblioteca da Prefeitura de Garanhuns, que também fica na Praça. Por fim, o
pavilhão que abrigava shows de música pop e forró será reduzido ao palco,
eliminando coberta e piso. “Assim, estamos diminuindo uma enormidade de custos,
uma economia de R$ 2,4 milhões”, afirma o Secretário.


Por ora, os R$ 5,4 milhões investidos no FIG deste ano vêm dos cofres
públicos e tem verba também do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),
mas Granja disse que o projeto será submetido à Comissão Nacional de Incentivo
à Cultura (Cnic) e o Estado espera receber incentivos através da Lei Rouanet.
Conseguindo esses aportes, R$ 1,2 milhão podem ainda ser economizados. Este
ano, o FIG acontece entre 21 e 30 de julho e homenageará o percursionista Naná
Vasconcelos, falecido em março deste ano.
(Com
informações da Folha de Pernambuco. CONFIRA

Passaram a funcionar, nesta quarta-feira, dia 29, dois semáforos no
centro de Garanhuns. O diferencial dessas novas sinalizações verticais é que as
estruturam disponibilizam botoeiras – dispositivos que acionam o sinal vermelho
e exigem a parada imediata do condutor. Os equipamentos estão instalados nas
laterais das estruturas semafóricas, nas avenidas Dantas Barreto e Barão do Rio
Branco.
“Realizamos um estudo técnico e verificamos que o índice de desrespeito
à legislação de trânsito é alto nos cruzamentos das avenidas. Motoristas passam
em alta velocidade e não respeitam a faixa de pedestre. Com a botoeira, haverá,
naturalmente, um reordenamento no fluxo de quem atravessa e de quem dirige”,
afirma o presidente da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes
(AMSTT), coronel Emmanuel Leite.



A medida, juntamente com a implantação e revitalização das faixas de
segurança, tem o objetivo de facilitar a travessia de pedestres nas vias
públicas, principalmente os idosos, e é utilizada em áreas urbanas com grande
fluxo de pessoas.
(Com informações e
imagens de Cloves Teodorico/SECOM/PMG)