tiveram contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE)
nos últimos anos, com decisão transitada em julgado (irrecorrível), foi entregue, hoje, dia 5, à
Justiça Eleitoral pelos conselheiros Carlos Porto (presidente) e Dirceu Rodolfo
(corregedor) e o procurador geral do Ministério Público de Contas, Cristiano da
Paixão Pimentel. Como
consequência, estes políticos podem ser impugnados nos processos eleitorais dos
oito anos seguintes à sua condenação, conforme determina a Lei da Ficha Limpa.
municipais e estaduais que tiveram contas julgadas irregulares de forma
insanável e irrecorrível pelo Tribunal de Contas”, explicou Carlos Porto, afirmando
ainda que uma das razões mais frequentes para a rejeição das contas nos
municípios pernambucanos é o não recolhimento das contribuições previdenciárias
dos servidores. Outros motivos pelos quais as contas dos gestores são
consideradas irregulares são a omissão do dever de prestar contas e o
descumprimento dos limites constitucionais referentes à educação, saúde e folha
de pessoal, por exemplo.
do Agreste Meridional, dentre eles os ex-prefeitos: de São João, Antônio de
Pádua e Pedro Barbosa; de Garanhuns, Silvino Duarte e Luiz Carlos; de
Terezinha, Ezaú Gomes; de Iati, Luiz Tenório, Hernani Tenório e Alexandre
Tenório; de Brejão, Sandoval Cadengue e Joseraldo Rodrigues; de Saloá, Gilvan
Pereira; de Jupi, Ivo Francisco; de Caetés, Zé da Luz, Aércio Noronha e
Sampainho; de Capoeiras, Maurilio Rodolfo (Neném); de Águas Belas, Nomeriano
Martins; de Paranatama, Reginaldo Leonel; de Angelim, Samuel Salgado e de Palmeirina,
Eudson Catão. Também estão na relação os Prefeitos: de Terezinha, Alexandre
Martins; de Águas Belas, Genivaldo Menezes; de Brejão, Ronaldo Ferreira; de São
João, Genaldi Zumba; de Jucati, Gerson Henrique; de Lagoa do Ouro, Marquidoves
Vieira; de Angelim, Marco Calado e José Teixeira, de Paranatama. Confira a
automaticamente considerados inelegíveis, segundo o Ministério Público Federal
(MPF). “A rejeição das contas pelo Tribunal de Contas do Estado ou da União não
necessariamente implica na inelegibilidade do candidato. Isso só vai ocorrer se
ficar comprovado um ato doloso de improbidade administrativa”, completou o
procurador Antônio Carlos Barros Barreto Campelo.
O documento foi recebido pelo presidente do Tribunal
Regional Eleitoral, Desembargador Antônio Carlos Alves dos Santos; pelo vice
Alberto Virgínio, também Desembargador, e pelo procurador geral eleitoral
Antônio Carlos Barreto Campelo. O envio dessa lista em ano de eleição é uma
exigência da legislação eleitoral a fim de que, com base nela, o Ministério
Público possa solicitar a impugnação do registro de candidatos que tiveram
contas rejeitadas por improbidade administrativa.
registro de candidaturas para o pleito deste ano. À medida que as solicitações
chegarem, elas serão analisadas com base nas condições de elegibilidade
previstas na Constituição, entre elas a lista do TCE. Após o recolhimento
de todos os pedidos, segundo o TRE, um edital com os nomes de todos os
candidatos será publicado. A partir desta divulgação, começa a correr um prazo
de cinco dias para a impugnação aos registros de candidatura. A impugnação pode
ser proposta por qualquer candidato, partido ou coligação. (Com informações do TCE-PE e do JC On-line. Confira AQUI ou AQUI)
presidente afastada Dilma Rousseff, partiu de Petrolina nessa segunda-feira, dia 4, em direção ao Recife,
onde chegará no próximo dia 15.
Fetape e de movimentos sociais e chegará aqui em Garanhuns no próximo dia 11 de
julho.
