BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
O Festival de Inverno de Garanhuns contará com a 5º edição do aplicativo Guia do
FIG. Trata-se de guia completo do Festival, um dos principais eventos do Estado,
e que vem para auxiliar os usuários e turistas que chegarão à Cidade para
curtir a edição deste ano. O “Guia do FIG
2016” já está disponível para download grátis nas lojas para os sistemas
Android e iOS
.
O Aplicativo pretende informar ao usuário sobre todas as atualizações
do evento, como a programação, dividida por polos de animação e uma galeria
onde possam ver todas as fotos publicadas com a hashtag #SelfieNoFIG. Também
conta com um guia comercial de lojas e serviços da Cidade, dentre eles: bares,
restaurantes e lanchonetes para o turista que pretende conhecer a cidade além
do Festival.

Os turistas cadastrados no aplicativo podem conferir uma lista com
dicas de hotéis e pousadas em Garanhuns e uma playlist com músicas selecionadas
dos artistas que já participaram e que vão se apresentar nesta edição.
(Com informações do G1/Caruaru. CONFIRA)

É durante os meses
de maio, junho e julho que Garanhuns registra os maiores índices de chuva do
ano. Nesse mesmo período, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e a
Diretoria de Transportes intensificam o apoio aos produtores rurais, enviando
máquinas para o trabalho de aração de terra para o plantio, principalmente das
culturas de feijão preto, feijão mulatinho e milho.
O programa de
aração visa atender as associações dos pequenos produtores do município, que
fazem parte do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável
(CMDRS). De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Epaminondas
Borges Filho
, até o momento, mais de 300 famílias, de 23 comunidades, já foram
beneficiadas. “Nossa expectativa é que até meados do mês de junho, 600 famílias
de agricultores sejam atendidas. Mais de 1000 hectares de terra devem ser
arados”, detalha o titular da Pasta.
A aração de terra
é contínua e deve seguir cumprindo um cronograma após o período chuvoso. O
plantio de batata, feijão de corda, macaxeira e mandioca, por exemplo, inicia
no mês de agosto. “Nós temos três tratores que realizam os trabalhos de aração
nas propriedades rurais. Em cada área as máquinas ficam em torno de duas horas.
É compromisso da gestão essa atenção com o homem do campo”, ressalta o diretor
de Transportes, Alcides Júnior.

A previsão
climática para os próximos meses indica chuvas abaixo da média histórica para a
área de Garanhuns. Mas ainda de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e
Clima (Apac), isso não significa que não vai chover. “As chuvas devem ocorrer
de forma mais irregular, com chuvas concentradas em poucos dias e menor
quantidade de chuvas no período”, acrescenta a meteorologista Aparecida
Fernandes, coordenadora da Sala de Situação da Apac.
(Com informações e imagens do jornalista Cloves Teodorico/SECOM/PMG)


Mães de alguns alunos que estudam na Creche Lar da Criança Santa Maria, localizada
na Cohab 1, estão na bronca com a Prefeitura de Garanhuns. É que de acordo com
o relato da mãe de um aluno, a senhora 
Ana Cláudia, em entrevista à Rádio Jornal, os Estagiários
que atuavam naquela Creche foram dispensados, afetando a realização das aulas naquele
Educandário, que mantém convênio com o Governo Municipal.



A
reclamação da mãe do aluno da Creche Lar da Criança Santa Maria não é um fato
isolado e vem se repetindo em diversas escolas municipais de Garanhuns desde
que a Prefeitura resolveu cancelar
os vínculos de alguns estagiários no
último dia 9 de maio. O Governo Municipal justificou que a saída de parte dos Estagiários
teve o objetivo de se adequar à realidade financeira do Município e que seria realizado
um remanejamento para que nenhum aluno ficasse sem aula.
O Blog do Carlos Eugênio apurou que, possivelmente,
por conta da repercussão negativa da medida, o Prefeito Izaías Régis (PTB)
resolveu convocar novos estagiários para preencher as lacunas abertas no último
mês. O Blog também apurou que as aulas perdidas também serão repostas, normalizando
o funcionamento das Escolas Municipais. A secretária de Educação, Janecélia
Marins, vai conceder entrevista nessa quinta-feira (dia 9), as 9h, na Rádio
Jornal, ocasião em que deve oficializar as medidas.

Área onde será construída a Escola na Cohab 2.
ESCOLA MUNICIPAL NA COHAB 2 – E nesta quinta-feira, dia 9, a partir das 10h, no Palácio Celso Galvão
(sede da Prefeitura), o Prefeito Izaías Régis (PTB) assina a ordem de serviço para
inicio das obras de construção da Escola Municipal Manoel Camelo, que ficará
localizada no bairro Francisco Figueira, a Cohab 2.
A
empresa Fernandes Machado Engenharia e Arquitetura Ltda. – EPP vai executar os
serviços.