Segundo Bruno Ribeiro, presidente do PT Pernambuco, a “Caravana” é importante
para “multiplicar” os comitês espalhados em Pernambuco em defesa do mandato da
presidente Dilma Rousseff, ora afastada do cargo por um processo de
impeachment. A Caravana visitará 10 cidades pernambucanas (Ouricuri, Salgueiro,
Petrolândia, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Garanhuns, Caruaru,
Surubim e Palmares) concluindo seu percurso em Recife, no próximo dia 15,
quando contará com a presença do ex-presidente Lula.
a informação de que Garanhuns vai ganhar uma nova rede de drogarias. Trata-se
da Ultrafarma, que tem o empresário Sidney Oliveira como garoto propaganda. A informação
foi confirmada pelo Prefeito Izaías Régis (PTB). O Governo Municipal vem apoiando
a chegada do empreendimento.
construção e será instalada na Av. Rui Barbosa, mais precisamente defronte ao Supermercado
Bonanza. Ainda não temos maiores informações quanto à data de abertura do novo
empreendimento, bem como a quantidade de empregos que serão geradas com a instalação
da Rede no Município, todavia cogita-se que cerca de vinte novos postos de
trabalho sejam ofertados pela Ultrafarma.
em Garanhuns será importante para aquecer a concorrência na Cidade, já que
atualmente, apesar do grande número de Drogarias, a grande maioria das unidades
no Município são gerenciadas pelo Grupo FTB, que também opera com a bandeira
Droga Rápida. (Com informações e imagem do
as principais atrações musicais do Festival de Inverno de Garanhuns, o
publicitário Marcelo Jorge não mais atuará no principal evento da Cidade. A
decisão, segundo Marcelo, é pessoal e não foi motivada por fatores externos.
em 23 das 25 edições do FIG. “Fiquei de fora de duas edições: a primeira e a
terceira”, pontua, demonstrando estar realizado por participar do Maior e Mais completo
evento Cultural da América Latina. “Fiz o meu trabalho com compromisso e
dedicação. Fui feliz e certamente levei alegria ao público, mas acabou, não
irei mais apresentar o Festival. É uma decisão pessoal”, argumentou Jorge, que
apresenta, de segunda à sexta-feira, das 12 às 13h, o programa Falando com o Agreste,
na Marano FM.
2014 passou a se chamar Mestre Dominguinhos, já foi comandado por nomes como
Marcos Cardoso, Renata Amaral, Kitty Lopes, Lígia Falcão, Gérson Lima e Graça
Araújo, entre outros, e neste ano será comandado pelo radialista Eduardo Peixoto,
que atua na Rádio Jornal Garanhuns e que apresentou as três últimas edições do
FIG ao lado de Marcelo Jorge. Peixoto poderá não ficar sozinho. A expectativa é
que, com a decisão do publicitário, uma profissional possa vir a ser convidada
para atuar ao lado de Eduardo Peixoto no FIG 2016.
Contas do Estado de Pernambuco enviou hoje, dia 5, ao Tribunal Regional
Eleitoral (TRE-PE), a lista dos Gestores Públicos que tiveram suas contas
rejeitadas por aquele Órgão de Fiscalização nos últimos oito anos.
figuram na listagem, já constavam em 2012 e ainda assim conseguiram o direito
de disputar Cargos Eletivos naquele pleito. Agora, o compromisso do TRE é de
mais rigor com os que aparecem na lista dos “Ficha Suja”. Vale ressaltar que a
presença na lista não deixa o político inelegível. Caberá ao TRE a palavra
final sobre os registros de candidatura daqueles que tiveram suas contas
rejeitadas nos últimos oito anos, ainda que as Câmaras de Vereadores tenham
aprovado as respectivas contas.
TCE, o Ministério Público Eleitoral terá mais tempo para análise dos casos
referentes a Lei da Ficha Limpa.
acessar a lista dos “Fichas Sujas”.
às eleições municipais deste ano acontecem no período de 20 de julho a 5 de agosto e definem as Coligações e candidatos a
Prefeito, a Vice-prefeito e a Vereador em todas as Cidades Brasileiras. O atual
momento é de definição.
disputa majoritária deverá ser marcada pelo confronto entre Nogueira e Expedito
Orlando, com o comerciante Kal e o engenheiro Junior Caetano,
respectivamente, nos cargos de pré-candidatos a Vice-prefeito.
pré-candidato à Prefeitura com o apoio do atual Prefeito Zé Elias. Apesar de
prestar serviços no Município há vários anos, Nogueira ainda é tido como “forasteiro”,
sobretudo para os oposicionistas, todavia, de acordo com informações vindas de
Calçado, essa pecha não tem sustentação já que o Empresário atuou fortemente
nas gestões de Zé Elias e tem uma extensa nota de serviços prestados aos
calçadenses.
o agricultor Expedito Orlando deverá disputar novamente o cargo de
Prefeito pela Oposição. De acordo com fontes ligadas ao Pré-candidato, Ele aposta
no desgaste do Prefeito Zé Elias, bem como na pouca identidade de Nogueira com
o Município para chegar à vitória. Expedito conta com o apoio do deputado Estadual
Álvaro Porto (PSD) e diversas lideranças locais. O Pré-candidato oposicionista também
conta com a liderança e a simpatia junto aos jovens do seu pré-candidato a
Vice, o jovem Engenheiro Junior Caetano.
A
Campanha Eleitoral de 2016 tem inicio no dia 16 de agosto de 2016. Já o pleito eleitoral
acontece no próximo dia 2 de outubro.
últimos pleitos e conquistar expressivas votações, o Médico Ulisses Pereira não
será candidato a Vereador nestas eleições.
conhecido na Cidade, confidenciou a sua decisão a um grupo de amigos na última
sexta-feira, dia 1º, e a tornou oficial na noite de ontem, dia 4, através das
redes sociais. “Não me candidatarei a cargo eletivo nas Eleições Municipais do
corrente ano. Informo que esta decisão pessoal, visa preservar a totalidade das
minhas atividades profissionais atuais e a busca constante pelo
aperfeiçoamento, pelo crescimento pessoal e pela melhoria dos serviços que
presto aos garanhunenses e pernambucanos nos últimos 19 anos”, revelou Pereira.
pleito de outubro próximo, o Médico garante que seguirá militando na política
partidária. “Manterei minha atividade política como filiado atual do Partido
Trabalhista Brasileiro – PTB, colaborando braçalmente na administração e pré-candidatura
do Prefeito Izaías Régis, que me confiou função importante no Serviço Público”,
alertou.
médica às comunidades que já atende, assim como desempenhando as suas funções
nas redes pública e privada de saúde em Garanhuns. “Permaneço em minhas funções
na Secretaria de Saúde (USF São Pedro, Junta Municipal e Regulação Regional),
junto do secretário Alfredo de Góis Neto, do adjunto Harley Davidson Rocha e de
toda a Equipe Técnica e Administrativa”, pontuou Pereira, que também seguirá
atuando como professor na formação de futuros médicos do Curso de Medicina da
UPE Campus Garanhuns.
Médico Ulisses Pereira é especializado em
Clinica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica e chegou
em Garanhuns co a missão de atuar como médico no 71º BI Mtz, onde exerceu
funções de Comando e Chefia dos Serviços de Saúde, Perícias Médicas e Fundo de
Saúde do Exército (FUSEx). Ao sair do Exército, em fevereiro de 2003, passou a
atuar na Casa de Saúde e Maternidade Nossa
Senhora do Perpétuo Socorro, onde desempenhou as funções de Médico da Emergência e Chefe da Clínica Médica; Médico Diarista da UTI e de Diretor
Técnico Médico, função que exerce naquela Casa de Saúde desde fevereiro de 2008.
Para conhecer mais sobre o currículo do
Médico Ulisses Pereira, clique AQUI.
exerce a função de Delegado Regional Conselho Regional de Medicina
de Pernambuco (CREMEPE), atua desde 2003 como médico do Posto de Saúde do
distrito de São Pedro (o maior de Garanhuns), bem como exerce as funções de
Médico da SMS, destinado ao Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) –
Epidemiologia – Declaração e Notificação de Óbitos domiciliares de causas
naturais e conhecidas, como também de Regulador e Autorizador Regional. Desde o
último mês de novembro de 2015, passou a presidir a Junta Médica Especial (JME)
de Garanhuns, para fins admissionais e casos especiais.
forte inserção na vida social da Cidade, o Médico também é associado do
Lions Clube de Garanhuns, exercendo atualmente o segundo mandato no cargo de Diretor
Social, assim como é requisitado em diversas ações sociais no Município.
alguns, o projeto de instalar uma Pista de Patinação no Gelo aqui em Garanhuns se
tornará realidade. É que a empresa Studio C, especializada em eventos e ações
de entretenimento, vai implantar o Garanhuns On Ice, a partir do próximo dia 21
de julho, aqui na Cidade.
Hélder Carvalho – que toca o Projeto -, o empreendimento ficará instalado Av.
Rui Barbosa, no bairro de Heliópolis, mais precisamente defronte ao Colégio XV
de Novembro, nas instalações onde funcionou a Automarcas. “Será uma pista de
gelo natural medindo 10×15 metros, que terá capacidade de atender até 40
patinadores ao mesmo tempo”, registra Hélder.
funcionar durante o período do Festival de Inverno de Garanhuns no horário das 10
às 22h, todavia a meta é levar o empreendimento para o Parque Euclides Dourado,
concretizando um antigo projeto do Governo Municipal. “A nossa meta é instalar
esse empreendimento definitivamente no Parque Euclides Dourado. Para tanto,
estamos contando com o apoio fundamental do Prefeito Izaías Régis, que é o nosso
grande incentivador e já sinalizou positivamente quanto à concretização desse
projeto”, registrou Carvalho.