Ainda na Cohab 2, o Governo de Garanhuns vem realizando obras de
pavimentação e drenagem de 54 ruas e trabalha na conclusão das obras de um
Posto de Saúde duplo; da Academia da Saúde e de uma Creche Municipal.








 
A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco
julgou, por unanimidade, irregulares as contas do Prefeito de São João, Genaldi
Zumba (PSD) relativas ao exercício de 2013. O Processo nº 14901833 foi julgado
no último dia 2 de junho de 2016 e teve como relator o Conselheiro Dirceu
Rodolfo.
Além do julgamento irregular
das contas, o TCE ainda aplicou multa ao Prefeito de São João, bem como aos agentes
públicos: Porfírio Aguiar (secretário Municipal de Saúde em 2013) e Genival Zumba
(secretário Municipal de Assistência Social), bem como a servidores municipais
que atuavam, a época, na Comissão Permanente de Licitação e na Secretária Geral
de Controle Interno. (confira a decisão clicando AQUI)



Consultada pelo Blog do Carlos
Eugênio, a advogada Karina Evaniele registrou que “as contas de Gestão não causam
inelegibilidade. O julgamento é técnico. Não houve nenhuma condenação de
devolução ao erário e nem mesmo qualquer ato considerado como improbidade
administrativa. A sanção aplicada foi multa e dessa decisão ainda cabe recurso, inclusive e
stamos aguardando a publicação no Diário Oficial para recorrer.
Vamos interpor recurso de embargos de declaração em face do acórdão”,
pontuou a Advogada.


RECOMENDAÇÃO A CÂMARA DE SÃO
JOÃO –
 
Já no último dia 10 de maio, o
Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE) aprovou, com ressalvas, e
por unanimidade, as contas da Prefeitura de São João, alusivas ao exercício
financeiro de 2013. 



A decisão foi unânime. “A Segunda Câmara do TCE, à
unanimidade, emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara Municipal de São João,
a aprovação, com ressalvas das contas do Prefeito, Sr. José Genaldi Ferreira
Zumba, relativas ao exercício financeiro de 2013”, pontua trecho do julgamento
publicado no site oficial do TCE. O Processo nº 14900932 teve como relator o
Conselheiro Dirceu Rodolfo. O TCE ainda fez determinações e recomendações.
 (confira a decisão clicando AQUI)



Clique em player e confira a posição do Prefeito Genaldi Zumba quanto a decisão do TCE. A entrevista foi concedida ao Programa Falando com o Agreste, da Marano FM.  


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu seleção
simplificada com o objetivo de contratar 7,5 mil Agentes de Pesquisas e
Mapeamento, que vão atuar em 550 municípios dos 26 estados do País. Em
Pernambuco, o número de oportunidades é de 353 distribuídas em 18 municípios,
dentre eles Garanhuns, cuja oferta é de 9 vagas.
Do total de vagas, 5% são destinadas a pessoas com deficiência e 20% a
pretas ou pardas. Os Contratos serão validade de um ano, podendo ser
prorrogados por, no máximo, três. O salário é de R$ 1.250, para 40
horas semanais de trabalho. O servidor recebe, ainda, auxílios alimentação e
transporte. A prova ocorre no dia 4 de setembro.

De acordo com o Diário Oficial da União desta terça-feira, dia 7, as
inscrições começam no próximo dia 21 de junho e seguem até o dia 19 de julho
pelo site da organizadora do Certame, a Fundação Cesgranrio:
 www.cesgranrio.org.br. Uma taxa
de participação de R$ 30 é cobrada ao participante.
ATRIBUIÇÕES – Entre as atribuições do cargo, estão visitar
domicílios e estabelecimentos de qualquer natureza – tais como comerciais, industriais,
agropecuários, de serviços e órgãos público – para a coleta de dados visando à
realização de pesquisas de natureza estatística; realizar entrevistas para
registro de dados em questionários impressos ou em meio eletrônico, de acordo
com as instruções recebidas e dentro do prazo pré-estabelecido; entre outras
funções descritas no edital de abertura do processo seletivo simplificado. (Com informações da Folha de Pernambuco)