Cidade e a necessidade de novos atrativos, Garanhuns On Ice também fortalecerá
a cadeia econômica no Município.
“Vamos gerar empregos e movimentar, ainda
mais, aquele Polo, que já é composto pela Bebelu, as Pizzarias, o Açai Concept,
a Subway e o Temak House”, chama a atenção o Empresário, que tem boas perspectivas
quanto ao sucesso do projeto. “Estamos confiantes, pois a ação vem repercutindo
bem, já que com poucas horas de divulgação nas redes sociais, mais de 20 mil
pessoas curtiram e compartilharam a ideia”, finalizou o empresário Hélder
Carvalho.
Animais de São João foi inaugurado de fato nesta segunda-feira, dia 4, com a
realização da primeira Feira de Gado naquele novo espaço.
cerca de 2 mil animais, o Parque oferece uma boa infraestrutura, tanto para os animais,
quanto para os comerciantes. O Quadro de Gado é composto por 40 currais e um Veterinário
atende no local, que ainda possui áreas para alimentação e hidratação do gado. O
Espaço também conta com banheiros públicos e quiosques para comercialização de refeições,
além de um escritório da ADAGRO. “Ficou muito bom, tanto para o Gado quanto
para nós. Agora é só esperar para o movimento da feira aumentar”, registrou o
comerciante José de Euclides, que reside em São João. “Ficou muito melhor. A tendência
agora é que feira cresça e aumente a quantidade de animais vendidos”, complementou
o comerciante Cícero Bernardo, de Caetés.
primeiro dia em funcionamento a comercialização de 500 animais, entre gado
mestiço e nelore, além de bodes e ovelhas. A nossa expectativa é que o movimento
aumente a partir das próximas feiras, ampliando também a movimentação financeira
e a arrecadação da Prefeitura. Enfim, todos ganham!”, avaliou o secretário de
Agricultura, Valter Ferreira.
memória do Vereador José Jerônimo da Silva. A construção foi viabilizada com
recursos do FEM, do Governo Estadual, e contrapartida da Prefeitura de São
João. “Vamos oferecer melhores condições para comerciantes e usuários da Feira
de Gado de São João, que é considerada uma das maiores do Agreste Meridional. A
nossa meta é ampliar a Feira e nos tornarmos a principal do Agreste e com isso
desenvolver economicamente o nosso Município”, discursou o Prefeito
Genaldi Zumba, durante a entrega do equipamento público no último dia 30 de
junho.
A Prefeitura de Garanhuns garantiu, através de Nota
enviada ao Blog do Carlos Eugênio, que não existe qualquer “erro nas
legislações municipais”, que viabilizaram o reajuste salarial para os
Professores da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns. É que de acordo com o Vereador
Sivaldo Albino (PPS), a tabela de reajuste traz valores incorretos quanto às
progressões de classes e por níveis. (RELEMBRE).
O Governo de Garanhuns informou que o Projeto de Leienviado e aprovado pela Câmara atendeu às legislações federais e municipais em
vigor e foi amplamente discutido junto aos Representantes da Categoria e
Vereadores, sobretudo com o SINSEMUG, Sindicato que, segundo a Prefeitura,
representa oficialmente os professores e demais servidores municipais de
Garanhuns. “Toda a negociação de reajuste salarial foi discutida de forma
bilateral, com categoria e prefeitura sempre dialogando”, pontua a Nota, que
segue registrando: “nos estranha só agora o Vereador Oposicionista (Sivaldo
Albino) vir apontar erros, nas proximidades do período eleitoral, já que o
Governo Municipal enviou todos os projetos para deliberação do Poder
Legislativo, sendo inclusive a Lei aprovada também com o voto do Vereador
Oposicionista”, registrou o Governo de Garanhuns.
“O Vereador Sivaldo Albino quer gerar um fato político
agora que o período eleitoral se aproxima! Como pode a Lei estar errada se o
próprio Sivaldo votou favorável nas duas votações? Isso é, no mínimo,
incoerente!”, analisou o vereador Haroldo Vicente, líder da Bancada Governista
na Câmara de Vereadores.
Ouvido pelo Blog do Carlos Eugênio, Albino justificou o
seu voto favorável na matéria. “Votei no Projeto do reajuste sim, pois não
seria contra a nenhum reajuste dos servidores e em especial dos professores.
Mas justifiquei na votação que iria correr atrás dos direitos dos Servidores,
pois os percentuais estavam errados”, finalizou Sivaldo.



















