A união dos grupos
oposicionistas em nome de um único candidato está cada dia mais distante de se
concretizar. Pelo menos essa foi à informação repassada pelo pré-candidato a Prefeito de Garanhuns, Paulo Camelo (PCB), depois de participar da última reunião dos
opositores ao Governo Izaías Régis, realizada no Garanhuns Pallace Hotel.
De acordo com Paulo Camelo, o último encontro, que reuniu além do PCB, o DEM de Claudomira Andrade, o PP de Givaldo Calado e o PDT de
Valter Couto, bem como membros dos demais partidos que integram a Frente Popular
de Garanhuns, foi marcado por estocadas e troca de farpas. “Tinha gente lá que
nem é pré-candidato e só tem o voto dele, mas deu opinião e botou banca para os
demais”, pontuou Paulo, que acrescentou: “outro saiu disparando e
aconselhando os pré-candidatos a desistir e disputar uma vaga na Câmara de
Vereadores”. Ainda de acordo com o pré-candidato do PCB, a
união é praticamente impossível, já que “alguns pré-candidatos querem apenas
que os outros desistam e apoiem a sua pré-candidatura. Assim nunca haverá união”,
pontuou Camelo.

Diante do cenário de desunião,
o pré-candidato do PCB, Paulo Camelo, segue se articulando e não abrirá mão de
entrar numa nova disputa. A Legenda, nominada por Camelo como “o Partidão”, ensaia
uma aliança com o PSOL, do Professor Jaílton, mas também não descarta ir para o pleito com uma chapa puro sangue.



Enquanto isso a
pré-candidatura da
advogada Claudomira Andrade, do Democratas, se fortalece a
cada dia e, depois de fechar aliança com o Solidariedade, está prestes a
anunciar uma união com o PSDB, além de seguir em conversação com outras Legendas. 

“Embora reconhecendo a importância de todas as
lideranças e partidos que compõem a Frente Popular de Garanhuns, o DEM não
compõe o respeitável bloco político e assume, através de suas lideranças políticas
e partidárias, a nossa pré-candidatura a Prefeita de Garanhuns por entender que
hoje, esse projeto (pré-candidatura) pertence ao povo de Garanhuns, aos pré-candidatos
a vereadores do DEM e do Solidariedade”, registrou Claudomira, sepultando
qualquer possibilidade de união do grupo Oposicionista.


Como Camelo e Claudomira praticamente definiram
as suas posições e deverão homologar as suas candidaturas em agosto próximo,
resta aos demais partidos da Frente Popular de Garanhuns, inclusive o PSB do
Governador Paulo Câmara, optarem pelas pré-candidaturas de Givaldo Calado, do
PP
, ou de Valter Couto, do PDT. Eles também podem se coligar com DEM e até
mesmo migrar para o palanque de Izaías Régis (PTB), já que o PCB, não fará coligações
com partidos de Direita.

Na manhã do último domingo, dia 5, o Bispo Diocesano de Garanhuns
anunciou, durante o Programa dominical na Radio Marano FM, o nome do Padre Cícero
Félix
, como novo Vigário Geral da Diocese de Garanhuns.
Atualmente o Padre Cícero é Pároco em Panelas, após por muitos anos
tenha ficado à frente da paróquia de Santo Antônio, em Lajedo. Padre Cícero já
foi Coordenador Diocesano das Pastorais, membro do Conselho Presbiteral. O seu
nome foi recebido com alegria pelo clero e também com surpresa, pois não era
esperada substituição no momento atual.



É que o Padre Francisco de Assis Gabriel, antigo Vigário, alegou o desejo
de se dedicar exclusivamente à Pastoral da Comunicação e solicitou a mudança ao
Bispo Diocesano. “Desde que convidado para o encargo de ser Vigário Geral
da Diocese de Garanhuns, me sinto muito honrado. Hoje, depois de refletir e
rezar, peço minha substituição. Com isso, quero me dedicar de fato, à Pastoral
da Comunicação na Diocese, desenvolvendo meios e atividades para aprimorar a
comunicação da Palavra pelos meios de mídia que possamos alcançar”,
registrou o Padre Francisco Gabriel, por meio de Nota.
(Com informações da Diocese de Garanhuns e imagem TV Replay) 

A Universidade de
Pernambuco abriu Concurso Público com 53 vagas para o cargo de professor, de
acordo com o Diário Oficial do Estado desta terça-feira, dia 7.
 O Edital estará disponível no site: http://www.upenet.com.br/.  
As oportunidades
são para os campi Benfica, FCAP, Petrolina, Serra Talhada, Garanhuns,
Arcoverde, Salgueiro e Mata Norte. Para Garanhuns estão disponíveis 15 vagas. São
vários os cursos contemplados: Engenharias Elétrica/Eletrônica, Mecânica,
Telecomunicações e Civil; Ciências Biológicas, Nutrição, Letras, Geografia,
Pedagogia, Direito, Medicina, Psicologia, Odontologia, Administração e
Educação. 
São 8 vagas para
docente auxiliar; 18 para assistente e 27 para adjunto, cujos salários são R$
2.791,20; R$ 3.554,29 e R$ 4.638,02 com gratificação por titulação de 15%, de
25% e de 50%, respectivamente. Já a gratificação por dedicação exclusiva é de
R$ 2.095, de R$ 2.670 e R$ 3.480. Os benefícios relacionados a títulos são
oferecidos aos aprovados no concurso que possuírem grau superior àquele exigido
no cargo que irá assumir.
INSCRIÇÕES – As inscrições já estão abertas durante todos
os dias úteis até o próximo dia 6 de julho e devem ser realizadas
presencialmente ou pelos Correios nos campi onde as vagas foram
disponibilizadas. De acordo com o Edital, caso não haja candidatos inscritos, o
prazo é prorrogado por mais 30 dias. Uma taxa de R$ 200 é cobrada aos
candidatos. Com validade de dois anos, prorrogável por igual período, o Concurso
será composto por quatro etapas: escrita, didática, plano de trabalho e de
títulos. As provas deverão ser aplicadas a partir de 15 de agosto de 2016,
conforme cronograma a ser definido em cada Unidade de Educação. Já o resultado
final do concurso/homologado pelo Comissão de Coordenação deve acontecer até o dia
16 de setembro de 2016. 
(Com informações da Folha de Pernambuco)


Confira as vagas para o Campus Garanhuns da UPE clicando AQUI.  


Clique AQUI para acessar o Edital, que se
encontra na página 5 do Diário Oficial.
 




Quadrilha Flor de Mandacaru, de Iati.
Junho é um mês marcado por
festividades juninas no Brasil. Aqui em Garanhuns, o período tem um significado
ainda maior, já que as comemorações do Padroeiro do Município, o Santo Antônio,
são intensificadas.
Programações religiosas vêm
sendo realizadas desde o início do mês pela Paróquia de Santo Antônio, com o
apoio da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura, e seguem
até o dia 13. Já no próximo final de semana, o Serviço Social do Comércio (SESC),
em conjunto com a Prefeitura, também realiza mais uma Mostra de Quadrilhas
Juninas.
O Evento acontece na Praça
Cultural Mestre Dominguinhos. Nesta edição, 15 grupos culturais irão se
apresentar. Nesse sábado, dia 11, o evento acontece a partir das 15h com um
cortejo de quadrilheiros, saindo do Ginásio de Esportes do Sesc em direção à Praça,
onde a partir das 19h têm início a Mostra. No domingo, dia 12, as apresentações
começam às 19h. Além de Garanhuns, as cidades de Brejão, Canhotinho, Correntes,
Iati, Jupi, Jucati, Lagoa do Ouro e Saloá também participam da festa.



PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA 
Desde o último dia 1º de junho, a Diocese de Garanhuns vivencia a 230ª Trezena
de Santo Antônio. Uma ampla programação marca a iniciativa, formatada com uma
programação diária, que contempla terços e missas. A programação completa da
Trezena pode ser conferida clicando AQUI.
(Com
informações e imagens do Jornalista
Cloves Teodorico/SECOM/PMG)





O Diário Oficial de Pernambuco
de hoje, dia 7, traz a publicação de uma Portaria assinada pelo presidente da
Câmara de Vereadores de Garanhuns, o vereador Gersinho Filho (PTB), referente ao Concurso Público realizado por aquele Órgão no ano de 2014.
O Presidente da Casa Raimundo
de Moraes convocou para efeito de nomeação, o candidato Cristiano Barbosa de Araújo, aprovado para o cargo de Agente Patrimonial
Legislativo, para comparecer ao Departamento de Recursos Humanos da
Câmara de Garanhuns num prazo de trinta com a finalidade de ser nomeado como
servidor efetivo do Poder Legislativo Municipal de Garanhuns, conforme previsão no item 10.4 do Edital daquele
Certame.



O Concurso da Câmara de Garanhuns foi realizado em 2014 e recentemente
foi prorrogado até junho de 2018. Naquele Certame foram ofertadas 28
vagas para provimento nos cargos efetivos de Analista Legislativo, Técnico de
Informática, Agente Administrativo, Técnico Legislativo, Recepcionista,
Telefonista, Agente Patrimonial, Copeira(o), Auxiliar Administrativo e Auxiliar
de Serviços Gerais.